Notícias

17
Abr/20

Pensamentos Maquiavélicos na politica

Por Shirley Costa

Nosso tempo é um tempo de crise principalmente na política, a história da humanidade é perpassada por crises que marcam a passagem das épocas que tem suas peculiaridades próprias.

A politica hoje, mostra-se mais intensa por sofrer uma forte influência dos Meios de Comunicação de Massa, formadores e repassadores de opiniões políticas.

O artigo ou pauta de hoje pretende discorrer sobre a atualidade de um pensador polêmico, mas sempre presente nos discursos políticos, Nicolau Maquiavel político por paixão, burocrata por profissão, diplomata por vocação, intelectual em seu tempo, historiador, teatrólogo, foi um personagem que marcou e marca ate hoje o pensamento universal, principalmente no que se refere à política moderna.

O que define o pensamento de Maquiavel em sua principal obra, O Príncipe, que o homem político nada mais busca a não ser o poder. Maquiavel afirma que um líder deve buscar o apoio de seu povo. “deve-se cometer todas as crueldades de uma só vez, para não ter que voltar a elas todos os dias... Os benefícios devem ser oferecidos gradualmente, para que possam ser melhor apreciados, um líder deve estar cercado por ministros leais, competentes e confiáveis...



É preferível que um líder seja amado ou temido?... é importante ser amado e temido, porém, é melhor ser temido que amado, o amor é um sentimento volúvel e inconstante, já que as pessoas são naturalmente egoístas e podem frequentemente mudar sua lealdade , o medo de ser punido é um sentimento que não pode ser modificado ou ignorado tão facilmente, se necessário um governante deve mentir e trapacear, é melhor para um líder caluniar do que agir de acordo com suas promessas, se estas forem resultar em consequências adversas para sua administração e seus interesses, os líderes dever ser falsos quando preciso, esta atentos em relação às promessas de outros, eles também podem estar mentindo caso seja de interesse deles.

Basta ficar mais atentos aos discursos políticos iremos identificar os políticos que fazem o uso dos argumentos dos pensamento maquiavélicos .O Príncipe se tomou base de muitos governos em diferentes época ou melhor em todas as épocas de governos federais ,estaduais e municipais em todo o mundo.

É lamentável a Bíblia deixou ou nunca foi o livro de cabeceira do governantes das nações ,principalmente nos dias atuais, onde a fome e a sede pelo poder tomou o objetivo, o lema e dilema de muitos políticos hoje que almejam entrar na politica ou já estão e tentam uma reeleição.

Estamos em ano de eleições e com o tempo que sobra com isolamento social por razoes epidemiológicas, seria uma boa ideia se dedicar aos estudos sobre a Politica, jamais o conhecimento fara mal a ninguém, muito pelo contrario ,somente benefícios. Nunca haverá mudança e as atitudes continuar sendo as mesmas.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades