Notícias

22
Mai/20

Politica: Era Collor

Por Shirley Costa

O Plano Collor pretendia "matar a inflação com um único tiro". Nesse plano também houve a demissão de funcionários e diminuição dos órgãos públicos. Isso não deu certo. Ao invés de conter a inflação, o plano gerou uma onda de desemprego e insatisfação popular. Além do Plano Collor, o discurso modernizante do presidente incluiu medidas como a privatização de empresas estatais, extinção de órgãos e cargos e fim de leis que impediam ou dificultava a entrada de capital estrangeiro, além da diminuição de impostos sobre produtos importados.

O Plano Collor fracassou e a economia entrou em colapso. As medidas geraram desemprego, quedas nas vendas, falências e demissões,mas o maior problema do Governo Collor não foi a inflação, mas sim a corrupção. Denunciado pelo seu irmão, Pedro Collor, o presidente participava de uma imensa rede de corrupção, liderada pelo seu tesoureiro de campanha, Paulo César Faria, o PC.

Em resposta, milhares de estudantes saíram às ruas, mas vestidos de preto e pintados da cor da bandeira e pedindo o impeachment de Collor entretanto Collor renunciou à presidência antes do impeachment, sendo substituído por seu vice, Itamar Franco, em 1992. Esse seria e foi o primeiro impeachment atolado em um mar de lama, Collor teve seus direitos políticos cassados pelo Senado Federal.



Reflita sobre esse texto bíblico, dentre tantos outros exemplos de péssimos governos de reis nos tempos bíblicos, podemos afirmar que os governantes dos dias atuais são verdadeiros copias dos piores reis de Israel sem nenhuma duvida, os governantes das nações tem seguidos os exemplos dos maus. 2 Crônicas 21.20.

Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Morreu sem que ninguém o lamentasse, e foi sepultado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis. Onde Jeorão atuava fazia um rastro de destruição e impiedade. No campo de atuação, os frutos de sua liderança eram de revoltas (v. 10), idolatria (v. 11), corrupção e morte (v. 13).

Um dos piores líderes que o Reino do Sul já teve! Diferentes de muitos outros reis ruins, que às vezes começavam bem e terminavam mal; Jeorão nem se quer começou bem e o legado que deixou foi só de destruição. Depois disso, Jeorão é acometido de grande enfermidade no abdômen (barriga). Passados dois anos morreu, sendo sepultado em Jerusalém, porém não com seus pais, e também não deixou saudades.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades