Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
30
Ago/18

Farmácia Avenida. Medicamentos com até 80% de desconto

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Ecodecor - Papel de parede líquido

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Foi só um susto...









Na tarde desta quinta-feira, 30, ocorreu uma colisão envolvendo três veículos nas proximidades do Banco do Brasil de Barreirinhas, em Barreiras.

Apesar do susto, ninguém se feriu.

Fonte: Reportagem de Jadiel LuizBlog do SigiVilares
()
30
Ago/18

Confira as ofertas da Super Quinta de preços baixos do Verdurão


 

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Hoje tem Lucas Reis no Picanha

Fonte:Informe publicitário
()
30
Ago/18

Venha para Árabe & Pizza ou peça no Delivery... A Entrega + Rápida da Cidade!!

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Roberto & Junior. Vivendo e Adorando!

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Gervásio Lima: Cautela e caldo de galinha não fazem mal à ninguém

A capacidade de imaginação do ser humano é uma das principais características da inteligência da espécie. Chega a ser instigante e intrigante o poder de criação das pessoas, em todas as áreas do conhecimento. Mentes brilhantes contribuíram, têm contribuído e contribuirão para importantes transformações em todo o mundo, tanto do ponto de vista material quanto o imaterial, ajudando ou prejudicando os viventes.

Infelizmente são mais facilmente encontrados os chamados ‘mentes diabólicas’, que usam a inteligência para fazer ou promover o mal, com o propósito único de causar discórdia e a cólera, para como num sentimento de orgasmo sentir excitação do espírito pelas ríspidas e maléficas atitudes; de que os que procuram socializar os conhecimentos com o objetivo de ganhos coletivos. Uma sociedade justa está cada vez mais distante dos que buscam incessantemente o real e o verdadeiro conceito de vida, mesmo tendo provas e a certeza que o mal não vencerá o bem.

A boa e salutar disputa quando o mérito leva o melhor à vitória se confunde com o conflito, onde geralmente está em jogo a discussão, o choque e o enfrentamento nem sempre amigável entre as partes. As competições viraram sinônimo de confusões envolvendo os competidores e seus apoiadores, esses, na política, conhecidos carinhosamente por asseclas ou bajuladores. Geralmente o egoísmo e a vaidade predominam nas defesas das partes, enquanto a opinião e a razão são desprezadas ou ignoradas, muitas vezes sem direito de defesa.

O verdadeiro líder é aquele que respeita as diferenças e seus adversários, promovendo harmonia e buscando o consenso, para assim conquistar a confiança e ter o poder de influenciar o pensamento e o comportamento de outros indivíduos. Liderança não se compra e, para a infelicidade dos que desejam de qualquer maneira alcançar tal posição, também não se consegue com inverdades e perseguições, mesmo contra seus algozes.

O Brasil vive e respira mais um período eleitoral, momento democraticamente criado para a escolha dos seus representantes nos executivos e legislativos estadual e nacional. Foi dada a largada para a corrida mais importante do país; entre os competidores estão os candidatos a deputado, senador, governador e presidente da República. Já na torcida, no 'corpo técnico’ e nos bastidores estão os eleitores como os principais protagonistas. A partir de agora é preciso muito cuidado na interpretação no que ouvir, ver ou ler, pois os persuasores de plantão estão travestidos de ‘bons samaritanos’ e de má fé podem induzir os incautos.

Aventurar ou atirar no escuro podem não ser a solução de problemas, ao contrário, servirão apenas como contribuições para a ampliação dos mesmos. A emoção, por mais marcante que seja, não pode jamais transpor a razão. Um erro não justifica o outro, por tanto se faz necessário muito cuidado pois cautela e caldo de galinha não fazem mal à ninguém.

Por Gervásio Lima
Jornalista e historiador
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
30
Ago/18

Super Promoção na Avícula Mandarim

Fonte:Informe publicitário
()
30
Ago/18

Atenção ciclistas!

🔜Ciclistas, corram. Hoje é o último dia de inscrições da Cotton Bike Barreiras pelo site www.abapa.com.br/cottonbike. E, presencialmente na Abapa Barreiras, até amanhã, sexta-feira (31).😉 O evento é organizado pela Abapa e vai levar uma mega estrutura para os atletas e visitantes.👏
 
#cottonbike #rankingNacional #CBC #xco #mtb #entretenimento #música #gastronomia #slackline #escalada
#abapa #soudealgodão #barreiras #bahia
Fonte:Abapa
()
30
Ago/18

#Minha Casa Campos



A série “Minha Dica Casa Campos” busca trazer o olhar dos arquitetos sobre o mix de produtos que nós temos à disposição dos nossos clientes. E hoje vamos apresentar, na íntegra, a primeira convidada, a arquiteta e urbanista Susane Karine. Formada pela PUC-GO e com pós-graduação em Design de Interiores pelo Instituto IPOG, Susane nasceu em Barreiras, mas cresceu em Luís Eduardo Magalhães e tem desenvolvido um excelente trabalho na região.



Confira o depoimento dela sobre a nossa parceria: “Eu tenho uma história intrínseca com a Casa Campos, pois foi aqui a minha primeira experiência profissional como arquiteta. Quando voltei para Luís Eduardo Magalhães, a Dona Benê me convidou para fazer assessoria de arquitetura na Casa Campos. Foi uma experiência importantíssima, que abriu as portas para conhecer clientes e materiais. Por isso, tenho uma relação muito familiar com a empresa e sua equipe. Além disso, a gama de produtos que a Casa Campos oferece em todas as áreas é uma das maiores da região. Assim, o cliente se sente confortável ao comprar na Casa Campos, pois ele tem acesso a todos os produtos que são tendência no país inteiro. Costumo frequentar muitas feiras, como Casa Cor e Expo Revestir, e percebo que os produtos que estão aqui são atuais. E o grande diferencial da Casa Campos, é que tem estoque dos produtos. Não é preciso fazer pedido e esperar o produto chegar. O cliente encontra tudo aqui!”



Acompanhe a série “Minha Dica Casa Campos” com arquitetos convidados. Você pode acompanhar outras dicas como essa em nosso perfil oficial no Instagram: https://www.instagram.com/casacamposcasaeconstrucao/

Fonte:Informe Publicitário
()
30
Ago/18

Atenção ciclistas!

🔜Ciclistas, corram. Hoje é o último dia de inscrições da Cotton Bike Barreiras pelo site www.abapa.com.br/cottonbike. E, presencialmente na Abapa Barreiras, até amanhã, sexta-feira (31).😉 O evento é organizado pela Abapa e vai levar uma mega estrutura para os atletas e visitantes.👏
 
#cottonbike #rankingNacional #CBC #xco #mtb #entretenimento #música #gastronomia #slackline #escalada
#abapa #soudealgodão #barreiras #bahia
Fonte:Abapa
()
30
Ago/18

Nesta sexta-feria seu café da manhã é na JK Materiais de Construção

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Encontro apresentará sabores diferentes para a população de LEM

O próximo fim de semana deverá ser movimentado na Praça dos Três Poderes, em Luís Eduardo Magalhães. Durante os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, quem for ao local terá a oportunidade de experimentar diversos tipos de pratos e lanches em 6 food trucks e uma estrutura que conta ainda com cinema e espaço kids para as crianças. A iniciativa tem o apoio do governo municipal e será uma boa chance para a população conhecer novos sabores.

Outra novidade é a instalação de barracas de seis cervejarias artesanais, que disponibilizarão 25 tipos de chopp e música ao vivo durante os três dias do evento.

“Estaremos esperando as famílias para fazer um lanche, degustar um prato típico ou beber um chopp, mas também contamos com a participação dos jovens, para se divertir com atrações de qualidade e de forma gratuita”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Fonte:ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães
()
30
Ago/18

Precisando de dinheiro? Conte com a Casa CRED

a

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

Barreiras sedia neste final de semana a 1ª edição da Cotton Bike



Para quem quiser conhecer e prestigiar a radicalidade do Mountain Bike Olímpico (XCO), com uma super estrutura montada com gastronomia, entretenimento e atividade física, a dica para este final de semana é a Cotton Bike, que será realizada neste domingo, 2 de setembro, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Em um clima e paisagem de uma área rural, o evento será na pista da Chácara Dely/Haras Recreio, há 12 km de Barreiras, com saída para São Desidério, com entrada sinalizada à esquerda depois do Frango de Ouro, local referência para treinamentos da modalidade em XCO na região.

A primeira largada tem início às 8 com os ciclistas das categorias Master B1 e B2, Juvenil, Veterano e Iniciante, que vão percorrer um circuito fechado de 4,2 quilômetros. Além da largada, os visitantes poderão acompanhar e torcer pelos atletas em parte deste trajeto de um píer dentro da área de convivência do evento que terá ‘food trucks’, paredão de escalada, slackline, playground para crianças, música com DJ e um palco para apresentação da banda Rádio Elétrica.

Às 10h, será realizada a segunda largada, desta vez com as categorias consideradas de elite – Super Elite Masculino e Feminino, Júnior, Sub-30, Master A1 e A2 , com atletas de toda a região, e de outros estados, que vão competir pela premiação total de R$ 10 mil e para pontuar no ranking nacional que seleciona os atletas de “ponta” para as competições em mundiais e nas Olímpiadas. Ao final da competição, será realizada a cerimônia de premiação em dinheiro, troféus para os cinco primeiros e medalhas de participação.

Na categoria “kids race” será preparado um circuito próprio e reduzido para a competição e lazer das crianças. As inscrições foram prorrogadas e os atletas interessados podem se inscrever até quinta-feira (30) no site www.abapa.com.br/cottonbike, onde também está disponível o regulamento, ou presencialmente na Abapa em Barreiras, até sexta-feira (31). As inscrições custam R$ 90,00. Para a categoria kids race, com crianças até 11 anos, é gratuito.

Organizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Cotton Bike Barreiras vai levar também a importância do algodão no dia-a-dia, mas também nas práticas esportivas, por meio da Campanha Sou de Algodão. “Esta é a primeira edição, e tenho certeza que vai agradar os atletas e os visitantes por conta de uma infraestrutura e organização diferenciada apoiando o Ciclismo, que é bastante praticado pelos atletas em Barreiras. Será um evento para que se traga famílias e amigos para passar uma manhã com o clima de uma fazenda e com toda a estrutura para acompanhar a modalidade esportiva e saber mais sobre o algodão produzido no oeste da Bahia”, explica o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato. A Cotton Bike vai contar com estandes de empresas parceiras que vão levar orientação sobre nutrição, atividades físicas e promoção da saúde.

A organização vai disponibilizar aos atletas no circuito 1 ponto para hidratação, alimentação e apoio mecânico das equipes próximo ao ponto de largada, e outro ponto de hidratação dentro do circuito. A Cotton Bike vai disponibilizar aos atletas um kit com ecobag, camiseta, placa de identificação da bicicleta, além de seguro de vida e acidentes para cada atleta, estacionamento, posto médico, lava bikes e a marcação adequada do circuito, grades, além de setas e marcações no chão. No sábado (1º), a partir das 16h, um dia antes do evento, será realizado um Congresso Técnico para repassar os últimos detalhas da competição para os atletas. Os atletas podem comparecer até este dia para o reconhecimento e treinos no circuito, o que ficará vedado no domingo (2), antes e depois das provas.

Realizado pela Abapa, a Cotton Bike tem o patrocínio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), CRD Capital, Gotemburgo Volvo, Aço Center, AlfaTrans, CCAB Agro, Ciaseeds, Fazenda Sete Povos, Mineração do Oeste, Oeste Cotton, Sicred Barreiras, UBahia, Veneza Equipamentos, com o apoio do Fundeagro, Instituto Brasileiro do Algodão e Prefeitura de Barreiras.

Fonte:ASCOM | ABAPA
()
30
Ago/18

Vem ai... II EvangelizaLEM. Todos em um só propósito!

Fonte:Publicidade
()
30
Ago/18

LEM: Homem é executado a tiros no bairro Jardim das Acácias


Local do homicídio




GCM no local




PM e SAMU na UPA




O corpo sendo removido para o necrotério da UPA

Um homem de 46 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 11h, em frente o salão de beleza em que trabalhava na Rua Pau Brasil, no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, a vítima identificada como Manoel de Aquino Santos foi surpreendido por um indivíduo em uma bicicleta, enquanto ele brincava de bola embaixo de um galpão com o filho de 6 anos e efetuou os disparos. Desesperado o garoto conseguiu correr para casa e não foi atingido. Manoel teria discutido no último fim de semana em um bar durante uma partida de dominó com um rapaz quando foi cobrar uma dívida e tenha sido assassinado por esse motivo.

Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) vinculada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionada e tentou reanimar Manoel Aquino e encaminhou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Um dos disparos atingiu próximo ao nariz transfixando até à cabeça e o outro atingiu o ombro.

Uma guarnição da Polícia Militar da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) esteve no local assim como na UPA. A Polícia Civil já deu início com as investigações para chegar ao paradeiro do assassino e se a discussão do final de semana tem relação com o crime.

Fonte: Reportagem de Weslei SantosBlog do Sigivilares
()
30
Ago/18

Faça sua inscrição para a Corrida do Algodão

Fonte: Publicidade
()
30
Ago/18

Vem realizar com a Microlins

Fonte: TV SIGI
()
30
Ago/18

Bem Brasil Pastéis... Esse o Blog do Sigi Vilares recomenda!

Fonte: Publicidade
()
30
Ago/18

Poste em frente de residência causa transtornos para moradora em LEM



Uma moradora entrou em contato com o Blog do Sigi Vilares para fazer um apelo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães com relação à instalação de um poste de iluminação pública bem em frente da sua residência.

Segunda a denúncia de Ênika Santos que reside na Rua Tamburiu, no bairro Jardim das Acácias, o poste dificulta a saída de veículos. “Peço que façam alguma coisa por nós, pois foi um erro cometido por quem fez a instalação do poste no lote”, disse.

A moradora revela o elevado custo para retirada do poste. “Não temos condições de custear a remoção no valor de R$ 5 mil reais”, desabafou. A residência fica próximo ao mercado Bom Jesus.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
30
Ago/18

Nota de pêsames

Faleceu nesta manhã, o corretor de imóveis, CRECI 12.257, João Marcelo Piazzalunga, de Luis Eduardo Magalhães, que estava internado em estado grave, após ter sofrido, no dia 30 de Julho, um Acidente Vascular Cerebral.

O CRECI se solidariza com a família, neste momento de dor, desejando muita força e fé, na certeza de que estará em Paz.

O Delegado Regional de LEM, Francisco Pereira (Chiquinho) pediu para o Presidente Samuel Prado disponibilizar as redes sociais do CRECI, para disparar uma Campanha Solidária, para ajudar na internação do colega, o que foi feito, imediatamente. Por isto, o Del. Francisco e a família de João Marcelo desejam agradecer imensamente, pela solidariedade dos colegas que colaboraram, com todo o carinho, para a luta de sobrevivência de nosso amigo, mas, infelizmente, ele não conseguiu.

Mas, temos certeza, que de onde estiver, também estará agradecendo a todos os amigos que se preocuparam com ele e também lutaram para que ele tivesse chance de sobreviver!

Fonte: CRECI/LEM
()
30
Ago/18

Bahia ‘perde’ 532 mil habitantes em um ano

IBGE fez revisão na projeção da população do estado, com base nos registros de nascidos vivos



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (29), que a população da Bahia diminuiu  3,47%  entre os anos de 2017 e 2018. Em números absolutos, o estado  contava, no ano passado, com uma população estimada de 15.344.447 de pessoas e, este ano, está com 14.812.617, ou seja, 531.830 moradores a menos.

De acordo com o IBGE, os dados, contudo, não indicam que ocorreu no estado um êxodo de residentes, eles são apenas reflexo de uma revisão que o órgão federal fez na projeção da população do estado, com base em dados sobre registros de nascidos vivos do Ministério da Saúde. 

“Analisamos esses dados sobre nascimentos e observamos que os anteriores, sobre nascimentos na Bahia, estavam bem acima dos registros de nascidos vivos do Ministério da Saúde tem registrado, então tivemos de fazer essa revisão para baixo”, disse a analista de informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros.

A divulgação anual das estimativas da população obedece ao Artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei Complementar nº 143/2013. As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM) e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

O único município  da Bahia que não teve o número de habitantes reduzido foi Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste. A cidade, que agora está com 84.753 habitantes,  tinha ano passado 83.557. Segundo a prefeitura, isso ocorreu pela atração de moradores de outros estados.

“Fazemos todos os anos um bom trabalho de atração de investimentos no agronegócio, que é o nosso grande atrativo. Mostramos as áreas de produção de soja, algodão, milho e temos incentivado a pecuária também, isso é o que tem atraído pessoas do Sul e Centro-Oeste”, diz o secretário de Administração e Finanças,  Ricardo Knupp. Em Luís Eduardo, a principal fonte de arrecadação vem da cota de 25% do ICMS pago pelos agricultores ao estado. A receita mensal chega a R$ 20 milhões, segundo Knupp, e o orçamento anual a R$ 305 milhões. 

Distribuição  

A Bahia, aponta o IBGE, é um estado com forte concentração populacional em poucos municípios e uma  maioria de cidades muito pequenas, com menos de 20 mil moradores cada uma.

Metade (50,4%) da população estimada para o estado, em 2018, ou 7.470.167 dos 14.812.617 baianos, se concentra em apenas 35 municípios (8,4% dos 417 existentes). E uma em cada cinco pessoas (23,4% da população ou cerca de 3,6 milhões de baianos) vive nas duas maiores cidades: Salvador e Feira de Santana. Isto ocorre devido à maior oferta de empregos e serviços nessas cidades, sobretudo nas áreas da indústria, comércio e serviços. 

Por outro lado, somando a população estimada em 2018 para metade dos municípios da Bahia (209 dos 417), tem-se apenas 15,9% dos habitantes do estado, o equivalente a 2.352.989 pessoas. Além disso, quase seis em cada dez cidades baianas (59,0% ou 246 das 417) têm menos de 20 mil moradores cada uma.

Os cinco municípios mais populosos são Salvador (2.857.329 moradores), Feira de Santana (609.913), Vitória da Conquista (338.885), Camaçari (293.723) e Juazeiro (215.183). E as menores cidades   Catolândia (3.555 pessoas), Lafaiete Coutinho (3.757), Lajedinho (3.808), Lajedão (3.934) e Dom Macedo Costa (4.050 pessoas).

Mesmo após a revisão, a Bahia continua a ter a quarta maior população entre as unidades da federação, abaixo apenas de São Paulo (45.538.936 pessoas), Minas Gerais (21.040.662 habitantes) e Rio (17.159.960 pessoas).

Para a capital, o reflexo da revisão é a perda de 3,27% da população, que em 2017 era de 2.953.986 pessoas. Apesar disso, Salvador também se manteve como a quarta maior cidade do país, em termos populacionais, embora tenha aumentado sua distância em relação à terceira colocada, Brasília (com 2.974.703 moradores) e reduzido em relação a Fortaleza, quinta colocada (com 2.643.247 pessoas).

Especialista em estudos populacionais, a geógrafa Maria da Conceição Andrade, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), destaca que a Bahia, assim como outros estados do Brasil, ainda tem sido alvo de fluxos migratórios, como ocorre no Oeste. “Vemos isso ocorrer com menos intensidade, mas tem sido registrado ainda em todo o país, e no caso de Luís Eduardo Magalhães é o que explica a cidade ainda estar com crescimento da população”, diz.

Sobre a concentração de pessoas no estado nas cinco maiores cidades da Bahia, ela disse que segue um ritmo histórico de aglomeração onde há oferta de empregos e serviços de qualidade nas áreas de educação e saúde, sobretudo. “Isso tem diminuído, mas ainda ocorre, sobretudo porque as grandes empresas, geradoras de empregos e que movimentam a economia, continuam a se direcionar, em sua maior parte para esses centros”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Luíza Maia diz  que a concentração da população da Bahia em polos de desenvolvimento é importante para que outros serviços de qualidade sejam ofertados no interior do estado. “Há cidades, como Vitória da Conquista, que ficam a mais de 500 km da capital, que hoje oferecem serviços de qualidade nas áreas de saúde e educação, fazendo com que as pessoas deixem de se deslocar para a capital em busca desse tipo de serviço. Creio que ainda podemos interiorizar mais esses serviços e fortalecer mais esses polos de desenvolvimento”, afirma. 

Catolândia  já conta os prejuízos

Localizada no Oeste da Bahia, a cidade de Catolândia, que já vinha em anos anteriores como a de menor população da Bahia e na nova projeção do IBGE perdeu mais 114 moradores, ficando com 3.555, vive basicamente dos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM), enviado pelo Governo Federal.

E com a redução da população, a estimativa da secretária de Administração Dilza Moreira Pires é de que haja redução de 30% no repasse do imposto, que, segundo ela, já teve redução de 20% nos anos anteriores. Mês passado, a cidade recebeu R$ 880 mil de FPM e R$ 200 mil de ICMS, as principais fontes de receita da cidade.

“Ano passado, arrecadamos apenas R$ 50 de Importo Predical Territorial Urbano (IPTU), e de Imposto Sobre Serviços (ISS) é raramente, só quando alguém realiza alguma obra na cidade”, afirmou. “A cada ano, o repasse do FMP está sendo uma surpresa pra gente”. Como medidas para conseguir manter as contas em dia, a secretária disse que terá de reduzir o quadro de funcionários contratados – e uma das principais fontes de geração de emprego na cidade é na Prefeitura, onde atuam 203 concursados e 175 contratados.

“Por enquanto, estamos conseguindo manter as contas em dias, sem atraso no salário dos funcionários e pagando os fornecedores”, declarou, informando depois que a Prefeitura, por enquanto, só está fazendo investimentos na recuperação de estradas vicinais, já que o forte da economia local é a pecuária leiteira, que depende de vias trafegáveis para poder escoar a produção.

Polo regional

Sem depender diretamente do FPM, a cidade de Vitória da Conquista tem o setor de serviços como o principal vetor de crescimento da economia do Sudoeste do estado e que funciona como atrativo da população de cidades vizinhas. Segundo a Prefeitura, circulam pela cidade mensalmente cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Por isso, a redução de quase 10 mil habitantes na revisão feita pelo IBGE, não afetará de forma substancial na economia do município, afirma o secretário de Finanças Jonas Salla.

“Vamos continuar recebendo o mesmo valor”, ele avalia. “O que tem nos impactado aqui ainda é a greve dos caminhoneiros e a crise econômica nacional, que faz reduzir os investimentos e, consequentemente, a arrecadação oriunda do setor de serviços”, disse. A cidade possui atualmente receita anual estimada em cerca de R$ 600 milhões. De FPM, até agosto, o município recebeu R$ 57,1 milhões. “Temos uma situação equilibrada, estamos conseguindo pagar as contas em dia, mas não podemos deixar de nos movimentar para fazer com que o município tenha a sua economia aquecida”, diz. 

Procurada para comentar a redução da população do estado e as consequências para o repasse do FPM, a União das Prefeituras da Bahia (UPB) informou, via assessoria de comunicação, que estava fazendo levantamento dos dados nesta quarta-feira para averiguar melhor o caso e que divulgará nos próximos dias um comunicado.


Artigo: Bahia e a concentração econômica e demográfica

Por Armando Avena

Apenas 35 municípios concentram 50,4% da população baiana. A outra face dessa mesma estatística indica que metade dos munícipios estaduais abriga apenas 15% da população. Isso significa que existe uma Bahia que se adensa e toma escala demográfica e outra que míngua e, gradualmente, se torna um deserto de pessoas.  

O dado é extremamente preocupante e mostra a necessidade de uma nova política urbana e econômica para o estado. Essa deveria ser uma preocupação dos candidatos a governador do estado, afinal, são fatores econômicos e sociais que estão determinando o crescente êxodo de baianos. 

A economia é, sem dúvida, o fator determinante, tanto do adensamento de determinadas áreas quanto do seu despovoamento. Os 35 maiores municípios respondem por quase 70% do PIB estadual, um nível de concentração econômica extremamente alto e que faz desses locais um verdadeiro ímã a atrair os jovens.  Mas a concentração econômica na Bahia é maior do que se imagina e apenas dez municípios detêm 51% do PIB e destes cinco estão na  Região Metropolitana de Salvador. Sozinha, a RMS é responsável por 40% da formação do PIB baiano, assim não é de estranhar que a população se mobilize para essa região e seu entorno. 

 Do outro lado, metade dos municípios baianos é responsável por menos de 4% da geração do PIB. Nesses municípios, não há qualquer atividade econômica significativa e a economia local tem como fonte de renda apenas o Bolsa Família e as aposentadorias do INSS.  A maioria absoluta desses munícipios sofre anualmente com a seca. Neste momento, por exemplo, 195 municípios baianos  estão em estado de emergência por conta do fenômeno climático. 
 
Essas são as razões que explicam por que os jovens estão abandonando as pequenas cidades do interior e por que a concentração econômica e demográfica está aumentando e demonstra a necessidade de colocar o semiárido  como uma prioridade de governo.

Fonte:Correio da Bahia
()
30
Ago/18

Após reportagem Luís Carlos realiza sonho de voltar para a família, assista

Fonte:Tv Sigi
()