Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
13
Ago/19

Toffoli prepara STF para soltar Lula

Fonte:JOVEM PAN
()
13
Ago/19

‘Tsunami’ prometido pela UNE vira marola

Fonte:JOVEM PAN
()
13
Ago/19

Diretórios do PSC do Oeste se reúnem em Salvador



Ontem, segunda-feira, 12, os diretórios de Correntina, Formosa do Rio preto, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estiveram reunidos com o Presidente Estadual do PSC Héber Santana. As rodadas de reuniões acontecem todas as segundas na sede própria do PSC, em Salvador, oportunidade essa que são tratadas vários assuntos, sejam jurídicos,contábeis e políticos.

Na nova formatação do PSC Estadual, os diretórios locais ficarão responsáveis em enviar a documentação para a Estadual e ela fará as prestações de contas na Justiça Eleitoral e Receita Federal, onde um grupo de contadores e advogados ficarão a disposição dos diretórios.

Em relação as eleições majoritárias (Prefeitos) de 2020 o Presidente Estadual Héber Santana ficará encarregado das tratativas e o diretório de Luís Eduardo Magalhães se ocupará unicamente para as proporcionais (Vereadores) fazendo as filiações e preparando as estratégias para obterem êxito.

O Presidente Héber Santana parabenizou o diretório de Luís Eduardo Magalhães na pessoa do Presidente Wanderson Santana pelo excelente trabalho e condução.
"O trabalho executado por vc tem nos deixado alegres, trabalho de fortalecimento, organização e transparência", frisou Héber Santana que e concluiu: "O representante da Estadual em Luís Eduardo Magalhães é o Presidente Wanderson Santana, quem quiser ter o PSC precisa respeitar o partido".

Fonte:Ascom PSC-LEM
()
13
Ago/19

Prefeitura de Angical realiza investimento na educação do município

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
13
Ago/19

Embrapa e Abapa fecham nova parceria para fornecer alertas sobre doenças nas lavouras

A Embrapa e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) fecharam parceria para o desenvolvimento de um aplicativo e um sistema de informações geográficas na web (webgis) para mostrar, no mapa e em gráficos, quão favorável ou não um ambiente está para a proliferação de doenças nas lavouras. Com isso, os agricultores terão informação para decidir quando e quanto investir em medidas para combater o problema, como a aplicação de defensivos. A iniciativa também contempla o acompanhamento do balanço hídrico da região.

Recém-aprovado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) o projeto tem duração prevista de dois anos. É liderado pela Embrapa Territorial (SP) e será direcionado inicialmente para a região oeste da Bahia e para duas doenças que afetam as principais culturas locais: a ferrugem da soja e a mancha da ramulária do algodão.

Por isso, integram o projeto outras duas iniciativas da Empresa e parceiros no combate a essas duas ameaças: o Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa Soja (PR), e a Rede de Pesquisa de Ramulária, que tem à frente a Embrapa Algodão (PB). Conta ainda com a parceria da Embrapa Informática Agropecuária (SP) e da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE).

Agricultores serão informados por aplicativo

Os pesquisadores vão utilizar informações das estações meteorológicas dos agricultores, combinadas com imagens de satélite e dados de ocorrência das doenças. A partir daí, será calculado e divulgado pelo aplicativo e pelo site quão favorável à proliferação dos agentes causadores é o momento. Estão previstas atualizações diárias.

O pesquisador da Embrapa Territorial Julio Cesar Bogiani explica que três fatores são necessários para a proliferação de doenças nas lavouras: presença do agente causador, dos hospedeiros (as plantas) e condições climáticas favoráveis. “O ambiente é altamente determinante para a favorabilidade da doença”, explica.

No caso da soja, o Consórcio Antiferrugem já publica os números e locais de ocorrência e dispõe de série histórica. Esses dados serão combinados aos meteorológicos para gerar índices de favorabilidade a serem utilizados pelos agricultores.

“A interligação com a rede de estações será uma ferramenta a mais para auxiliar o produtor nas tomadas de decisões no manejo da doença porque interliga o triângulo de relações hospedeiro x patógeno x ambiente. Com os sistemas interligados, pode ser feita a validação de modelos de previsão, buscando desenhar mapas de favorabilidade para a região, a partir de dados locais”, avalia a pesquisadora da Embrapa Soja Cláudia Vieira Godoy, da coordenação do Consórcio.

Já a rede de pesquisa que estuda a ramulária é recente. Há dados de uma safra completa e, até o lançamento do aplicativo e do webgis, pelo menos mais uma terá sido monitorada. De acordo com o coordenador da rede, o pesquisador da Embrapa Algodão Alderi Emídio de Araújo, a abrangência dos dados levantados permitirá determinar que condições de clima favorecem o aumento da intensidade da doença.

Ele conta que os ensaios com defensivos e monitoramento de possíveis mutações no fungo causador da ramulária acontecem em área que representa 90% da produção brasileira da fibra, para a qual são registradas informações sobre a intensidade da doença e as condições climáticas. “Com esses dados, é possível estabelecer correlações entre o ambiente e o desenvolvimento da ramulária no campo”, explica.

Tempo certo para aplicações

Bogiani diz que, atualmente, os produtores têm ficado dependentes dos calendários definidos pelos fabricantes de defensivos para decidir quando aplicar produtos contra as doenças. “Mas, muitas vezes, ele precisaria ter feito as aplicações um pouco antes ou depois, dependendo das condições climáticas”, ressalta. Ao fim do projeto, a equipe espera entregar a eles uma ferramenta para que tomem decisões com base em informações qualificadas sobre quão favorável está o ambiente, na região dele, para a proliferação da ferrugem ou da ramulária.

“Com essas informações, vamos criar um sistema de alerta para que os produtores possam fazer o controle do fungo com maior assertividade, aumentando a produtividade e reduzindo o custo das lavouras de algodão”, reforça o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, que tem grandes expectativas no uso da ferramenta para o combate à mancha da ramulária. “O alerta será emitido e os produtores podem trabalhar estratégias de prevenção e combate com a aplicação de fungicida. Caso as condições não sejam favoráveis para o desenvolvimento do fungo e, consequentemente, da doença, os defensivos agrícolas não serão aplicados, gerando, assim, economia para o produtor”, prevê.

Rede de estações meteorológicas

Passo fundamental para o sucesso do projeto será interligar em rede as estações meteorológicas dos agricultores que aderirem ao projeto. Isoladas como estão hoje, não são capazes de compartilhar as informações necessárias para a equipe. Os pesquisadores farão visitas-técnicas à região, inicialmente para avaliar as estações e, posteriormente, para validar no campo as informações geradas a partir dos dados processados pelos modelos. O pesquisador Paulo Barroso, da Embrapa Territorial, destaca a importância de conectar as estações já existentes nas propriedades. “As estações isoladas trazem informações para um agricultor; em rede, atendem a toda uma região, permitindo melhorar as previsões de tempo, clima e gerar os demais produtos desse projeto com maior precisão”, frisa.

O projeto também prevê o uso dos dados das estações meteorológicas e imagens de satélite para medir a evapotranspiração nas áreas de plantio, por meio do SAFER (Simple Algorthm for Evapotranspiration Retrieving). Algoritmo desenvolvido pela Embrapa Territorial, ele permite calcular a perda de água do solo pela evaporação e das plantas pela transpiração. Assim, será possível acompanhar a evolução do balanço hídrico na região.

Serão criados modelos automáticos para que as informações também fiquem disponíveis aos agricultores no aplicativo. De acordo com a pesquisadora Janice Leivas, o uso do método para monitorar de perto uma área relativamente pequena como o oeste da Bahia é um diferencial do projeto. Normalmente, esse tipo de iniciativa envolve escalas muito maiores, até globais.

Fonte: Embrapa Territorial
()
13
Ago/19

Saúde Humanizada: Prefeitura de Barreiras realiza reunião para implantação do COAPES



Com o objetivo de implantar o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) no município de Barreiras, um encontro reuniu instituições de ensino e a gestão da Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (09) para apresentar as tratativas que pretendem qualificar a integração ensino-aprendizagem e a educação permanente no município de forma igualitária, envolvendo pactuações.

A reunião, na sede da Secretaria de Saúde contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Bahia (IFBA), Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), Faculdade São Francisco de Barreiras, (FASB), Colégio Batista, SOSERV Cursos e o Centro de Treinamento de Saúde (CTS).



Para o secretário Anderson Vian, esse foi um importante momento para Barreiras, onde foi possível dar andamento ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. “Esse será o primeiro Coapes estabelecido na região Oeste da Bahia, que concentrará todas as instituições de ensino técnico e superior para se estabelecer vínculos e parcerias com a rede pública e privada do município. É um momento muito importante que está sendo promovido pela Prefeitura de Barreiras e favorecerá no progresso do nosso município e região. Já no próximo dia 27 estaremos reunidos novamente para definir as ações e a assinatura do contrato”, destacou Anderson Vian.



O Coapes é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial no 1.127 de 06 de agosto de 2015, tendo como principal objetivo o fortalecimento da integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando o acesso aos cenários de prática, como estágios e aulas práticas, para estudantes de graduação dos cursos da saúde e ambiente e estudantes das residências em saúde.


Ainda segundo o secretário de saúde, com a contratualização do Coapes, se pretende garantir além do acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde como ambientes para prática, também direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde no município de Barreiras.

Fonte: DIRCOM
()
13
Ago/19

XI ENICOB em LEM. Uma semana inteira de conhecimento para você

Fonte: Publicidade
()
13
Ago/19

Galego Lanches - Qualidade que dá gosto!

Fonte: Publicidade
()
13
Ago/19

Brinquedos reciclados motivam atividade coletiva entre estudantes em Barreiras

A interação entre estudantes da Escola Espaço do Aprendiz, localizada no Centro de Barreiras e as crianças e adolescentes que frequentam o CRAS III, no São Pedro foi confirmada na última quarta-feira (7), durante encontro entre todos, a convite da coordenação da escola. O objetivo, foi socializar a experiência na confecção de brinquedos recicláveis, vivenciada pelos estudantes da escola.

Os alunos receberam os integrantes do CRAS e conheceram um pouco do trabalho desenvolvido no Centro de Referência, durante conversa coletiva. Depois, demonstram o resultado da produção de brinquedos, construídos durante as aulas de Artes comandadas pelo professor Igor Arantes, que também é voluntário do CRAS III. Foi dele a ideia de unir as crianças na atividade. “Foi um momento de muito crescimento e aprendizado para todas as crianças envolvidas”, opina o artista plástico.

Após o primeiro momento na escola, alguns estudantes foram convidados para ir até o CRAS. Eles levaram os brinquedos produzidos e encerraram a atividade com muita alegria brincadeiras juntamente com os integrantes do CRAS. “Foi muito importante este momento pois promoveu uma interação entre realidades diferentes”, destaca a coordenadora do CRAS III, Kharola Crisóstomo.



O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III) atende 22 bairros e povoados como o Cantinho – os moradores dessa área de abrangência podem frequentar e usufruir dos programas oferecidos, como oficinas de artesanato, corte e costura e bordado. Lá também são atendidos os usuários do Bolsa Família. O Centro está aberto para que os interessados conheçam os serviços oferecidos, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O endereço é Rua Paraíso, 278 – São Pedro.

Fonte: Dircom/PMB
()
13
Ago/19

Semana do Dia dos Pais no Grupo Marabá







Fonte: Publicidade
()
13
Ago/19

Pedreiro passa mal e morre em obra no bairro Jardim Vitória em Barreiras









Um pedreiro morreu na tarde de hoje, terça-feira, dia 13, quando estava trabalhando em uma em um sobrado na Rua das Flores, no bairro Jardim Vitória, na cidade de Barreiras.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o pedreiro estava na obra já há um bom tempo. A suspeita é que ele passou mal e caiu de um andaime.

Familiares que estavam embaixo na residência, ao ouvir o barulho, correram e viram o pedreiro caído e espumando pela boca.

Os mesmos tentaram reanimar a vítima até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), onde a vítima identificada como sendo Gerson Peixoto Souza, de 56 anos não resistiu e veio a óbito no local.

Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi acionada e registrou a ocorrência. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram a perícia e encaminharam o corpo para o necrotério.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
13
Ago/19

Começou o Mega Festival do Jeans no Mimoso Magazine

















Começou o Mega FESTIVAL do JEANS na Mimoso Magazine localizada na Rua Rondônia, ao lado do Bradesco, no centro de LEM.

Atenção! Muita atenção! Na Mimoso Magazine você também vai encontrar Moletom com 40% de desconto, e na compra acima de R$ 200 você pode parcelar em até 2 vezes no cartão.

Não compre nada em outra loja sem antes passar na Mimoso Magazine e conferir o FESTIVAL do JEANS e os melhores preços!

Funcionamos de segunda a sexta-feira das 8h as 18h e aos sábados das 8h as 13h.

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Sigi Vilares mostra como está fincando o Florais Léa IV

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
13
Ago/19

UNIPEÇAS - Centro Automotivo!











Luís Eduardo Magalhães agora conta com uma grande loja no ramo automotivo com serviços de qualidade e garantia nacional.

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D e balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica.

Atendemos todas as marcas nacionais e importados trabalhamos com peças originais. Temos um ambiente climatizado, espaçoso e confortável para você e sua família.

Contando com uma experiência de 16 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.

UNIPEÇAS – Avenida Kichiro Murata, 463, Jardim Imperial, fone: 77 3628-6988. Em Barreiras, na Rua Lomanto Junior, 290, bairro JK.

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Farmácia Avenida - Cuidando de sua saúde

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Na dúvida? Vá de Garupa

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Quer fazer o seu evento em LEM? Temos o local certo pra você















Agora você luiseduardense conta com um Espaço Para Eventos com piscina, churrasqueira, cervejeira, geladeira, fogão, mesas, louças e um espaço amplo bem localizado e confortável.

Estamos localizado na Rua 43, lote 12 e 13 Cidade Universitária II.

Para mais informações fale com Carla pelo 9.9957 -6126

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Polícia Militar faz operação preventiva na divisa entre Bahia e Piauí









Policiais militares da 86ª Companhia Independente de Polícia Militar/Formosa do Rio Preto desencadearam, ontem, dia 12 a Operação Divisa Segura na Divisa entre os Estados da Bahia e do Piauí com o objetivo de manter a segurança daqueles cidadãos que transitam entre os Estados com seus veículos ou transportes coletivos. Diversos veículos foram abordados

Fonte: 86° CIPM/Formosa do Rio Preto
()
13
Ago/19

Venha conhecer a Corbã estofados. Barreiras e LEM
















Barreiras: Localização: Ao lado da panificadora delícia na antiga Royal pneu na Avenida. A.C.M número 1010

Contato: 9-9811-0412

LEM: Rua Rondônia n, 80 - Centro - LEM (próximo ao Bradesco)

Fonte: Publicidade
()
13
Ago/19

Aluna Ramayana fala do curso de fisioterapia na Sulamérica Faculdade

A aluna Ramayana Lima do curso de Fisioterapia da seu depoimento sobre o curso da Sulamérica Faculdade:



Com certeza esse curso é muito importante para nossa região, tão deficiente desse profissional, dessa mão de obra especializada, que é o Fisioterapeuta. Temos Mestres dedicados e apaixonados por sua especialização, a responsabilidade nasce com o comprometimento com o bem comum da coletividade, contribuindo com conhecimentos teóricos e práticos que são importantes para a formação de um bom profissional na área da saúde, e isso me motiva, e me inspira cada vez mais,
Meu amor pela Fisioterapia sempre existiu. E a cada mês esse amor vai crescendo, conforme os projetos vão acontecendo.

Eu recomendo o curso, pois é uma profissão em alta. Hoje, o fisioterapeuta é visto em empresas preocupadas com a saúde dos funcionários, nas clínicas de estética e até em hospitais, que está em crescimento graças ao aumento da expectativa de vida e, por consequência, da população de idosos.

Ramayana Lima, aluna de Fisioterapia da Sulamérica Faculdade

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Pós graduação é na Sulamérica Faculdade

Fonte:Informe publicitário
()
13
Ago/19

Global System Rastreamento 24h. Rastreamento de Frotas

A Global Rastreamento 24h oferece equipamento de rastreamento de caminhões para sua empresa, através do sistema de comodato, plataformas e aplicativos.
Nossa plataforma de Rastreamento de Caminhões oferece diversas ferramentas, senha para cada veículo ou grupos, localização em tempo real, relatórios, cercas eletrônicas, alertas de excesso de velocidade e todos os recursos que os equipamentos podem lhe oferecer em uma única plataforma.
Consulte-nos e proteja-se hoje mesmo! 77 99949.6660

Fonte:Publicidade
()
13
Ago/19

Barreiras: PM aprende drogas e arma em bar no Santa Luzia



Na manhã desta terça-feira, 13, volta das 09h30, uma guarnição da PM, com a guarnição 9.8310, apreendeu, após uma abordagem, em um bar na Avenida Castelo Branco, no bairro Santa Luzia, em Barreiras, um revolver calibre 32 com três munições intactas, um papelote de cocaína, o valor de R$ 1.580, três aparelhos celulares e outros objetos.

Tudo foi apreendido e apresentado na delegacia de polícia, juntamente com uma mulher.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
13
Ago/19

Barreiras: CGJ implanta botão do pânico da 3ª comarca baiana



Imagem Galeria
Barreiras, localizada a cerca de 870 quilômetros da capital baiana, é a terceira Comarca do estado a adotar o sistema do botão do pânico para aumentar a proteção da mulher vítima de violência doméstica. Nesta terça-feira (13), às 14 horas, no Salão do Júri do Fórum de Barreiras, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos,promove uma reunião solene para implantar a ferramenta na Comarca.

O botão do pânico consiste em um recurso tecnológico,que está conectado à tornozeleira do acusado. Quando este se aproxima da vítima, uma chamada é acionada na polícia. Representa, assim, mais um avanço na luta contra a violência doméstica.

As Comarcas de Juazeiro e Vitória da Conquista também já utilizam esse dispositivo.

Monitoração Eletrônica – Juazeiro foi a primeira Comarca do interior da Bahia a possuir o mecanismo de monitoração eletrônica para presos em regime semiaberto, implantado em 7 de julho deste ano. No último dia 31, em Vitória da Conquista, a Corregedora-Geral da Justiça do TJBAe o Juiz Auxiliar da CGJ, Moacyr Pitta Lima Filho, representaram o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) na cerimônia de implantação do sistema, que ocorreu no Fórum João Mangabeira. A ação foi promovida pela CGJ e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

O uso desse dispositivo, além de gerar economia para o Estado e contribuir com a redução da superlotação nos presídios, ajuda no restabelecimento dos vínculos familiares e no processo de ressocialização do detento. Durante o dia, o monitorado pode trabalhar e à noite, nos finais de semana e feriados, pode ficar em sua residência, em vez de retornar para o Conjunto Penal.A tornozeleira envia as informações do usuário para a Central de Monitoramento, que acompanha todos os deslocamentos.

O projeto conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, do Ministério Público do Estado da Bahia, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia.

O monitoramento eletrônico já é usado há dois anos em Salvador e na Região Metropolitana. Até o final deste ano, a expectativa é que 1.200 equipamentos estejam em uso no estado.

Fonte:TJ BA
()