Notícias

30
Abr/20

Guedes: ajuda a estados não pode “virar aumento salarial de funcionalismo”

Ministro da Economia defendeu que auxílio tenha contrapartidas para garantir manutenção de serviços essenciais e criticou governadores

Em audiência com congressistas nesta quinta-feira (30/04), durante reunião da Comissão Especial que acompanha ações contra a Covid-19, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que aceitou aumentar os recursos para auxiliar estados desde que eles não “virassem aumento de salário de funcionalismo”. 

Para ele, é importante que o plano de auxílio — que deve ser apresentado logo mais pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), relator da proposta na Casa — garanta contrapartidas, para evitar que o dinheiro deixe de ser aplicado na manutenção de serviços essenciais.

O auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também reclamou dos governadores, que, segundo ele, tentaram tirar proveito da crise de saúde pública. Guedes afirmou que foi combinado com os chefes dos estados o repasse de cerca de R$ 88 bilhões para o combate à pandemia do novo coronavírus e que, duas semanas após o acordo, eles teriam tentado ampliar o valor para R$ 220 bilhões, “segundo as contas” do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

“Visivelmente, foi uma transformação da crise da saúde. Não podemos quebrar a União e transformar a crise de saúde em um grande movimento transferência de recursos aos estados e municípios”, criticou.

Para o ministro, é preciso que o Congresso e os tribunais de contas estaduais fiscalizem a aplicação de recursos — sem dar informações específicas. Ele acusou “alguns estados” de fazerem desvios. “O governo federal fez tudo, liberou recurso pra tudo. Cabe aos governadores gerir esse recurso. O que mais nós temos, por parte de alguns estados, é desvio de recursos. É isso que está acontecendo. Por isso, precisamos da Polícia Federal isenta, sem interferência, para poder tratar desse assunto, para poder coibir possíveis abusos”, defendeu ele.

Fonte:BRUNA AIDAR/METROPOLES
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades