Notícias

08
Out/19

Cresce número de eleitores para Conselheiros Tutelares em toda a Bahia


Em Luís Eduardo Magalhães o vereador Luciano Santos (PSC), foi detido por estar causando tumulto na área de votação. Foto divulgação

No último domingo, 06, aconteceram as eleições para Conselheiros Tutelares em todo o Brasil e, este ano, o que ficou marcado foi o crescimento do número de votantes. Na Bahia, a cidade de Seabra, localizada na Chapada Diamantina, triplicou seu número de votos. Na capital do Estado este número foi 50% maior. Já em Luís Eduardo Magalhães, situada no oeste baiano, este número dobrou.

A eleição dos conselheiros tutelares de Salvador foi apertada em algumas zonas. No total, 32 mil pessoas foram às urnas para eleger os candidatos, cinco para cada um dos 18 Conselhos Tutelares de Salvador. As 380 urnas eletrônicas foram distribuídas em 74 pontos da cidade.

Segundo o presidente da comissão organizadora, Renildo Barbosa, a participação popular cresceu. Na comparação com a última eleição, o público votante foi 50% maior. A lista provisória com os nomes dos candidatos eleitos será publicada no Diário Oficial do Município até essa quinta-feira (10). Depois disso, candidatos e instituições terão até 48h para se manifestar sobre impugnação.

Em Seabra a boa articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMDA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fizeram o número de votantes triplicar. “Na eleição passada nós tivemos proporcionalmente cerca de 30% dos votos que foram apurados este ano. O Centro Educacional de Seabra, local onde ocorreu a votação, ficou parecendo dia de eleição pra prefeito”, comemorou Eduardo Vila Verde, Secretário de Assistência Social de Seabra.

Já em Luís Eduardo Magalhães foram apurados 4.187 votos, o que superou, e muito, os quase 2.000 votos apurados na última eleição. A votação aconteceu na Escola Municipal José Cardoso de Lima e 23 candidatos pré-selecionados concorrem às cinco vagas de conselheiros. Foram eleitos:Luzia Soares (367 votos), Shirley Bernardes (351 votos), Veruzia (326 votos), Wélica Guedes (303 votos) e Neuma Aguiar (278 votos).

Vereador é detido em LEM - A eleição em Luís Eduardo Magalhães também marcada pela detenção do Vereador Luciano Santos (PSC), que faz parte da base do prefeito Oziel Oliveira (PTB). O Vereador foi conduzido pela Polícia Militar por estar causando tumulto no ambiente de votação, após ser denunciado por um candidato. Segundo o denunciante o vereador Luciano estaria votando pelo aplicativo e-Título.

Fonte:VEJA POLÍTICA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades