Notícias

05
Jun/20

Shirley Costa: Historia de Febe...

“Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na Igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.” (Romanos 16:1-2).

Após ficar em Corinto por mais de um ano e meio, Paulo viajou de Cencréia a Éfeso (Atos 18:18,19) e em Cencréia, em algum momento, foi formado uma congregação cristã. A Bíblia relata que Paulo pediu aos cristãos em Roma que ajudassem uma mulher chamada Febe, que pertencia a Igreja em Cencréia.

Cencréia era uma cidade portuária que ficava cerca de 10km de Corinto e Febe, que lá congregava, apesar de não ser uma mulher famosa, Paulo a menciona em Romanos 16 de uma forma bem destacada, mostrando que ela era uma mulher muito abençoada.

As informações sobre essa mulher são poucas, mas Paulo se refere a ela como "ajudadora", que no grego significa "patrocinadora", o que nos faz crer que Febe utilizava seus recursos materiais para servir a igreja em Cencréia. Em comentário hebraico do novo testamento, Febe foi chamada de "shammash" que no grego é "diakonos", que em português pode ser entendido como alguém que serve a Igreja, como é melhor explicado em Atos 6:1-7. Essa função geralmente era masculina, mas Febe se destacou tanto que foi digna de ser mencionada assim.



O fato de Paulo recomenda-la, nos faz crer que ela era uma mulher muito temente a Deus, muito boa e tinha bom testemunho, porque Paulo não indicaria qualquer pessoa, já que era um homem de coragem e que não hesitava em denunciar os falsos profetas.

Provavelmente, Febe possuía recursos financeiros e podemos deduzir que ela estava de viagem em Roma e, por conta disso, Paulo estava a recomendando para a Igreja e pedindo para que a ajudassem no que ela precisasse. Ela também foi a única, entre 29 pessoas mencionadas em Romanos 16, a ser citada como "Diakonos" e a ser mencionada com tanto destaque, por Paulo.

Desejo que possamos ajudar e servir a Igreja e mantermos um bom testemunho a ponto de sermos recomendadas para os demais irmãos, assim como fez Febe.
Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades