Notícias

06
Ago/20

Shirley Costa: A cura da sogra de Pedro

A cura da sogra de Pedro é um dos milagres de Jesus que foi registrado nos Evangelhos Sinóticos (Mateus 8:1-4; Marcos 1:40-42; Lucas 4:38,39). A Bíblia diz que a sogra de Pedro estava com uma febre muito alta quando Jesus a encontrou. Jesus repreendeu a febre e aquela mulher foi imediatamente curada.

Como todos os demais milagres de Jesus, a cura da sogra de Pedro serviu de testemunho da autoridade do Senhor Jesus como o Filho de Deus. Durante o Seu ministério terreno, Jesus curou doentes, controlou as forças da natureza, expulsou demônios e ressuscitou mortos. Jesus curou a sogra de Pedro quando esteve na cidade de Cafarnaum.

Essa cidade ficava na região da Galileia, um local onde ocorreu parte importante do ministério terreno de Jesus. Inclusive, a maioria dos discípulos de Jesus era natural da região da Galileia. Então o Senhor Jesus se identificava muito com a Galileia, sobretudo com a cidade de Cafarnaum (cf. Mateus 9:1).

Basicamente os três registros bíblicos da cura da sogra de Pedro trazem o mesmo nível de informações. Todos eles omitem o nome da mulher e enfatizam o seu estado de saúde. Mateus é quem traz o relato mais resumido. Ele diz apenas que Jesus chegou à casa do apóstolo Pedro e viu a sogra dele “acamada e ardendo em febre” (Mateus 8:14).

Já Marcos e Lucas informam que Jesus foi à casa de Pedro após sair da sinagoga. Obviamente se tratava da sinagoga da própria cidade de Cafarnaum. Lucas ainda acrescenta que a febre da sogra de Pedro era muito alta. Isso talvez reflita o seu interesse particular pela medicina, pois de todos os escritores bíblicos ele é o que mais traz detalhes nesse sentido.

Como a febre é um sintoma sempre associado a algum quadro clínico, muitos comentaristas afirmam que é impossível saber com exatidão o tipo de enfermidade que perturbava a sogra de Pedro. Então considerando que o texto bíblico diz que foi depois de Jesus deixar a sinagoga que Ele foi à casa de Pedro, é seguro considerar que esse milagre ocorreu num sábado.



Muitos estudiosos afirmam que o fato de a sogra de Pedro ter ficado acamada em sua casa, provavelmente deve servir como indicativo de que ela morava com sua filha e genro. Além disso, com base no relato de Marcos, parece que André também morava no mesmo lugar. Marcos ainda informa que naquela ocasião Jesus estava acompanhado de Tiago e João.

A Bíblia não explica o motivo específico da visita de Jesus à casa de Pedro. Pode ser que Ele tenha sido convidado para jantar, ou tenha ido visitar especificamente a mulher enferma, ou mesmo que tenha ido simplesmente visitar socialmente seus amigos querido. Seja como for, o fato é que chegando naquela casa Jesus foi informado que a sogra de Pedro estava doente.

Então Jesus se aproximou da mulher acamada, inclinou-se em sua direção e a tomou pela mão. Aquele toque foi verdadeiramente poderoso. Jesus tocou aquela mulher e a febre a deixou. Se essa febre era uma reação do corpo a uma perturbação ainda mais grave, não importa. Seja lá o que tivesse acometido aquela mulher a ponto de deixá-la desfalecida numa cama, havia sido repreendido. É interessante notar que a Bíblia não mostra uma melhora gradual no quadro clínico daquela mulher.

Ela não começou a se sentir melhor aos poucos. Ela foi imediatamente curada. Instantaneamente a temperatura de seu corpo ficou normal e ela se levantou com vigor para servir a todos como a anfitriã da casa. Lições sobre a cura da sogra de Pedro ,podemos aprender algumas lições importantes com esse milagre de Jesus.

Em primeiro lugar, com a cura da sogra de Pedro aprendemos que o Senhor é poderoso para curar seja qual for a doença, e transformar seja qual for a situação. Jesus curou a sogra de Pedro, e não apenas ela. No mesmo dia Jesus também curou muitas pessoas de “toda sorte de enfermidades” e libertou muitos endemoninhados (Marcos 1:32-34).

Não importava a natureza de suas doenças, Jesus curou a todas aquelas pessoas. Em segundo lugar, aprendemos que os crentes também ficam doentes. Pedro e seu irmão André eram dois dos apóstolos de Jesus. Mesmo assim a enfermidade entrou em sua casa. Há muitos exemplos bíblicos de pessoas piedosas e tementes a Deus que foram afligidas por doenças, dentre as quais podemos citar o profeta Eliseu, Dorcas, o apóstolo Paulo, Epafrodito e Timóteo (2 Reis 13:14; Atos 9:36,37; Filipenses 2:25-27; Gálatas 4:13; 1 Timóteo 5:23).

Mas se é verdade que para o poder de Deus não há doença que resista, também é verdade que na providência divina muitas vezes Deus não concede a bênção da cura aos seus filhos (cf. 2 Timóteo 4:20). Embora não compreendamos os desígnios secretos do Senhor, somos confortados em saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Podemos descansar seguros de que nada pode ser capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:35:39).

Contudo, em terceiro lugar, a cura da sogra de Pedro e todos os demais milagres realizados por Jesus nos ensinam que de fato Ele é Aquele em quem se cumprem as Escrituras. Ele é Aquele que verdadeiramente “tomou sobre si nossas enfermidades; e carregou as nossas doenças” (Mateus 8:17; cf. Isaías 53:4).

Att. Shirley Costa
Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades