O motociclista ficou gravemente ferido
Um acidente grave ocorreu no início da noite de ontem, domingo, 16, por volta das 18h30, na Rua Visconde do Rio Branco, no centro de Barreiras.
O condutor de uma moto Honda CG, cor azul, perdeu o controle do veículo e bateu bruscamente num muro que há no local, ficando gravemente ferido.
A vítima foi socorrida no local por uma equipe médica do SAMU e posteriormente encaminhada para o Hospital do Oeste.
A Polícia Militar registrou o acidente.
17
Mar/14 |
Calourada Universitária |
O corpo de Adenilton Moreira
A bicicleta da vítima
Local onde Adenilton começou a ser esfaqueado
Adenilton Moreira de Souza, de 34 anos, foi morto a facadas no final da noite de ontem, domingo, 16, por volta das 23h50, na Rua Jacobina, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.
De acordo com informações colhidas no local do crime, o mesmo teria sido perseguido por dois indivíduos e morto com golpes de faca, principalmente no pescoço. A vítima ainda tentou fugir, mas caiu em um corredor de um condomínio, onde os assassinos usaram um bloco para concretizar o homicídio.
Ainda de acordo com informações, Adenilton estaria em um bar nas proximidades onde teria discutido. Na saída, o mesmo teria sido perseguido e morto por seus desafetos.
O corpo de Adenilton foi removido para o IML do complexo policial de Barreiras e a polícia civil já está investigando o 9º homicídio do ano na cidade.
Local do acidente
O carro envolvido no acidente
A carreta envolvida no acidente
Apesar do estrago o motorista não corre risco de morte
A polícia militar de LEM registrou no início da madrugada desta segunda-feira, 17, um acidente, do tipo colisão, entre um Ford KA e uma carreta tanque na BR 020, entre a cidade de LEM e o povoado do Novo Paraná.
De acordo com informações, Valdivino Lopes Farias, que trafegava sentido Novo Paraná, teria invadido a pista contrária e batido na lateral da carreta que estava carregada de óleo vegetal.
O motorista da carreta, Sandro Fernandes Dantas, contou que ainda jogou a carreta para o acostamento para evitar o acidente, mas não conseguiu.
Valdivino foi socorrido por uma equipe do SAMU para a UPA.
17
Mar/14 |
Hoje é o dia da verdura no Super Marabá |
17
Mar/14 |
A ginástica das celebridades |
Plataforma Vibratória By Nasa
O Dream Health é um equipamento que promove uma espécie de ginástica passiva, combatendo a gordura localizada e a flacidez. O equipamento, que está fazendo sucesso entre celebridades, foi desenvolvido pela agência espacial americana NASA para ajudar no condicionamento físico de astronautas, e agora chega às clínicas de estética.
Entre as famosas que utilizam o equipamento Dream Health estão a cantora Madonna, a apresentadora Angélica e a atriz Deborah Secco.
De acordo com especialistas, 15 minutos do Dream Health equivalem ao que uma pessoa malha durante 3 Haras horas na academia.
O aparelho fortalece as articulações, ajuda a reduzir a gordura localizada, melhora o tônus muscular e aumenta a densidade óssea.
O Dream Health é um equipamento para exercício vibratório do corpo inteiro, com benefícios em diversas aplicações nas áreas de:
▪ Condicionamento físico
▪ Estética
▪ Saúde e bem-estar
◦Reduz gordura visceral e subcutânea (especialmente a gordura em torno do abdômen).
◦Reduz colesterol e excesso de gordura corporal, ajudando assim a prevenir muitas doenças no adulto, incluindo doenças cardiovasculares e obesidade.
◦Melhora o tônus muscular geral e do funcionamento do sistema nervoso.
◦Tem configurações especiais e programas disponíveis para melhorar a densidade óssea: especialmente útil na gestão das condições de osteoporose.
◦Melhora a estabilidade articular e propriocepção.
◦Melhora o tônus da musculatura do assoalho pélvico, reduzindo os efeitos da incontinência urinária de esforço.
◦Melhora o trânsito intestinal e ajuda a aliviar a constipação.
◦Reduz a gordura corporal e aumenta a força muscular.
◦Aumenta o metabolismo basal, estabilizando o peso corporal.
Deborah Assis
Esteticista e Terapeuta
Mais informações :
Sara Brandão Centro Avançado de Estética e Acupuntura
Tel: (77)36281215 ou (77)99073076
Casa onde os irmãos foram mortos
A janela crivada de balas
A geladeira crivada de balas
O crime foi por volta das 09h40 deste domingo, 16, em uma residência no distrito de Roda Velha, no município de São Desidério.
Os irmãos Weskissilei Ferreira Alves e Jirlan Ferreira Alves foram executados com diversos tiros. Eles foram surpreendidos em casa por quatro homens armados. A casa onde os irmãos estavam foi crivada de balas pelos assassinos.
Romerito Jardim dos Santos, de 26 anos, armado pistola 380, Wilker Vieira da Silva, de 20 anos, armado de um revolver calibre 38, Roney Jardim dos Santos, de 30 anos, armado com um revolver calibre 38, e Edson de Araújo Vaz, de 21 anos, com um revolver calibre 32, foram quem cometeram o duplo homicídio.
O quarteto foi preso por policiais militares da CIPE/Cerrado na BR 020, quando se aproximavam da cidade de Luís Eduardo Magalhães.
Sangue na entrada da casa
Balas por todos os lados
“Estávamos em uma ronda de rotina, quando passamos por um veículo Peugeot 308 em atitude suspeita. Fizemos a volta e ordenamos que o motorista parasse o veículo”, contou um policial.
Ao serem abordados pelos policiais da Cerrado, os indivíduos contaram o que havia feito em Roda Velha. “Assim que vi os policiais pedi aos meninos que guardassem as armas e que contassem a verdade. Quando os policiais mandaram nós sair do carro e deitar no chão, obedecemos. Quando eles perguntaram se haviam armas no veículo, falamos a verdade e contamos que havíamos matado dois em Roda Velha”, contou Roney.
Os policiais da CIPE/Cerrado foram com os suspeitos até Roda Velha onde comprovaram a veracidade das informações.
Logo em seguida, os quatros acusados do crime foram conduzidos para a delegacia de polícia de LEM juntamente com as armas do crime.
Weskissilei
O crime
“Assim que chegamos batemos na porta. Eles não sabiam que era a gente. Quando eles abriram que viram, eles bateram a porta e correram pra dentro. Mas aí partimos pra cima, arrombamos a porta e matamos eles. Eles ainda tentaram reagir. Mas eles estavam desarmados e não deu pra eles.”, contou Roney. Eles ainda pediram clemência. Pediram para não morrer. Eu disse a eles: Vocês vão morrer, por que vocês mataram um colega da gente, uma criança. Ele pediu clemência pra vocês e vocês não deram. Agora vocês vão morrer. E foi assim que matamos eles”, contou Roney.
Jirlan
Mais mortes
Na delegacia de polícia, Roney Jardim dos Santos contou ao repórter Sigi Vilares que o objetivo deles não foi alcançado por completo. “A gente queria matar ainda o Panela, que é irmão dos que morreram hoje, e o Luquinhas. Só que eles não estavam na casa na hora que nós chegamos. O Luquinha estava na casa do Panela. Quando acabamos de matar Girlan e Welinton, as nossas 70 balas acabaram e não deu para ir até a casa do Panela para terminar o serviço”, revelou Roney.
As armas utilizadas no crime
As cápsulas deflagradas
A motivação do crime
Roney Jardim contou ainda que a motivação do crime foi vingança. Os irmãos mortos, Girlan e Welinton, juntamente com Luquinhas e Panela, teriam matado no dia 03 de agosto do ano passado, o adolescente Wendel de Almeida Souza, de 15 anos.
O adolescente foi encontrado morto na área do 4º BEC, em Barreiras, com várias perfurações no tórax, além de um corte profundo no pescoço.
Matamos por que eles mataram uma criança inocente por motivo fútil, por causa de um galo que eles roubaram do menino. Eles armaram pra ele, mandando uma menina levar o nosso amiguinho para o mato para depois o matar”, contou Roney.
Romerito Jardim dos Santos, Roney Jardim dos Santos, Edson de Araújo Vaz e Wilker Vieira da Silva
Sem arrependimento
Na delegacia de polícia de LEM, o quarteto preso não demonstrou arrependimento pelo crime cometido. “Estamos de alma lavada. Primeiro por que eles mataram uma criança inocente. Segundo por que eles nos ameaçavam e antes que eles fizessem alguma coisa, nós fizemos”, disse Roney.
Fuga
“Por não saber dirigir e não possuir veículo, nós fomos de ônibus. Na volta, a gente pediu para um senhor levar a gente a Luís Eduardo. Contamos pra ele o que havia acontecido. Ele ficou meio nervoso, mas resolver dar carona pra nós desde que a gente botasse gasolina”, revelou Roney.
Sinval deu carona para os acusados com o carro roubado comprado de Ivanildo
O carro utilizado pela fuga
Carro Roubado e Receptação
O motorista do veículo era Sinval Teófilo, de 51 anos. Ele também foi detido por dar fuga aos acusados. Para complicar a situação de Sinval, o carro que ele dirigia era roubado.
Sinval contou na delegacia de polícia que havia comprado o veículo na mão de Ivanildo Souza Rocha, de 26 anos, e de outro homem de Brasília.
A CIPE/Cerrado prendeu também Ivanildo Souza que contou o carro era de responsabilidade de um amigo que mora em Brasília.
Sinval e Teófilo também ficaram detidos e nesta segunda-feira, 17, deverão ser ouvidos peo delegado Rivaldo Luz.
Transferência
Já o quarteto preso deverá ser transferido para o complexo policial de Barreiras.
Duas tentativas de homicídio ocorreram na cidade de LEM nas últimas horas. No final da noite de ontem sábado, 15, e início da madrugada de hoje, domingo, 16, o jovem Pablo Vinícius de Jesus, de 18 anos, levou três tiros no bairro Santa Cruz. O rapaz foi socorrido para a UPA, e depois por volta de 0h37, transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras.
Depois foi a vez de Daniel Caetano da Silva, de 21 anos, ele foi baleado em local não divulgado. Ele foi transferido para o Hospital do Oeste, por volta das 10h.
16
Mar/14 |
NOTA DE PESAR |
Na esperança de que as famílias das vítimas fatais do grave acidente com um ônibus da empresa Rápido Federal, ocorrido na noite da última sexta-feira, 14 de março, na Serra da Bandeira, na BR 242, próximo ao município de Ibotirama encontrem paz e conforto nesse momento de imensa dor, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, em nome do prefeito Humberto Santa Cruz e do vice Marcos Alecrim, com extremo pesar, lamenta o falecimento confirmado de seis moradores do município.
Das seis vítimas fatais, apenas Marlene Aragão Soares será sepultada em Luís Eduardo Magalhães. Os corpos de Luís Carlos dos Santos Alexandrino, Genilson Mota Santana, Sônia Alves de Oliveira serão encaminhados para as cidades de seus entes na Bahia, Terra Nova, Monte Santo e Utinga, respectivamente. O Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras está em busca de mais informações do destino dos corpos da mãe e filha, Rejane Alves dos Santos e Sofia Almeida Dias (bebê).
Em tempo, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães continuará acompanhando o caso prestando todo auxílio necessário às famílias das vítimas, desde já, em corrente para a plena recuperação dos passageiros que ainda continuam hospitalizados.
O trabalho realizado em Luís Eduardo Magalhães, mostra que há compromisso em transformar esse município em referência no Oeste da Bahia. LEM ocupa o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia e está entre os 8% dos municípios brasileiros que arrecadam mais do que gastam.
Recentemente, o governo municipal concluiu a iluminação das avenidas JK, Salvador, Kichiro Murata, Tancredo Neves, Paraíso e ACM. Em parceria com a iniciativa privada legalmente constituída, convênios e recursos próprios, o município conseguiu asfaltar aproximadamente 400 mil m² de ruas. A BR que divide a cidade está sendo duplicada, ganhou três retornos e uma passarela que liga o Bairro Santa Cruz ao Centro. Com todas essas ações de infraestrutura, desenvolvidas também com o apoio dos governos federal e estadual, a cidade gera condições para o desenvolvimento e mais oportunidade de emprego.
As feiras dos bairros Santa Cruz e Jardim das Acácias foram revitalizadas e a inauguração do entreposto frigorífico abriu espaço para impulsionar a economia. Ano passado, a prefeitura ordenou o trânsito da cidade, nomeou agentes e implantou o sistema de transporte coletivo com 5 linhas urbanas e 3 rurais, facilitando a locomoção da população.
A sede da Secretaria de Segurança ganhou um novo e amplo pátio para abrigar veículos apreendidos e servir de suporte para as forças de segurança do município. O esporte abriu novos espaços de inclusão social com a inauguração do Estádio Coronel Aroldo e do Ginásio Municipal de Esportes José Alberto Lauck, além da construção de 6 quadras cobertas nas escolas. O time de futsal LEM Vento em Popa Janjar, criado há pouco mais de dois anos, é o atual campeão baiano, vice-campeão do nordeste e orgulho para toda a cidade.
Luís Eduardo Magalhães é um dos cinco municípios do Brasil que sediam um dos maiores eventos de equipamentos de alta tecnologia destinados ao agronegócio: o Bahia Farm Show. Agora, com a Feira de Negócios e Entretenimento de Luís Eduardo Magalhães (Felem) que ocorre paralelamente ao evento Bahia Farm Show, a prefeitura abriu espaço para os pequenos comerciantes demonstrarem o seu potencial.
Uma das grandes conquistas recentes de cidadania de LEM foi a inauguração do Procon – LEM é o primeiro município do Oeste a ter uma unidade do órgão, que está instalado no Centro Administrativo da prefeitura.
Para cuidar do meio ambiente, a prefeitura vem desenvolvendo várias ações, entre elas a construção de uma usina de reciclagem de lixo. Além de promover renda, incentiva a separação do lixo e melhora a relação da sociedade com seu meio.
Mais de mil famílias estão cadastradas em um projeto de piscicultura já aprovado pelo Ministério da Pesca, que tem seu piloto no assentamento Rio de Ondas.
Com a construção de 6 novas creches, cerca de 1.000 vagas foram criadas. Isso significa mais tranquilidade e oportunidade de trabalho para os pais, já que seus filhos podem ficar nas creches o dia inteiro.
O Novo Paraná ganhou a unidade de Saúde Egon Riffel. Mais 3 serão inauguradas em breve no Jardim das Acácias e Florais Léa. Outras 9 unidades já foram aprovadas e serão construídas em parceria com o Governo Federal. Além disso, um novo espaço para abrigar o Centro de Atendimento Psicossocial aos Usuários de Álcool e Drogas está em fase de conclusão. Uma lavanderia municipal que atenderá a rede de saúde e um novo laboratório de referência, LACEN, também serão entregues em breve.
A transparência foi levada a sério. Com a criação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), agora é possível consultar todos os atos do município.
Diversas ações visando a inclusão social de jovens e mulheres foram desenvolvidas ao longo do ano passado e serão incrementadas este ano. Podemos destacar: a oficina do marceneiro e os cursos de informática para alunos de escolas municipais, estes realizados em parceria com o Instituto Expertar. A grande novidade é que, em breve, o tão desejado e sonhado curso de gastronomia, com 400 horas, será disponibilizado.
Em parceria com a ONG Amigos de Luís, foi criada a Guarda Mirim. Um projeto que atende crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. Dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na Lei do Menor Aprendiz, o projeto pré-profissionalizante e a complementação educacional.
O público da melhor idade também foi beneficiado com projetos relacionados à saúde e qualidade de vida. Para tal, foram desenvolvidas, por exemplo, ações de prática esportiva, música e convivência.
Através do projeto de casas populares, o município entregou 262 novas moradias e outras 2.176 estão em execução. Novos espaços de lazer estão prontos: Praça da Bíblia, Praça de Conveniência no Vereda Tropical, Praça do CEUs (Centro de Artes e Es- portes Unificados).
TODAS ESSAS REALIZAÇÕES FAZEM PARTE DE UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO CONSTRUÍDO COM DEDICAÇÃO PARA GARANTIR MELHORIAS AO MUNICÍPIO E QUALIDADE DE VIDA AO CIDADÃO.
16
Mar/14 |
O sonho da casa própria realizado |
16
Mar/14 |
Acidente de trânsito? |
Temos dois bancos do Brasil em LEM e dinheiro que é bom nada!
O Povo tem que enfrentar fila porque só tem um caixa com disponibilidade de dinheiro.
Isso em pleno final de semana. Ninguém merece.
Att. Vanessa Dias
Ueslei foi baleado na rua de casa, na Vila Brasil
O SAMU socorreu o rapaz
No início da madrugada deste sábado, 15, pouco depois da 0h, houve mais uma tentativa de homicídio em Barreiras. Desta vez, um rapaz identificado pelo prenome de Ueslei foi baleado três vezes na Rua Rosalvo Boa Ventura, na Vila Brasil.
De acordo com informações, o motivo da tentativa de homicídio seria uma rixa. Ueslei foi baleado próximo de sua residência.
O rapaz foi socorrido por uma equipe médica do SAMU no local e depois encaminhado para o Hospital do Oeste.
Uma guarnição da 1ª CIA do 10ª BPM registrou o caso, fazendo a segurança do local durante o atendimento médico do SAMU. O autor dos disparos não foi encontrado.
15
Mar/14 |
Irecê registra o 9° assassinato do ano |
Na noite de ontem, sexta-feira, 14, por volta das 21h, mais um homicídio ocorreu em Irecê. Desta vez nas imediações do bairro Baixão de Sinézia, nas proximidades de uma quadra poliesportiva.
Roniclei da Silva Gomes, de 21 anos, foi a vítima.
Segundo testemunhas, no momento do crime chegou um veículo, de cor preta, provavelmente uma caminhonete Hilux. Dentro da caminhonete estavam homens armados que efetuaram vários disparos a queima-roupa em Roniclei que veio a óbito no local.
De acordo com a Polícia, o jovem era suspeito de envolvimento com drogas e furtos na cidade.
O mesmo foi abatido com vários tiros de pistola e espingarda calibre 12. As cápsulas deflagradas ficaram espalhadas pelo o chão.
Crimes acontecendo desta forma, estão se tornando corriqueiros na região de Irecê. A vítima é abatida e o autor é sempre desconhecido, o que caracteriza crime de vingança "mando" ou pistolagem.
A Polícia Civil de Irecê investiga o caso.
No final desta manhã deste sábado, 15, foram identificados parte das seis vítimas que foram a óbito no acidente de ontem, 14, à noite no município de Muquém do São Francisco.
Todos os corpos foram encaminhados para o IML de Barreiras para necropsia.
Familiares no IML de Barreiras
As vítimas mortas no acidente são: Rejane Almeida dos Santos, 33 anos, e sua filha Sofia Almeida Dias, de apenas três meses. Ambas moradoras do bairro Florais Lea, em Luís Eduardo Magalhães.
A terceira vítima identificada até o momento é Luís Carlos dos Santos Alexandrino, de 39 anos, morador em Barreiras.
A quarta vítima é a dona de casa Marlene Aragão Soares, de 51 anos, moradora do bairro Cidade Universitária, em Luís Eduardo Magalhães.
já a quinta e sexta vítima, até o momento não foram identificados no Instituto Médico Legal de Barreiras.
O vice-prefeito e secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luis Eduardo Magalhães, Marcos Alecrim, esteve em Ibotirama, no início da tarde deste sábado, 15, para prestar auxílio às vitimas do acidente com um ônibus da empresa Rápido Federal na noite de ontem, sexta-feira, 14, nas proximidades da Serra da Bandeira, BR 242.
Segundo o vice-prefeito pelo menos sete vítimas do acidente foram transferidas para outras unidades hospitalares da região desde o momento do acidente. Seis vitimas foram transferidas em estado grave para o Hospital do Oeste (HO) em Barreiras e uma paciente, a funcionária da Câmara de Vereadores do município, Maria Hosana Rodrigues, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães.
As outras seis vítimas, moradoras de Luís Eduardo Magalhães, e transferidas para o Hospital do Oeste (HO) são: Genivaldo dos Santos de Souza, Clécio de Oliveira da Silva, Maria Neusa Cardoso dos Santos, Edinelsa dos Santos dos Santos, Camila Guedes e Ednalva Santos Alves, que acompanha seu bebê, este com sério risco de morte.
Alecrim informou ainda, que de acordo com informações da Polícia Militar de Ibotirama, os corpos das sete vitimas fatais, seis adultos e um bebê, estão no Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães continuará acompanhando o caso e auxiliará as famílias das vítimas moradoras do município com as despesas de translado e funeral, caso preciso.
A lista dos feridos seja leves ou graves que deram entrada no Hospital Regional de Ibotirama e parte foram transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras:
1- Antônio Carlos da Silva
2- Jedvanio da Cruz Lima
3- Evanildo da Cruz Santos
4- Leonardo Oliveira Almeida
5- Orlando Bezerra da Silva
6- Edson Carlos Carneiro Gomes
7- Edson Araújo Neiva
8- Tiago Dias Silva Martins
9- Genivaldo dos Santos Souza (Barreiras)
10- Aline Pimentel de Araújo
11- Marivaldo Evangelista de Oliveira
12- Ana Souza Lima Oliveira
13- Camila Guedes Pereira (transferida HO)
14- Maria Ozana Rodrigues
15- Maria Neuza Cardoso Santos (transferido HO)
16- Carla Almeida Queiroz
17- Zelita de Jesus Almeida Queiroz
18- Simone Bezerra Gabriel
19- João Gabriel Bezerra Machado
20- Michele Eloisa Bezerra Machado
21- Graciele Batista Santos
22- Edneuza dos Santos Santos (transferida para HO)
23- Edinalva Santos Alves (transferida para HO)
24- Dalma Rosa Figueiredo
25- Davi Almeida Figueiredo
26- Evanildo da Cruz Santos
27- Enzo Gabriel dos Santos Santos
28- Ailton Alves Almeida
29- Edna Souza Santos
30- Clesio Oliveira da Silva (Barreiras)
O prefeito Humberto Santa Cruz, anunciou na manhã deste sábado, 15 de março, que a prefeitura auxiliará as famílias dos munícipes de Luís Eduardo Magalhães, envolvidos no grave acidente ocorrido na noite de ontem, sexta-feira, 14 de março, na Serra da Bandeira, na BR 242, próximo ao município de Ibotirama.
O ônibus da empresa Rápido Federal saiu de Luís Eduardo Magalhães as 17h com destino a Salvador. Dos 42 passageiros apenas um embarcou em Barreiras. Os demais, a princípio, são residentes de Luís Eduardo Magalhães.
O vice-prefeito e secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcos Alecrim, está se dirigindo até Ibotirama no sentido de auxiliar as vitimas e obter mais informações oficiais sobre o acidente, bem como para prestar solidariedade e assistência em tudo que for preciso.
A qualquer momento a prefeitura, assim que tiver mais detalhes ou informações oficiais sobre o caso, informará a todos. Os parentes das vítimas que estão precisando de auxílio, ligar para 77-8802-3232.
15
Mar/14 |
Ex-presidiário é morto em Barreiras |
Jacson foi socorrido por populares até a sede do SAMU, onde ainda recebeu atendimento médico, mas não resistiu
Barreiras registrou o 13° assassinato neste ano. O homicídio foi na noite de ontem, sexta-feira, 14, por volta das 22h. A vítima foi o barreirense Jacson de Souza Santana, de 30 anos, o ‘Jaquinho’.
Segundo informações, o mesmo foi alvejado com um tiro na altura do tórax no bairro Ribeirão. Jaquinho ainda chegou ser socorrido por populares até a sede do SAMU, que fica no bairro Antônio Geraldo.
Os médicos daquela unidade ainda tentaram reanimar a vítima, mas Jacson não resistiu e morreu.
De acordo com a polícia, Jaquinho possuía diversas passagens pela polícia, tendo inclusive cumprido pena na penitenciaria Lemos de Brito, em Salvador.
O corpo de Jacson foi removido, logo em seguida para o IML.
15
Mar/14 |
É hoje, a reinauguração da Forno à Lenha |
Oficiais de Justiça e policiais militares acompanharam na tarde desta sexta-feira, 14, a derrubada de um muro que havia sido construído pela publicitária Cibelle Dourado da Silva, em frente ao edifício residencial Rio Grande, na rua Camaçari, bairro Vila Dulce, no centro de Barreiras, oeste da Bahia.
De acordo com Cibelle a demolição ocorreu por força de uma liminar expedida pelo Juiz José Luis Pessoa Cardoso, da 3ª Vara Cível da Comarca de Barreiras, o qual tomou a decisão sem a ouvida prévia da requerida. Ela apresentou uma série de documentos a nossa equipe de reportagem, por meio dos quais, afirma comprovar que a posse do terreno onde construíram o edifício, e também do lote em frente ao prédio é do seu pai, o ex-vereador barreirense, José Rodrigues da Silva, o popular Zé Xique-Xique.
A mesma questiona a legitimidade da determinação judicial e promete recorrer da decisão. “Confio na isonomia do Poder Judiciário e espero que Justiça seja Feita. Não havíamos constituído advogados para cuidar do assunto, em confiança as possibilidades de acordo acenadas pelo senhor Peixoto (dono do edifício) de nos pagar indenização”,
Ela possui em mãos, escritura pública de compra e venda lavrada no tabelionato do 1º ofício de notas e registrada no cartório de registro de imóveis 1º ofício, desde 1971; certidão de localização da parte onde foi construído o muro, expedida pela Secretária de Infra Estrutura do Município, Simone Kuriki; cópia da ficha matricula dos lotes números 09 e 10, com alteração indevida para lote 09 e parte do 08; cópia da planta original do loteamento, adquirida na prefeitura atestando a existência do lote e com foto aérea da quadra constando os referidos terrenos.
Ressaltou ter tomado conhecimento que a escritura não era de um imóvel da rua Marechal Deodoro e sim da rua Camaçari (antiga Marechal Deodoro) depois da construção do prédio, portanto, esse foi o motivo de não ter exigido antes o direito de posse das áreas. “Somos proprietários do dois lote e temos como provar. Onde mandei murar, é parte de um do lote escriturado”, concluiu Cibelle.
Censura contra a imprensa
Reprimida por severas ameaças de uma Oficiala de Justiça, que segundo informações tem o pré-nome de Janete, nossa equipe de reportagem não teve como se aproximar do local para ouvir a outra parte interessada no litígio, o proprietário da edificação. Num claro tom de abuso de poder, a representante do Judiciário ameaçou solicitar a prisão dos profissionais do Alô Alô Salomão e Blog do Sigi Vilares, caso tirássemos fotos da área em questão ou das pessoas que ali estavam.
Seu despreparo se exacerbou quando se dirigiu até a viatura e solicitou aos policiais que nos afastasse da área sob a alegação de estarmos obstruindo seu trabalho. O jornalista Salomão Correia e o repórter do outro órgão de imprensa, neste momento estavam em via pública e no exercício legal de suas profissões. “Vocês estão aqui a mando da ré, se tirar alguma foto eu mando a PM prendê-los. Vou telefonar pra o Juiz”, bradou em voz alta.
Os policiais que se encontravam próximos apenas para manter a ordem pública no cumprimento da ação Judicial, não obedeceram a suas petições arbitrárias.
15
Mar/14 |
Lar de Emmanuel, um pedido de socorro |
Escola Lar de Emmanuel, na rua retiro São Bento nº 16, Vila Rica, convoca pais de aluno para discutirem o início do ano letivo de 2014, que deveria ocorrer no dia 10/ 03/14, mas em virtude de acontecimentos envolvendo a escola e município não foi possível, devido a uma lista encaminhada pela Secretaria de Educação, encaminhando funcionários concursados e contratados para assumirem as classes que já estavam completas, por funcionários que vêm trabalhando na instituição a mais de 10 anos.
Profissionais qualificados e comprometidos com a educação do município de Barreiras.
Com essa decisão, os pais e a direção firmaram um compromisso de pagar uma taxa mensal ”simbólica” para da continuidade ao funcionamento da mesma. A escola é referência do bairro em qualidade de ensino e aprendizagem, o que comprova a nota do IDEB. Os pais tomaram essa decisão por não concordar com a ingerência do Poder Municipal com indicação de professores contratados para substituir os professores atuais que vem trabalhando a mais de dez anos.
O ônibus da Rápido Federal após o acidente
O interior do ônibus
A movimentação no Hospital Regional de Ibotirama, para onde as vítimas foram levadas
Os pacientes chegando ao hospital
Nove das 31 pessoas feridas em acidente ocorrido na noite de sexta-feira (14), na BR-242, região oeste da Bahia, foram transferidas de Ibotirama para o Hospital do Oeste, em Barreiras. O caso mais grave, segundo os médicos, é de uma criança, que permanece na UTI pediátrica. Os outros pacientes são atendidos nas salas de curativo e gesso. Seis pessoas morreram na batida. Os corpos estão no Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.
Na manhã deste sábado, famíliares estavam na porta do Hospital do Oeste aguardando notícias dos pacientes. A irmã do estudante Orlando Guedes está entre os feridos. Ele diz que ficou sabendo do acidente ainda na noite de sexta-feira e afirmou que a irmã está conversando normalmente e conseguindo se mexer. "Os médicos me falaram que teve uma ruptura em uma das vértebras e vão ver se vai precisar de cirurgia ou não. Mas ela está movimentando as pernas, os braços. Está bem, graças a Deus", comemora o estudante.
O marido da empregada doméstica Ivonice Jesus também está internado no Hospital do Oeste. Segundo ela, o marido chegou a ser levado para casa após o acidente, mas na manhã deste sábado voltou a sentir dores e retornou à unidade de saúde para a realização de exames. "Estou aguardando alguma notícia do médico para saber realmente o que aconteceu", disse.
Acidente
Um ônibus com 37 pessoas a bordo tombou por volta das 22h de sexta-feira (14), no km 599 da BR-242, próximo ao posto fiscal do município de Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia.
O veículo da empresa Rápido Federal saiu do município de Luís Eduardo Magalhães com destino a Salvador, quando o motorista perdeu o controle do veículo em uma saída de pista e tombou. O ônibus foi parar no canteiro ao lado da estrada.
De acordo com o Hospital Regional de Ibotirama, 31 feridos deram entrada na emergência da unidade de saúde após o acidente.
A PRF informou que o teste de bafômetro foi aplicado no motorista e o resultado foi negativo. As equipes de socorro e viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tiveram dificuldades para prestar socorro devido ao número de feridos. O veículo já foi retirado do local e a polícia aguarda o laudo técnico para comprovar a causa do acidente.
O G1 procurou a assessoria de imprensa da empresa Rápido Federal, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.