Notícias

11
Jun/20

Shirley Costa: A mulher Samaritana...

As terras Samaritanas ficavam entre Judeia e Galiléia, mas geralmente os judeus evitavam passar por Samaria e faziam um caminho mais longo porque era comum os ânimos se exaltarem entre Samaritanos e Judeus, quando se encontravam. Porém, Jesus provavelmente precisava chegar na Galiléia de forma mais rápida e, por conta disso, teve que atravessar a província de Samaria (João 4:4). Jesus precisou se retirar da Judéia para evitar o confronto com os fariseus, porque o momento da crucificação ainda não era chegado e Ele tinha mais coisas para fazer aqui na Terra.

Os Samaritanos eram pessoas que buscavam preservar a religião original do antigo Israel. Tanto que o nome Samaritano traduzido literalmente do hebraico significa "Os guardiões da lei". Eles acreditavam que os judeus que criam no Deus de Israel e estavam sitiados na região da Judéia, tinham tomado um caminho errado na pratica religiosa e rejeitavam a dinastia Davídica (Aliança de Deus com Davi).

E, assim como eles criam que os judeus tinham tomado um caminho errado, os judeus criam que eram eles que estavam errados e por conta de questões políticas e religiosas eles eram rivais. Jesus então chegou em uma cidade de Samaria chamada Sicar. Ele estava cansado por causa da viagem e sentou-se ao lado do poço de Jacó. Era quase a hora sexta e nisso chegou uma mulher Samaritana para tirar água (João 4:5-7). No versículo 6 há um ponto chave que faz com que a história da mulher samaritana fique mais interessante.

A referencia à hora sexta (cerca de 12h) mostra que provavelmente a mulher samaritana estava evitando a multidão, por ter uma má fama. A hora sexta citada na bíblia era a pior hora do dia para sair de casa, por causa do calor escaldante. Logo, por ela ter ido tirar água neste horário, podemos concluir que ela estava tentando evitar as pessoas.

Jesus então pediu para que a mulher samaritana desse a Ele um pouco de água para beber. A mulher samaritana questionou a atitude de Jesus, porque os judeus e os samaritanos eram rivais e por isso era estranho um judeu pedir água para uma samaritana. Jesus então disse que se ela soubesse quem Ele era, ela pediria a Ele para beber da água da vida (João 4:7-10). A mulher samaritana ficou sem entender, porque viu que Jesus não estava com nada que permitiria que Ele tirasse água do poço e o poço era fundo.



Ela então perguntou onde Ele poderia obter a tal água da vida. Ainda sem saber quem Jesus era, a mulher ainda questionou se Jesus por acaso seria melhor que Jacó que deu o poço das águas quais o próprio Jacó havia bebido. Jesus então explicou que os que bebiam da água do poço de Jacó voltavam a ter sede, mas quem bebesse da água da vida que Ele (Jesus) poderia fornecer, jamais voltaria a ter sede (João 4:11-14). Mesmo sem entender, a mulher samaritana pediu para que Jesus a desse de beber da água da vida para que ela não precisasse mais voltar ao poço para buscar água (João 4:15).

A mulher samaritana estava pensando somente da comodidade de não precisar mais ir buscar água, pensando no lado material. Porém, não era sobre isso que Jesus estava falando. Então Jesus falou: “Vai, chama teu marido e vem cá”. E a mulher O respondeu: “Não tenho marido.”Jesus, que não era um homem comum, replicou: “Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” A a mulher samaritana ficou admirada com tudo e percebeu que Jesus não era qualquer um (João‬ ‭4:16-19‬).

Nisso, podemos então entender que a água da vida iria saciar a sede Espiritual dela. A mulher samaritana demonstrava ter um grande vazio dentro de si e ficava tentando preencher esse vazio com homens, mas todos seus relacionamentos eram fracassados e o homem que estava com ela no momento, não era dela. O vazio que havia dentro da vida dela era do tamanho de Deus e a sede que ela sentia não poderia ser saciada por homens, mas sim por Deus. Jesus então revelou ser o Messias e a mulher samaritana então foi espalhar as boas novas e chamar o povo para ver o Cristo (João 4:26, 28-30).

A mulher samaritana sentiu-se amada com as palavras de Jesus porque Ele, ao contrário dos demais, não fazia acepção de pessoas. Ela então aceitou beber da água da vida e, certamente, seu testemunho converteu muitas pessoas, porque através de seu relato, muitos foram ouvir Jesus e creram na Palavra.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades