Notícias

25
Jul/18

Parceria entre Prefeitura de Barreiras, Instituto Aiba, Inema e Fundação Solidariedad resulta na doação de equipamentos para Escola Municipal

 

Manhã de festa para os 265 estudantes da Escola Municipal Antônio Machado, na comunidade de Vau do Teiú, localizado a 40 km da sede de Barreiras. Nesta terça-feira (24), os estudantes, professores e a direção da unidade escolar, situada no perímetro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, receberam a visita do prefeito Zito Babosa, dos secretários de Educação, Cátia Alencar, Meio Ambiente, Demósthenes Junior e da diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Alessandra Chaves e do vereador Otoniel Teixeira.

O motivo da ida até a escola foi a entrega de equipamentos doados para a unidade como parte das ações do Plano de Manejo da APA da Bacia do Rio de Janeiro, uma parceria entre o Instituto Aiba e a Fundação Solidariedad, que contempla instituições inseridas naquela área de abrangência – dentro da unidade de conservação de gestão do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (SEMA). A escola recebeu um retroprojetor, uma tela retrátil, uma câmera digital, um notebook, uma impressora multifuncional, uma caixa de som amplificadora, oito cadeiras e duas mesas.

“Toda parceria que traz benefícios para a comunidade e para a escola é bem vista pela gestão pública municipal. Estes equipamentos serão utilizados no desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, na melhoria das aulas e na possibilidade da própria comunidade utilizar a escola para outros fins, como reuniões da associação e atividades de outras secretarias. A gestão agradece a Aiba, reconhecendo o esforço que tem sido feito para a melhoria das comunidades rurais”, pontuou a secretária Cátia Alencar.

Plano de Manejo -  A elaboração do Plano de Manejo da APA do Rio de Janeiro consiste no cumprimento de etapas como diagnóstico, zoneamento econômico/ecológico e planejamento de ações voltadas para as comunidades locais. A responsabilidade é do Instituto Aiba, com recursos da Fundação Solidariedad e conta com um conselho gestor, onde a Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras é membro titular.

A APA da Bacia do Rio de Janeiro é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que tem como objetivo ordenar e disciplinar as atividades humana, proteger a diversidade biológica, valorizar as belezas naturais e incentivar o turismo ecológico. Essa área ambiental ocupa aproximadamente 350 mil hectares.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades