Notícias

14
Jul/20

Professor Rafael Simões,da UFOB, alerta: Sistema de saúde em colapso

Boa noite a todas e todos.

Atingimos 94% de ocupação dos leitos de UTI do Hospital do Oeste. Não temos informações sobre quando será a implantação dos leitos de UTI do Central. Leitos clínicos do Eurico Dutra com 70% de ocupação.

Nos dois meses de funcionamento do laboratório de testagem da UFOB, já foram realizados quase 1700 exames. Temos mais de 1,5 mil casos confirmados em toda região oeste, uma população de mais de um milhão de pessoas, apenas um leito de UTI disponível neste momento.

O laboratório de testagem da UFOB tem sua rotina mantida principalmente por 5 PROFESSORES com MESTRADO E DOUTORADO que abriram mão de toda a sua rotina acadêmica para dar prioridade ao serviço de bancada. Estamos conseguindo liberar resultados em menos de 24H contando da chegada da amostra no laboratório.

Para além, temos uma equipe multidisciplinar atenta a todos os dados públicos divulgados pelas secretarias municipais de saúde dos 36 municípios da Macroregião Oeste da Bahia. Compilando, analisando e divulgado esses dados, incluindo a análise estatística e epidemiológica.

Alertamos no último boletim divulgado sobre a necessidade de medidas públicas de supressão de fluxo de pessoas. Trouxemos também um panorama geral da Pandemia para a REGIÃO OESTE.

Reiteramos nosso compromisso e parcerias já firmadas entre UFOB e a gestão municipal de Barreiras e de todos os municípios do Oeste e mais uma vez nos disponibilizamos para auxiliar de forma mais efetiva nas tomadas de decisão para proteção da população da nossa cidade e da nossa região.

Boa noite.

Prof. Rafael Simões
Diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde.
Universidade Federal do Oeste da Bahia

Fonte:Blog do Sigi Vilares/ALERTA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades