Notícias

12
Ago/19

“Adab é uma jovem instituição que precisa ser melhor cuidada”, critica Paulo Câmara

Membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) registrou, hoje, os 20 anos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), comemorados neste ano, e criticou as condições pelas quais passa o órgão. “A Adab é uma jovem de 20 anos que precisa ser melhor cuidada, melhor gerida. Ao órgão falta reestruturação do seu quadro técnico e dos cargos de confiança, ampliação do número de servidores para melhor atender ao estado, sobretudo nas fronteiras, que estão bem desprotegidas, além de condições mínimas para atuar nos postos fiscais”, criticou Paulo Câmara.

No dia 13 de junho, o deputado promoveu um amplo debate na AL-BA para tratar das condições em que se encontra a Adab, com a presença de dezenas de representantes de entidades do setor, como a Associação dos Fiscais Agropecuários da Bahia (AFA-BA); a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb); a Federação Nacional dos Servidores de Fiscalização Agropecuária (Unafa); a Superintendência Federal de Agricultura (SFA), entre outras, além de fiscais da própria Adab.

Na ocasião, diversos problemas foram apresentados pelos representantes do setor, entre eles, a perda de representatividade nacional - antes a Adab era uma referência no Brasil, hoje ocupa a penúltima posição.

“Ao mesmo tempo em que o setor que representa mais de 23,5% do PIB do estado cresce de maneira exponencial, quem devia acompanhar e fiscalizar, decresce. Ou seja, não está tendo a devida atenção do Governo do Estado. Ou se toma uma providência enérgica para fortalecer a Adab ou então o estado pode sofrer sérios prejuízos caso seja atingido por pragas e venha a afetar toda a cadeia produtiva, com desemprego, empobrecimento regional, falta de credibilidade e confiança”, disse.

Exporural - A Adab está participando da Exporural 2019, que também está na sua 20ª edição este ano. A feira agropecuária começou no sábado (10) e segue até o próximo domingo (18), no Parque de Exposições, em Salvador.

Fonte:Assessoria de Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades