Notícias

26
Mar/18

Barreiras sedia Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social









Na manhã desta segunda-feira, 26, Barreiras sediou a abertura da Reunião Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) com os Conselhos Municipais dos 4 territórios que compreendem o Oeste Baiano. Durante dois dias, 26 e 27, os 14 municípios do território da Bacia do Rio Grande, 11 municípios da Bacia do Rio Corrente, 09 municípios da Bacia do Paramirim e 16 municípios da Bacia do Velho Chico, vão discutir os desafios, organização, controle e plano de ação e aplicação de 2018.

A abertura do encontro, realizada no auditório Dom Ricardo Werberberger no IFBA, contou com a participação de conselheiros e secretários municipais. Compuseram a mesa inicial da reunião o vice presidente do CEAS, Rodrigo Alves; a Secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras, Marilia Machado; o Conselheiro Estadual Mailson Pereira representando os trabalhadores do SUAS; o Conselheiro Estadual Pedro Reis representando os usuários e representantes das Secretarias Estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Planejamento.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo agradeceu a presença dos municípios, exaltando a importância de discutir as políticas públicas, a relação trabalhador e usuários e os desafios da rede SUAS no âmbito municipal.

“Esse encontro, discussão e compartilhamento de informações é um momento muito importante para os trabalhadores e conselheiros municipais. Aqui em Barreiras, estamos em processo de reconstrução e fortalecimento do Conselho Municipal, e com o empenho da presidente Marilia com certeza obteremos bons frutos. Sabemos dos desafios, mas em nossa Secretaria temos como propósito oferecer aos cidadãos um serviço de qualidade, com responsabilidade, clareza e acima de tudo acessibilidade, pensado sempre na humanização no atendimento”, disse a secretária Karlúcia na abertura do evento.

Programação - A programação foi iniciada com o painel “O Sistema Único de Assistência- SUAS” com uma mesa redonda. Em seguida, aconteceram duas oficinas simultâneas abordando temas como: Organização e Funcionamento da Secretaria Executiva dos Conselhos e Orientação para Inscrição de Entidades Socioassistenciais nos CMAS’s. No período da tarde, os conselheiros retornaram para assistirem a apresentação e deliberação do Plano de Ação e Aplicação 2018, a Minuta do Código de Ética do CEAS e informações do Kit Conecta SUAS.

Amanhã, 27, dando continuidade ao cronograma proposto, a parte da manhã será destinada a execução de mais duas oficinas discutindo o “Controle Sociais no SUAS” eBarreiras “Orientação sobre Processo Eleitoral da Sociedade Civil”. Finalizando o encontro com a reunião Ordinária e Descentralizada CEAS e CMAS´s, que discutirá os mecanismos e modelos de mobilização para a participação de usuários, o controle social no Programa Bolsa Família e emendas parlamentares no âmbito da Assistência Social.

Fonte:DIRCOM/Prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades