Notícias

06
Mar/20

Politica: Época dos Juízes - Débora

Por Shirley Costa

Débora foi uma líder destacada em Israel em uma época que o povo fazia o parecia ser certo aos seus próprios olho Jz 17;6 e Jz 21;25. Foi juíza e profetisa, liderou o povo na guerra contra o rei de Canaã em um tempo não era normal uma mulher ser líder, normalmente quem tinha o poder militar era quem mandava, mas Deus escolheu uma mulher de uma grande fé, uma mulher que estava disposta a segui lo em obediência.

Foi líder sábia, decidida, corajosa, inspiradora e ouvia a voz de Deus, seu nome em hebraico é Devorah , significado revela muito de seu caráter, devorar significa abelha, um pequeno inseto que tem poder para causar grandes danos aos seus inimigos ao mesmo tempo em que trabalha em conjunto para a união e prosperidade de toda uma colmeia.

Ela liderou o povo quando a nação enfrentou uma crise de ressurgimento do poder cananeu na época dos juízes, era um período complicado, onde as pessoas faziam tudo o que queriam. Nessa época, o sacerdócio não funcionava e também não havia reis dominando sobre o povo, a fraqueza e a covardia que caracterizava os homens naqueles dias.

Apesar de Débora ser considerada uma juíza comum, ou seja, de causa ordinária e não militar, ela ficou marcada por ser a pessoa que foi capaz de resolver o problema de fragmentação das tribos de Israel, reagrupando-os.



É interessante observar que não evidencia bíblica que Debora tinha usurpado a autoridade masculina, e triste dizer mais a situação espiritual de Israel era extremamente lamentável que Deus envergonhou uma nação daqueles dias depositando mas mãos de uma mulher um alto cargo de liderança. Liderança não vem da força física nem da intimidação, o bom líder recebe sabedoria de Deus para liderar, não tenta ser o melhor em tudo, impedindo outros de exercer seus dons.

Um bom líder reconhece os talentos de cada um, motiva a fazer um bom trabalho, saber delegar responsabilidades de maneira sábia, não se sente ameaçado pelos talentos dos outros porque sabe que liderar não é “mandar”, não é uma questão de Poder... Líder dar o exemplo, Débora mostrou com suas ações que acreditava, arriscando sua vida, ninguém gosta de seguir um hipócrita um líder vive aquilo que fala.

Débora, pelo pouco que conhecemos sobre sua história, foi inspiração de intimidade com Deus, sabedoria, fé e coragem. …até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel.” Juízes 5:7.

Att Shirley Costa

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades