Notícias

10
Ago/18

CONSEG/LEM se reúne com autoridades para debater segurança no município



A diretoria e membros do Conselho Comunitário de Segurança de Luís Eduardo Magalhães se reuniram na noite de ontem, quinta-feira (9), com o Prefeito Oziel Oliveira, o Presidente da Câmara de Vereadores Reinildo Nery e o Capitão da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Capitão Giovanni. Em pauta, questões relacionadas à segurança no município.

Uma das principais reivindicações do Conseg é o aperfeiçoamento do sistema de vídeo monitoramento que vai proporcionar mais segurança à população. Atualmente o município conta com um sistema que foi desenvolvido especialmente para atender a rede escolar, mas que também está auxiliando as forças de segurança na apuração de crimes.

Na ocasião, o prefeito explicou que o sistema era alugado por um preço altíssimo, cerca de 200 mil reais por mês e que durante os seus primeiros meses de mandato fez questão de renegociar o contrato, resultando na compra do sistema que até o final do ano passará a ser integralmente do município. Ao todo, além da central de monitoramento, o sistema conta com mais de 500 câmeras instaladas.



O prefeito explicou também que está fazendo uma parceria com o Governo do Estado para a aquisição de câmeras modernas, com capacidade de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, que poderão ser instaladas principalmente nas vias de acesso (entradas e saídas) do município, fazendo assim uma espécie de “anel de monitoramento”, evitando a entrada ou saída de veículos envolvidos em ação criminosa.

A intenção do Conseg é que haja uma integração entre as câmeras adquiridas pelo poder público e câmeras da iniciativa privada, ou seja, qualquer pessoa que tenha interesse em contribuir com a segurança poderá, atendendo requisitos que serão pré-estabelecidos, instalar câmeras de segurança para ajudar a monitorar as vias e logradouros públicos no município, em contrapartida, o município poderá conceder algum benefício à essas pessoas. Uma cópia do projeto de lei que trata do tema foi entregue ao prefeito e ao presidente da Câmara para que analisem a possibilidade de convertê-lo em lei.

O presidente do Conseg, Renato Palma, juntamente com o presidente da Aciagri e diretor do Conseg, Adilson Campos e os demais membros também cobraram do prefeito um cronograma de execuções para que o processo de vídeo monitoramento se torne uma realidade mais presente na comunidade, dando assim resultados eficazes e ajudando a diminuir os índices de criminalidade.

O Secretário de Ordem Pública, Segurança e Trânsito, Daniel Álvarez apresentou um relatório sobre a diminuição do número de homicídios nos últimos 03 anos, segundo ele, fruto do empenho do município e das forças de segurança. Ele apresentou ainda um relatório com os investimentos em viaturas, uniformes e outros equipamentos para a Guarda Municipal e demais forças de segurança que atuam no município.

Além das autoridades acima mencionadas, presidentes de associações e outras lideranças comunitárias participaram da reunião.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades