Notícias

18
Mai/19

Movimento comemora aniversário e pede "poucos anos de vida para o lixão de LEM









Na noite de ontem sexta-feira, 17, pouco depois das 17h, moradores do bairro Parque São José, e de outros bairros vizinhos, se reuniram para comemorar, na Arena São José, um ano de existência e resistência do "movimento Fora Lixão".

Em um ano de existência o movimento conseguiu chamar a atenção do gestor municipal para a problemática que é ter um lixão a poucos metros de casa e do centro da cidade.

O movimento chegou a fechar por aproximadamente quatro dias, a entrada do lixão fazendo com que toneladas de lixos não fossem depositadas no local e ganhar assim repercussão da mídia local, estadual e até nacional.

"Eu queria deixar bem claro com relação a alguns comentários sobre a nossa comemoração de um ano de existência e resistência do movimento, pois nos chamaram até de loucos. É motivo sim de comemorarmos, pois Luís Eduardo Magalhães com 19 anos de emancipação política tem um lixão no centro da cidade... outros movimento que aí surgiram ao longo desses anos se enfraqueceu. O movimento está comemorando um ano de existência, porém de tristeza ao mesmo tempo por que se estamos comemorando é por que ainda existe esse problema: um lixão no centro da cidade. A cada dia que passa estamos mais forte com o apoio da população", disse Adriano um dos integrantes do movimento.

Durante a reunião moradores poderam dar ideias e colocar o seu ponto de vista sobre a gestão atual, sobre o lixão, e sobre o "movimento Fora Lixão".

"Sempre deixo bem claro onde vou ou dou alguma entrevista, esse movimento é apolítico, apesar que muitos por aí terem dito que nosso movimento se tornou palco político. Independente de prefeito A ou B vamos continuar cobrando o que é de direito de todos nós", discussou Gerdson para os moradores presentes.

O movimento em todas as reuniões e manifestos pedem o cumprimento da lei 12, 305/2010 que proíbe lixão a céu aberto em todo território nacional. O movimento ainda continua conseguir junto a Câmara de Vereadores do município uma audiência pública para tratar sobre o assunto.

Após a reunião, os moradores cantaram os parabéns com um pequeno bolo para pedir poucos anos de "vida" do lixão no centro de LEM.

Fonte: Reportagem de Weslei SantosBlog do SigiVilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades