Notícias

26
Fev/18

Chegada de parques solares revoluciona a vida de Tabocas do Brejo Velho

Moradores lucraram e fizeram investimentos


Parque solar Horizonte, em Tabocas, é o segundo instalado na cidade. O outro, Ituverava, é o maior da América Latina (Foto: Enel Brasil/Divulgação)

“É algo gigantesco. Me lembra o mar, um mundo de água a perder de vista”. A declaração quase poética é de um morador da pequena Tabocas do Brejo Velho, no Oeste baiano, ao admirar um empreendimento que custou um mar de dinheiro – 110 milhões de dólares – e mudou a história do município de 13 mil habitantes. Durante os dois anos de construção do parque solar Horizonte, que começou a operar no último dia 16, com capacidade instalada de geração de 103 MW, a cidade teve sua rotina totalmente alterada, sobretudo com a chegada de profissionais de fora para tocar o projeto.

Com  810 trabalhadores, ao todo, a maioria deles de outras cidades e estados, o aluguel de imóveis, por exemplo, chegou a inflacionar mais de 1.000% em Tabocas, e muitos moradores foram para a casa de parentes para lucrar com os ‘visitantes’ a serviço da multinacional Enel Green Power, responsável pelo parque. Além disso, teve quem lucrou trabalhando nas obras, que incluem ainda outro parque solar gigantesco – o Ituverava, maior da América Latina, com capacidade de gerar 254 MW.

Apesar da comparação com o mar, feita pelo dono de supermercado Cleiton Vagner Santos, que registrou aumento de até 50% nas vendas, nada na cidade lembra o litoral, que fica a mais de 550 km de distância, em linha reta. “Fiz uns investimentos na estrutura do mercado e aumentei a quantidade de produtos, e foi muito bom”, comentou Cleiton, feliz com a vinda das usinas que usam a luz solar para gerar energia.



A Enel tem ainda um terceiro parque na Bahia, em Bom Jesus da Lapa, batizado de Lapa, com capacidade de 158 MW. Tanto ele quanto o Ituverava entraram em operação entre junho e setembro de 2017. A construção dos três parques gerou,  ao todo, 3.527 empregos diretos, 45% deles ocupados por moradores locais.

Juntos, os três parques solares (Horizonte, Lapa e Ituverava) possuem capacidade anual de geração de energia de 1.110 GWh, o que equivale ao consumo anual de 542 mil lares brasileiros, segundo a Enel.

O parque solar de Horizonte é apoiado por um acordo de compra de energia (Power Purchase Agreement - PPA, na sigla em inglês) de 20 anos com a Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE).

“Tabocas nunca tinha presenciado uma movimentação de gente desse tipo. Melhorou tudo, não ouvi ninguém reclamando que não ganhou dinheiro. Foi muito bom e espero que tenha de novo outra empresa dessa aqui na cidade ou na região”, disse a professora de História e também dona de supermercado Sueli Santos Gonçalves, 37.

Clique AQUI para continuar lendo a matéria

Fonte:Correio da Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades