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20
Dez/18

Empresa pioneira de LEM promove inovações no setor imobiliário por meio de programa do Sebrae

Por meio do ALI, o beneficiário saberá como implantar práticas inovadoras em produtos (bens ou serviços), processo, marketing e método organizacional


Pesquisa para ouvir os corretores parceiros

Em 1982 a família Ferreira & Carvalho começou a atuar com a venda de lotes no então distrito de Mimoso do Oeste, atual cidade de Luís Eduardo Magalhães. O trabalho se consolidou com a criação da imobiliária Terramac Empreendimentos Ltda, fundada em 2004, e que é gerida pela família desde então. 

Com o crescimento do negócio, os empresários buscaram com a parceria do Sebrae, através do Programa ALI, se destacar ainda mais no mercado de vendas e comercialização de imóveis na região. “Posso dizer que todas as ações feitas por meio do ALI vêm gerando muitas mudanças positivas na gestão e no dia a dia do nosso empreendimento”, pontuou o sócio e diretor comercial da empresa, Marcus Vinícius.

Tatiana Nascimento, agente do programa que atende a empresa, conta que através do acompanhamento e das consultorias realizadas os empresários conseguiram organizar de forma eficiente o negócio. “Através da metodologia proposta pelo programa identificamos algumas necessidades para que isso acontecesse, e com isso, planejamos diversas ações, contando inicialmente com a participação proativa da empresa no Empretec e com o compartilhamento das lições aprendidas e aplicação das ferramentas na rotina diária da empresa".

A partir dessa ferramenta que lapida o comportamento empreendedor outras ações foram realizadas pela empresa, tais como, a elaboração e a exposição dos norteadores estratégicos, a implementação de solução complementar, a pesquisa de clima organizacional e de mercado com os corretores que inclusive orientou a empresa na tomada de decisões e impulsionou a mudança de estratégias, a implantação do PPRA/ PCMSO, a utilização de drones para mapear os loteamentos, a criação de layout com um ambiente diferenciado para melhor atender os seus clientes, a participação em curso de formação em coaching e nos cursos do Sebrae para capacitação da equipe, dentre outras. 

Ainda, de acordo com Tatiana, foram realizadas também as consultorias de pedido de registro de marca para garantir a segurança do ativo mais importante da empresa e a preparação para certificação ISO 9001 a fim de atender os requisitos da norma com excelência, por meio do Sebraetec. Recentemente, a empresa finalizou a segunda consultoria e as expectativas foram superadas com os resultados obtidos por meio da inovação em processo. 

Jaqueline Miguez, consultora do Sebrae que acompanhou a empresa diz que "a Terramac é uma empresa de atuação responsável e competente, com infraestrutura (instalações) nova e moderna, além de tratar com respeito e empatia as parcerias que estabelece. Somando a esse contexto, a consultoria de preparação para a ISO 9001 foi importante para tornar mais claros os processos, introduzir ferramentas para estruturar ações coerentes com os objetivos estratégicos, e incorporar, mais fortemente, a reestruturação de controles e a padronização de procedimentos e formulários de ações da rotina. Acredito que o resultado mais significativo foi o de promover aos colaboradores a visão sistêmica sobre os processos da empresa, ampliando a comunicação em prol do resultado e a aproximação na relação com corretores parceiros”.

Agora, através de parcerias estratégicas, a Terramac está buscando alcançar novos mercados por meio do conceito built to suit e do desenvolvimento de uma startup para o mercado imobiliário, a partir da criação e validação de um modelo de negócios escalável formatado no Canvas (elaborado em grande escala numa gráfica). Além de promover o desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães desde a sua fundação, o propósito da empresa com essas inovações é projetar diariamente o seu futuro.


Ferramenta utilizada para o planejamento estratégico do startup

O programa

A participação do empresário no programa ALI é gratuita. O objetivo da ação é promover a inovação dentro das micro e pequenas empresas. Por meio dessa iniciativa, o beneficiário saberá como implantar práticas inovadoras em produtos (bens ou serviços), processo, marketing e método organizacional.

Agentes com perfil multidisciplinar visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio atendido, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e financeiro, estrutural, de produtos, serviços e processos produtivos.

Os Agentes Locais de Inovação são bolsistas do CNPq, capacitados pelo Sebrae. Todos eles são graduados e possuem formação específica no tema inovação.

“O ALI contribui para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas, por meio da difusão de informações sobre possibilidades de inovação e de acordo com as características de cada empreendimento. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado”, destaca o Gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Sebrae que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, centro, Barreiras – BA ou pelo telefone (77) 3611.3013.    

Fonte:Luciane Souza/Agência Sebrae de Notícias Bahia
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