Notícias

03
Abr/18

Sebrae realiza oficina de gestão em inovação no Oeste da Bahia

Capacitação foi desenvolvida baseada na experiência de empresas consideradas como as mais inovadoras do mundo

Barreiras - Direcionada a líderes e profissionais envolvidos com atividades de inovação em empresas participantes do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), o Sebrae realiza nos próximos dias 4 e 5 de abril em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (LEM), respectivamente, a oficina “Gestão da Inovação – partida Join (Jogo da Inovação)”.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae. O evento acontece das 19h às 22h nas Unidades Integradas do Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Barreiras e LEM.

O Join é uma tecnologia de gestão com foco na estruturação das atividades de inovação e foi desenvolvido pelo IEL Bahia ao longo de três anos com pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, baseado na experiência de empresas consideradas como as mais inovadoras do mundo.

O conteúdo da oficina abrange conceitos, boas práticas, ferramentas e jogos empresariais. Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, diz que a oficina é uma oportunidade para o desenvolvimento de competências em gestão da inovação, ampliação de networking, construção de parcerias e geração de ideias inovadoras.

Emerson explica ainda que a tecnologia Join é um conjunto de ações que ajudará a empresa a impulsionar seu negócio, colocando no mercado produtos e serviços de maior valor. “Com formato dinâmico e eficiente, o Join facilita a incorporação e a sistematização da atividade de inovação nas empresas”, pontuou.

Ao todo, a tecnologia articula temas atuais, como Inovação Aberta, Design Thinking, Modelagem de Negócios e Mentalidade Lean, disponibilizando aos empresários um pacote de conteúdos atuais que agrega boas práticas, visitas técnicas, oficinas, jogos de inovação e ferramentas digitais e presenciais de gestão para sensibilizar e estimular a colaboração e a criatividade na empresa.

Com mais de 40 empresas baianas atendidas, o Join apresenta seus conceitos e fundamentos de um jeito simples, lúdico e objetivo fazendo uma analogia com o futebol: na defesa, são abordados os riscos da inovação, evitando-se que oportunidades virem gol contra. No meio de campo, o foco é a melhoria do processo de gestão da inovação, facilitando que boas ideias se transformem em inovações de forma rápida e eficiente. E no ataque, a empresa é orientada a criar e aproveitar mais oportunidades.

O projeto integra esforços de atendimento empresarial dos Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) nos estados, apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É um que tem ainda a parceria da Ufba e da Fapesb.

A oficina será apresentada durante o evento Café com Ali, que é uma realização do Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações podem ser obtidas na unidade regional do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Centro ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte:Luciane Souza/Agência Sebrae de Notícias Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades