Notícias

04
Jul/18

Futuros Técnicos em Agronegócio polo LEMvisitam fazenda com produção de fruticultura









Os alunos da turma 2018.1 do curso Técnico em Agronegócio, polo de Ensino de Luís Eduardo Magalhães visitaram no último sábado, 30, a Fazenda Canto do Rio, propriedade rural com produção direcionada para a fruticultura do proprietário Todd Kenneth Topp.

A visita de campo faz parte da disciplina Técnicas de produção Vegetal, ministrada pelo professor Manoel Capelão, que objetiva aos futuros técnicos conhecerem e compreenderem as atividades práticas desenvolvidas numa propriedade rural com produção direcionada para a fruticultura.

Os futuros técnicos em agronegócio conheceram in loco as atividades desenvolvidas numa propriedade rural com atividade de fruticultura, a importância das atividades para o bom desenvolvimento da área, os critérios técnicos para a escolha (seleção) de variedades/cultivares da cultura frutífera na fazenda, entender sobre o solo e recomendações de adubações, suas formulações (NPK, Calcário e Gesso) e a importância de cada um dos macros e micronutrientes para o bom desenvolvimento da cultura em suas diferentes fases; a época e tipo de colheita (manual, mecanizada ou ambas), armazenamento, embalagens pós colheita, transporte, classificação, fisiologia pós-colheita e sazonalidade da produção e do consumo; o retorno econômico, mercado consumidor; e conhecer o controle de doenças e pragas associadas a cultura abordada.

De acordo com o instrutor Manoel, os alunos foram recepcionados pela equipe da fazenda e em seguida todos acompanharam passo a passo a produção do mamão, onde foram apresentados os tratos culturais, como o preparo de solo, adubação, plantio, espaçamento, colheita, seleção dos frutos na planta. Após a apresentação, todos conheceram o packing house e o processo de seleção das frutas (mamão) para atender o mercado tipo exportação.

Além do processo de produção de mamão os alunos visitaram também na Fazenda Canto do Rio, a cultura do café, onde o instrutor falou sobre a cafeicultura, implantação da lavoura, tratos culturais, mostrando como produzir café de qualidade, o café de exportação.

De acordo com a aluna, Hyanka Walleska dos Santos, as aulas práticas são de suma importância para os alunos, pois através destas aulas todos serão capazes de realizarem com mais exatidão e eficiência os conhecimentos teóricos adquiridos em sala.

“A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área. Além de fixar melhor o conteúdo, despertando a curiosidade e o interesse. Podemos observar que em campo os alunos são mais participativos, esperamos que durante o curso aulas como essa possam ser repetidas. Um fator muito importante na visita técnica também é a maneira como somos recebidos pela a equipe das fazendas, profissionais extremamente educados, e dispostos a passarem seus conhecimentos e esclarecerem todas as dúvidas geradas”, ressaltou Hyanka.

Fonte:ASCOM/SPRLEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades