Notícias

26
Out/18

Chefe do cartório eleitoral de LEM tira dúvidas sobre eleições do 2º turno

O Blog do Sigi Vilares entrevistou no início da tarde desta sexta-feira (26), o chefe de cartório eleitoral de Luís Eduardo Magalhães, Edilson Santos, para falar sobre as eleições do 2° turno do próximo domingo (28). Desde a última quarta-feira vem sendo realizado o processo de lacração e teste das urnas eletrônicas para verificar se não há problemas.

Pelo menos 162 urnas e uma para justificação vão ser utilizada neste segundo turno no município. Segundo o chefe do cartório, a cidade conta com aproximadamente 54 mil eleitores. No primeiro turno, apenas 41 mil votaram e houve 12 abstenções. Na sua avaliação, para este segundo turno o número de eleitores pode diminuir e as abstenções aumentarem.

Para o cidadão que for justificar o voto pode fazer em qualquer colégio, porém se o eleitor quiser agilidade ele deve se dirigir a escola José Cardoso de Lima, no centro e Odori Tollazi. Questionado pela nossa reportagem como procede com os votos já realizados se uma urna eletrônica apresentar problemas durante a eleição, o chefe do cartório eleitoral informou que já há uma outra urna disponível para a troca chamada contingente. Com relação aos votos já computados não há problemas, pois ele fica gravado em um cartão e pen drive e já é colocado na nova urna sem alterar os números. Já os mesários serão os mesmos 656 que trabalharam no primeiro turno e que no domingo devem estar as 7h no local de votação. Estes mesários terão seis dias de folga na empresa em que trabalham, dois dias pela eleição do primeiro turno, dois dias do segundo turno e dois dias pelo treinamento.

Gestantes, cadeirantes, idosos com mais de 80 anos, policiais militares, civil, GCM, SAMU, bombeiros, SUTRANS, médicos e enfermeiros do município terão preferência. Aqueles que estiverem fazendo a chamada “boca de urna”, jogando "santinhos" na rua podem ser presos e vão responder na justiça.

Está liberado o uso de camisa do candidato, porém fica proibido aglomerações de pessoas com camisa do mesmo candidato que serão coibidos pela Polícia Militar. Bebidas alcoólicas também estão proibidas na noite do sábado a partir das 23h até as 22h do domingo. Não pode comercializar ou expor na prateleira.

Quem não compareceu às urnas no primeiro turno pode tranquilamente votar neste segundo turno e depois terá que pagar a multa de R$ 3,50. Para você cidadão exercer o seu direito de votar deverá estar em mãos com documentos de identificação com foto como carteira de habilitação, carteira de trabalho, o E-título ou até mesmo o título eleitoral que não é obrigatório.

14 ônibus vai garantir os cidadãos que moram em bairros distantes a irem votar no próximo domingo, que moram na cidade e votam na zona rural e os que moram na zona rural e votam na cidade. Eles farão ao menos quatros roteiros a partir das 7h30. Edilson ainda falou sobre as chamadas “fake news e que se houver algum problema na urna eletrônica como digitar o número de um candidato e não aparecer a foto, o cidadão não pode apertar a tecla confirmar. O eleitor deve de imediato acionar o presidente da seção.

O deficiente visual, idoso, pessoas com Parkinson, pode votar acompanhado através de documentos apresentados, apenas o analfabeto terá que votar sozinho.

Fonte: Reportagem de Weslei SantosBlog do Sigivilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades