Notícias

22
Ago/18

H1N1 é tema de palestra para acadêmicos de Medicina, na FASB



Entre 2009 e 2010 quase nove mil pessoas morreram, em 207 países, acometidas por uma doença causada pela mutação do vírus Influenza A, que deu origem ao subtipo H1N1, conhecido popularmente por gripe suína. O surto, que começou no México, atingiu o Brasil em um curto espaço de tempo, por meio das viagens aéreas. Para debater esse tema tão relevante, a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUE), do curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), convidou o Dr. Luciano Argôlo Reale, médico especialista em Infectologia, para uma palestra no auditório João Altivo Bergamo, na noite desta segunda-feira (20).

“A dificuldade de se controlar essa doença está na forma de contágio, através do contato, mas as maneiras de prevenir são muito simples, com a higiene pessoal adequada, mãos sempre limpas, evitar levar a mão à boca e aos olhos após contato com qualquer material e, a vacinação dos grupos que estão mais suscetíveis”, explicou o palestrante. “Existem vários subtipos do vírus, tanto que as vacinas mudam todos os anos. Os laboratórios, espalhados pelo mundo, coletam os novos tipos, frutos de mutações, e vão produzindo vacinas no início dos períodos em que o vírus costuma se proliferar com mais facilidade”, disse o médico.

A estudante Lauren Virgília, do 2º semestre de Medicina, avaliou o evento positivamente. “Gostei muito da palestra. Esse conteúdo é muito importante para minha formação porque vamos lidar, no dia a dia, com pacientes acometidos pelos vírus. Até aquilo que não consegui entender agora, devido ao fato de estar ainda no segundo semestre, vai servir de base para quando eu chegar em semestres posteriores, quando vamos estudar a Influenza com mais detalhamento”, refletiu.



Vitor Aragão Rodrigues, do 4º semestre, fez uma análise do aproveitamento da palestra e da performance do palestrante. “A palestra foi extremamente positiva principalmente pelo fato de congregar toda a comunidade acadêmica para tratar de um tema tão importante para a sociedade. O palestrante é excelente, profissional renomado, muito objetivo e didático”, resumiu.

Vestibular – Estão abertas, até 15 de outubro, as inscrições para o Vestibular de Medicina 2019 da FASB. Os interessados devem buscar mais informações no endereço virtual medicina.fasb.edu.br ou pelo telefone (77) 3613 8800. As provas serão realizadas em 21 de outubro de 2018. Se medicina é a sua escolha, a FASB é o seu lugar!

Fonte:Araticum Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades