Notícias

30
Mar/20

Politica: A historia do rei Uzias

Por Shirley Costa

Quando Uzias subiu ao trono ele reformou as defesas de Jerusalém e reorganizou o exército, trazendo novas tecnologias no rearmamento (2 Crônicas 26:15), já que a insensatez de seu pai havia enfraquecido as defesas do reino.

Uzias consolidou a posição do Reino de Judá nas rotas comerciais e reabriu portos e indústrias de Eziom-Geber (2 Crônicas 26:7,8; 2 Reis 14:22). Com isso ele proporcionou grande prosperidade ao Reino de Judá Uzias também construiu fortalezas em localizações estratégicas. Uzias investia bastante na agricultura e na criação de gados. Sua reputação, devido às seguidas campanhas vitoriosas que empreendia, chegou até o Egito (2 Crônicas 26:6-8). Escavações arqueológicas confirmam com precisão os relatos bíblicos sobre o período de governo de Uzias.

Mas o rei deixou ser inflado pelo orgulho de seus triunfos ele entrou no Templo e, contrariando os sacerdotes, tentou oferecer incenso no altar. Esse direito havia sido conferido por Deus apenas aos sacerdotes, Uzias ficou irado, os sacerdotes tentaram lhe impedir, o rei foi ferido por Deus com lepra, que logo surgiu em sua testa. Por causa de sua doença, ele foi forçado a viver o restante de sua vida isolado (2 Reis 15:5), e passou a administração de seu reino a seu filho Jotão (2 Crônicas 26:16-21), embora os estudiosos acreditem que ele continuou sendo o verdadeiro governante até sua morte, em um provável sistema de co-regência com seu filho.



Em seu reinado, houve um grande terremoto (Amós 1:1; Zacarias 15:1). Os historiadores defende uma antiga tradição que atribui esse terremoto ao ato de sacrilégio cometido por Uzias. Uzias que pecou e foi castigado por Deus (2 Crônicas 26:19). Mas Uzias foi um grande monarca, amado pelo povo, apesar do pecado que cometeu, quando Uzias morreu houve um período de luto nacional...

A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso e no mundo em que vivemos temos que saber lidar com algo muito perigoso: o sucesso. Por isso é preciso estar preparado para quando ele chegar. A intenção não é falar dos grandes feitos humanos que levam ao sucesso em uma escala progressiva, mas sim, daqueles momentos onde o homem, mesmo não buscando se vê em evidência, cercado de lisonjas e aplausos.

Aproveito para parabenizar a cidade de Luís Eduardo Magalhaes pelo seu aniversário, que ela seja sempre a menina do olhos, terra santa, lugar onde e invocam o nome de Deus, terra e povo abençoando pelo Deus Altíssimo. Parabéns Luis Eduardo Magalhães!

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades