Notícias

27
Abr/20

Politica: A República no Brasil

Por Shirley Costa

Origem do termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos. República é uma forma ou modelo de organização política que teve origem na antiga Roma, no século VI a.C. O fim da monarquia em Roma foi ocasionado por um golpe político dado pela aristocracia patrícia da cidade.

A Republica no Brasil ficou conhecida como República Oligárquica, dos Coronéis e do Café com Leite,um golpe de Estado politico-militar, que teve como primeiro presidente o Marechal Deodoro da Fonseca, foi uma época do domínio práticas de mandonismo, coronelismo e clientelismo, as desigualdades e a corrupções sociais e políticas desse período motivaram muitas revoltas, o controle era exercido por pessoas que possuía muito dinheiro, os coronéis usava seu poder financeiro para exercer pressão nos eleitores, esse foi período chamado de “voto de cabresto” , e a troca de favores entres os políticos de “clientelismo”.

As alianças entre Executivo e Legislativo, a politica dos governadores em troca de apoio, as oligarquias tinham como dever eleger deputados e orientá-los a apoiar as pautas do Executivo no Legislativo, os coronéis, intimidava e manipulava as eleições e usava duas práticas muito comuns os registro de pessoas mortas e manipulação das atas eleitorais, época onde os direitos totalmente desrespeitados.



Chega o fim desse regime autoritário e intolerável e inicia um novo período, há diferença e semelhança entre a Primeira Republica e a Nova Republica, como o latifúndio e o domínio das classes, o voto não é mais aberto, mas ainda assim podemos identificar o voto de cabresto moderno, mesmo com tantos avanços e conquistas, isso ocorre em cidades do interior brasileiro, onde a principal fonte de renda é a Prefeitura, as pessoas vota pela força psicológica, o medo de perder o emprego e outros por suprir suas necessidades básicas em um curto prazo, isso também é voto de cabresto moderno.

Isso demonstra a importância do conhecimento da História para impedir que erros passados aconteçam, só por meio do voto consciente e independente, poderemos sonhar com uma democracia representativa.

Como podemos resumi a Republica no Brasil? Foi movimento que não aceitou que o poder ficasse centralizado, e por meio de golpe militar a monarquia foi findada no Brasil ,tudo feito sem participação do povo. Um golpe que favoreceu e favorece ate os dias atuais as elites e políticos, e o povo continua alheio dos acontecimentos de fatos históricos tão importantes.

Como construir um futuro diferente do que vivem hoje ,sem conhecimento e entendimento do passado e do próprio presente? Um povo que vive indiferente ao acontecimentos, que dar valor ao que não tem importância, e nenhuma importância ao que é importante. E assim falta de conhecimento do povo brasileiro se torna um vírus mortal exterminador, ele não afeta somente presente mais um futuro das gerações da nação.

"Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno". Deuteronômio 10:17

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades