Notícias

10
Jan/20

Comando de Policiamento da Região Oeste divulga balanço de ações em 2019

O Comando de Policiamento da Região Oeste fez o balanço do ano de 2019, comparando com 2018, das ações realizadas e índices de criminalidade na RISP Oeste, trazendo à sociedade o resultado dos trabalhos prestados pelas unidades operacionais que compõem o orgânico, nos municípios que integram a área de atuação deste comando.

O Comando de Policiamento da Região Oeste - CPR-O, com sede em Barreiras, é o responsável pela Região Integrada de Segurança Pública – RISP Oeste, que é composta por três sub-áreas denominadas AISP – Área Integradas de Segurança Pública, 08 Unidades Operacionais e 01 de Policiamento Tático.

O CPR-O tem sob seu comando unidades operacionais, as Companhias Independentes e de Policiamento Tático, que atuam em 37 municípios do Oeste e Médio São Francisco, prestando o serviço de segurança pública a uma população de 1 milhão de habitantes, numa extensão territorial de 148 mil km².

As ações desenvolvidas pelas Unidades Operacionais trazem dados da nossa produtividade englobando o serviço ordinário e o extraordinário em todo ano de 2019, números que demonstram resultados positivos de tudo que produzimos em prol da sociedade oestina.

Foram conduzidas à Delegacia de Polícia, 4.010 pessoas; foram realizadas 1.727 prisões em flagrante delito; foram lavrados, em decorrência de nossas ações, 805 TCO – Termo circunstanciados; apreendidas 408 armas de fogo e 503 ocorrências de apreensão de drogas.

No comparativo dos anos de 2018 e 19, foi alcançado um bom desempenho na RISP Oeste que reduziu em 11,4% o número de ocorrências de CVLI em 2019.

A AISP 30 Barreiras, que é composta pelas a 83ª, 84ª, 85ª e 86ª CIPM, teve a maior redução do CLVI no comparativo dos anos 18/19, tendo 30% a menos.

A AISP 31 Bom Jesus da Lapa, que é composta pelas 4ª, 28ª e 38ª CIPM, apresentou um aumento de 11%, no comparativo dos anos 18/19.

A AISP 49 Santa Maria da Vitória, que é composta somente pela 30ª CIPM, também apresentou aumento no comparativo de 18/19, foram registrados mais 27% nas ocorrências de CVLI.

Consideram-se os dados positivos almejados em decorrência às ações rotineiras quanto das demais operações extraordinárias: Pacto pela Vida, Varredura, Saturação, Divisa Segura, LEM em Paz, Paz no Trânsito, Distrito, Dois Irmãos, Intensificação, Safra, Buriti, dentre outros.

O planejamento constante de nossas ações, sempre mensurando os resultados obtidos em todas operações, alinhado com o serviço de inteligência, com os prévios levantamentos de área e identificação da mancha criminal, nos possibilita melhor aplicação do policiamento nos locais considerados críticos e vem mostrando bons resultados, pois, em duas AISPs, onde houve picos dos índices de CVLI, já apresentou uma tendência de queda no segundo semestre de 2019.

Apesar de acréscimos dos índices criminais serem contabilizados, a RISP Oeste apresenta bons indicadores de redução de violência, a prova disto é que há 06 semestres consecutivos os Policiais Militares de nossa região são premiados pelo atingimento da meta de redução de CVLI do Programa Pacto pela Vida.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades