Notícias

29
Ago/18

Em assembleia, bancários da Bahia aprovam propostas



Em uma assembleia bastante concorrida, os bancários da base do Sindicato da Bahia aprovaram as propostas da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Banco do Brasil, Caixa e BNB. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira (29/08), no Ginásio de Esporte, ladeira dos Aflitos. 

Além da manutenção da CCT – o fim da ultratividade colocou em risco os direitos garantidos nacionalmente por 26 anos da Convenção Coletiva de Trabalho –, a categoria garantiu reajuste salarial de 5% em 2018, com aumento real de 1,18%. 



O acordo bianual prevê ainda, para 2019, a reposição da inflação (INPC) mais 1% de ganho real para salários e demais verbas. Vale lembrar que em diversas mesas de negociação da campanha, os bancos sugeriram excluir direitos da CCT, com supressão ou alteração de cláusulas. Mas, o Comando Nacional dos Bancários resistiu, pressionou e mudou o jogo, com garantia de avanços. 


 

O presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, lembrou que, diante da conjuntura, o acordo foi favorável aos bancários. "Garantimos a Convenção que protege 500 mil trabalhadores e é uma referência mundial, além de reajuste com aumento real nos bancos públicos e privados. Reforçou ainda que o país passa por um momento delicado na política e na economia. Portanto, a luta da categoria não está desconectada com o que acontece no Brasil. A nossa decisão foi acertada". 

Os bancários ainda aprovaram uma moção de repúdio contra as resoluções da CGPAR, que ameaçam a sustentabilidade dos planos de saúde das estatais. 

Fonte:Bancários Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades