Notícias

20
Ago/20

Defesa rebate acusações de Aprochama contra filho de “borracheiro” do Oeste

Em nota encaminhada ontem, 19, ao site Política Livre, a defesa de Joilson Gonçalves Dias rechaça as acusações dirigidas a ele pela Associação dos Produtores Rurais da Chapada das Mangabeiras (Aprochama), que, em ofício encaminhado  ao Procurador Geral da República, Augusto Aras, pediu a sua prisão e dos que chamou de seus ‘capangas’, acusando-o de grileiro.

A Aprochama alegou que, como filho e procurador de José Valter Dias, o “borracheiro” que, segundo a entidade, se transmudou no maior grileiro de terras da Bahia e levou à deflagração da Operação Faroeste, que investiga advogados e membros do Judiciário baiano, tendo levado à prisão até uma ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, em ações determinadas pelo ministro do STJ Og Fernandes, estaria fazendo ameaças aos produtores.

Segundo a nota da defesa, Joilson Gonçalves Dias não é e nunca foi grileiro de nenhuma terra, além de não possuir e não ver razão para possuir “capangas”. Diz também que as áreas a que os produtores se referem são de direito de José Valter Dias, pai de Joilson, que foi nomeado, legalmente, seu procurador. Também acrescenta que a alcunha de “borracheiro” para José Valter é usada de forma pejorativa e não condiz com sua história.

De acordo com a defesa de Joilson, José Valter começou a vida como dono da maior e única retífica de motores do Oeste. “Produtor, empregador, pagador de seus impostos há mais de trinta anos, ingressou com ação possessória para proteger suas áreas de invasores devastadores – e não trabalhadores, tendo o seu pleito analisado e julgado procedente, pela “Justiça”, afirma o texto.

Dessa forma, diz o documento, ele teria vencido “a demanda, reintegrando a região da COACERAL, zelando pelo o que há de correto e absolutamente lícito, pela continuidade e produtividade da agricultura e pecuária local”. O documento diz ainda que Joilson vem submetendo-se “ao processo com tranquilidade, defendendo-se, fazendo provas em seu favor e aguardando o início da instrução processual, sem criar nenhum embaraço ao andamento do processo no STJ”. A defesa técnica de Joilson está a cargo do conceituado criminalista baiano Maurício Vasconcelos.

Fonte:Política Livre
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades