Notícias

07
Mai/20

Os feitos marcantes dos primeiros Presidentes do Brasil

Por Shirley Costa

Floriano Peixoto sucedeu a Deodoro da Fonseca, ele ajudou a estabilizar um pouco o país, que estava em um estado caótico depois da revolução. Prudente era prudente, ele foi o primeiro presidente eleito pelo povo brasileiro não era militar, ele diminuiu o poder do exército no governo e usava a diplomacia em vez da guerra para resolver conflitos o foco principal era a estabilidade, negociou com os bancos ingleses a grande dívida externa do Brasil, fez outros esforços para tirar o país da crise econômica.

Rodrigues Alves enfrentou algumas revoltas mas teve bastante sucesso como presidente, organizou grandes obras na cidade de Rio de Janeiro e desfrutou de uma economia forte , foi durante o seu mandato que o Acre se tornou parte do Brasil.

Affonso Penna organizou a construção de vários caminhos de ferro, que facilitaram o transporte dentro do país também apoiou a povoação do país, com a ajuda da imigração.

Nilo Peçanha assumiu a presidência quando Affonso Penna morreu, seu governo foi curto e marcado por instabilidade política, mas ele ainda conseguiu criar o Serviço de Proteção aos Índios (antecessor da Funai).

O governo de Hermes da Fonseca foi marcado por várias revoltas civis e militares, ele também enfrentou problemas econômicos e teve de renegociar a dívida externa.

Venceslau Braz enfrentou vários conflitos durante seu mandato, que coincidiu com a 1ª Guerra Mundial, mas os conflitos mais complicados que ele teve de resolver foram entre militares e entre estados brasileiros, ele ganhou as eleições mas morreu antes de poder assumir seu segundo mandato como presidente.

Delfim Moreira assumiu o cargo de presidente apenas temporariamente, até se realizarem novas eleições mas ele ainda conseguiu realizar algumas reformas no Código Civil.

Epitácio Pessoa foi o único presidente que ganhou uma eleição quando nem estava no país! Quando as eleições para presidente ocorreram, ele estava na França, participando do Tratado de Versalhes, que terminou a 1ª Guerra Mundial. Epitácio tentou melhorar a situação do povo no Nordeste, que sofria com a falta de água.

O mandato de Artur Bernardes foi marcado por uma guerra civil em Rio Grande do Sul e revoltas militares, foi também durante seu governo que o Brasil saiu da Liga das Nações (antecessora da ONU).

Washington Luís construiu várias estradas que facilitaram a circulação dentro do país, seu mandato começou bem mas acabou em uma revolução.
Júlio Prestes foi eleito presidente e deveria ter sucedido Washington Luís mas por causa da revolução de 1930, ele nunca chegou a tomar posse.

Esses são os feitos mais marcantes dos quatorze primeiros presidentes do Brasil.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades