Notícias

20
Mar/20

Politica: Os piores reis de Israel - Conheça a história de Saul

Por Shirley Costa

Saul era de família nobre e poderosa, reinou por 42 anos e no início de seu reinado ele foi admirado e respeitado pelo povo, mas seu ciúme e inveja de Davi o levaram à loucura e sede de vingança, o rei Saul desobedeceu às instruções de Deus, pensando que ele sabia melhor. Ele foi covarde sendo guerreiro e muito experiente não teve coragem de enfrentar o filisteu, lutou contra o adversário errado, eu papel era conduzir a nação unida contra os inimigos externos, mas por causa do egoísmo perseguiu a Davi e esses conflitos enfraqueceu a Nação.

Saul era um homem arrogante, usurpou funções sacerdotais e violado as leis de Moises, o profeta Samuel, vendo a decadência de Saul e inspirado por Deus acaba por retirar seu apoio a Saul, e ungindo um jovem rapaz da tribo de Judá Davi.

A presença de um rei em Israel não era algo incompatível com a liderança divina, o rei deveria ser um co-regente de Deus diante do povo, o problema foi porque os israelitas não quiseram esperar que Deus instituísse a monarquia em seu devido tempo.



O povo queria um rei que satisfizesse suas expectativas humanas e Saul era o tipo de pessoa que atendia, foram advertidos acerca das implicações de ter um rei de modo inoportuno, mas o povo se recusaram a ouvir.

É possível mencionar três grandes erros cometidos pelo rei Saul, tentou usurpar o ofício sacerdotal, desprezou a ordem divina para destruir todos os amalequitas, procurou ajuda de uma feiticeira em En-Dor.

O final do reinado do rei Saul foi trágico e melancólico, foi perdendo suas características, um homem depressivo, medroso e perturbado (1 Samuel 16:14; 19:9). Tornou se um doente mental com episódios de esquizofrenia (1 Samuel 16-19).

Deus quer que dependamos Dele, quando não o fazemos nos abrimos ao desastre de Saul, podia ter sido um excelente rei, mas faltou respeito para com Deus e a Sua Vontade, é preciso que os lideres políticos e religiosos observe as atitudes que faltou em Saul, para não perderem seus cargos de forma tanto trágica com o rei Saul.

Att. Shirley Costa

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades