Notícias

24
Jun/20

Shirley Costa: A história da Mulher Pecadora

Simão, que era um fariseu, convidou Jesus para jantar com ele e Jesus foi. Eis então que uma mulher pecadora, sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, entrou na casa de Simão, mesmo sem ser convidada, se prostrou nos pés de Jesus chorando, começou a molhar os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugou com seus próprios cabelos; e beijou os pés e os ungiu com unguento (Lucas 7:36-38).

O texto não diz qual era o pecado da mulher, mas historicamente falando, é provável que ela era prostituta porque na época as prostitutas usavam um colar que era perfumado com unguento para chamar atenção dos homens e este unguento possuía um grande valor.

Outro ponto interessante é que as mulheres na época de Jesus prendiam e cobriam seus cabelos para demonstrar modéstia e ela não estava assim, pois o texto mostra claramente que ela usou os próprios cabelos para secar os pés de Jesus.

Simão se incomodou ao ver aquilo e duvidou da santidade de Jesus, pois para ele se Jesus fosse mesmo profeta jamais permitiria ser tocado por uma mulher pecadora. Porém, Simão não estava vendo aquela mulher do modo em que Cristo a via. A mulher pecadora estava ali demonstrando arrependimento pelos erros cometidos e não se importando com o que iam pensar. Ela não quis saber se a queriam ali ou não, ela apenas fez o que todos os que estão arrependidos e que amam a Deus deveriam fazer: Chorar aos pés de Jesus.

Ao ler o pensamento do Fariseu, Jesus se dirigiu a ele e disse: “Simão, uma coisa tenho a dizer-te. (...) Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?” E Simão O respondeu: “Suponho que aquele a quem mais perdoou.” Jesus complementou: ”Julgaste bem. Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” Lucas‬ ‭7:40-45,47‬. E então Jesus virou-se para a mulher pecadora e disse: “Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados. A tua fé te salvou; vai-te em paz!” Lucas‬ ‭7:48‬ Ósculo significa beijo que expressa fraternidade e comunhão. O fariseu não deu em Jesus, enquanto a mulher pecadora beijava constantemente os pés de Jesus para demonstrar que ela o amava e que Ele era bem vindo em seu coração.



Ao ungir os pés de Jesus com unguento, ela demonstrou que estava dando o seu melhor para Jesus, pois o unguento tinha um grande valor. Jesus falou sobre o fato de que Simão não havia lavado seus pés, enquanto a mulher sim, por questão de costume. O anfitrião, ao receber um hóspede, providenciava uma vasilha com água e um servo para lavar-lhe os pés. Porém, Simão não cumpriu isso ao receber Jesus em sua casa.

Há quem diga que a mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus é a Maria Madalena, outros dizem que não. Então, melhor deixar o nome em oculto e focar na história que tanto nos ensina, pois na passagem o nome dela não é citado. A história da mulher pecadora nos mostra que se nos arrependermos de nossos pecados e irmos aos pés de Cristo, conseguiremos alcançar o perdão de Deus.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades