Notícias

30
Nov/18

SPRLEM oferece curso Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade

O curso Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade ofertado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM reuniu de 19 a 23 de novembro profissionais da área para capacitação e conscientização desses trabalhadores.
A segurança das instalações e serviços elétricos é regido pela norma regulamentadora NR10, que explica as exigências protetivas dos trabalhadores, instalações e consumidores de energia elétrica.

Durante os dias de capacitação foram vistos os temas: manutenção e instalações elétricas sobre os riscos da função, a importância do uso de EPIs, uso de ferramentas apropriadas da profissão, o uso de dispositivos de segurança como o disjuntor termomagnético, interruptor diferencial residual e dispositivos de proteção contra surtos.
Além das aulas teóricas, aconteceram nas instalações do SPRLEM, aulas práticas para análise preliminares de riscos, criação de procedimentos operacionais padrão, planos de ações e técnicas de primeiros socorros. Para o desenvolvimento do curso houve também a parceria com a Fazenda Joha, onde foram realizadas aulas práticas, sendo possível aplicar no campo os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.



Na visita técnica a fazenda produtora de café, foi trabalhado o conhecimento adquirido, aplicando a pedagogia técnica recomendada pelo SENAR, Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV, onde os treinandos trazem seus conhecimentos adquiridos pelo tempo para dentro do curso.
De acordo com instrutor do SENAR, Erick Amorim, essa semana de treinamento foi uma experiência ímpar.
“Esta é a minha primeira vez nesta região, gostei muito de tudo que pude ver aqui e fico feliz com a interação e o interesse desses profissionais que estiveram comigo durante esta semana. Trazer esse treinamento para o Oeste da Bahia através do SPRLEM e poder conhecer uma cultura mista de vários povos vindos de vários cantos do Brasil foi muito bom. Com certeza esse curso ajudará bastante as empresas a se adequarem as exigências do Ministério do Trabalho e principalmente a diminuir os acidentes em riscos com instalações elétricas na região”, afirmou o instrutor.

Fonte:  ASCOM – SPRLEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades