Notícias

21
Nov/18

Barreiras sedia 1º Encontro da Cadeia do Leite do Oeste da Bahia



Durante a quarta-feira (21) e a quinta-feira (22), técnicos, produtores, professores e estudantes universitários se reúnem no auditório do Hotel Solar das Mangueiras para trocar ideias, experiências e debater sobre a cadeia do leite no Oeste Baiano. O encontro é uma realização da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) em parceria com a empresa de consultoria em agronegócios (Cirio). A abertura, realizada na manhã de quarta-feira contou com a presença do secretário de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio de Barreiras, José Marques que falou da importância das discussões sobre o tema.

“O 1° encontro da Cadeia do Leite do Oeste da Bahia assume uma grande importância para região por ser uma cadeia produtiva extremamente relevante no que tange a economia local. Aqui, as condições edafoclimáticas são bastantes favoráveis ao desenvolvimento desta cadeia. Barreiras por sua vez, assume um grande papel ao sediar este evento cujo objetivo é discutir os entraves e os potenciais que a Cadeia do Leite possui aqui no Oeste, enfatizando o melhoramento genético do rebanho local, melhora na alimentação do rebanho, gerenciamento das propriedades, aumento da produtividade e em consequência, aumento dos ganhos na produção”, disse o secretário.

A palestra que abriu as discussões ficou por conta do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Aldo Stock que falou sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Brasil como fator de geração de emprego e renda. Na sequência, o presidente da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, Francisco Peltier abordou a questão do desenvolvimento da Bahia.  Já a produção leiteira do Oeste foi o tema da sequência, com o superintendente de agricultura familiar, Marcelo Matos.



Os debates se estendem até a quinta-feira (22), com mesas redondas, palestras e formatação de um documento sobre a cadeia leiteira regional, com indicações para o seu impulsionamento. Na sexta-feira (23), o setor da agropecuária volta as atenções para o início da Feira Oeste Genética, que em sua sexta-edição aborda o tema Novas Tecnologias para a Pecuária, a abertura será às 8h30min no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e se estende até o domingo (25), com ampla programação que prevê eventos técnicos e leilões.

Fonte: Dircom/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades