Notícias

17
Fev/18

Carnaval de Barreiras reduz números significativos de ocorrências















O aumento de milhares de foliões no carnaval de Barreiras na edição Barreiras Folia 2018, não teve consequência nos registros de criminalidade durante os cinco dias de folia em todo o município. Estimativas da Policia Militar apontam que aproximadamente 150 mil pessoas passaram pelo circuito oficial Aguinaldo Pereira, e 20 mil pessoas no circuito cultural Zé de Hermes.

Os dados do balanço positivo emitido pela Policia Militar, Guarda Civil Municipal, Policia Civil, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Samu, nesta quinta-feira (15) sinalizam reduções nos índices de violência, furtos, porte de armas, abuso sexual contra menores, morte ou lesão corporal grave.

A justificativa das forças de segurança para a diminuição da violência no carnaval foi a instalação das portarias com barreiras disciplinadoras, vigilantes, detectores de metais e revista corporal, além da presença de policiais em pontos estratégicos, que deram suporte de segurança nos três circuitos do Barreiras Folia.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Luiz Vidal, foi feito um grande planejamento para garantir a segurança dos foliões na festa deste ano.

De acordo com as informações levantadas pela Policia Militar, este ano foram registradas apenas 42 ocorrências durante os cinco dias, sendo que na última edição em 2015, 105 ocorrências foram registradas.

Trabalharam neste carnaval 851 PMs em regime de plantão que realizaram 23.822 abordagens durante o período.

A Guarda Civil Municipal também foi acionada para a operação Barreiras Folia, com 60 servidores, que durante os cinco dias estiveram nos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas, operando em serviços como apoio às portarias, patrulhamento de segurança, apoio na fiscalização das barracas com as equipes de Fiscais de Postura e Vigilância Sanitária, vigilância de stands e camarotes, além da manutenção da vigilância ao patrimônio público.

Segundo a Policia Civil, durante a festa momesca, apenas onze ocorrências foram registradas nos circuitos, sendo 02 casos de lesão corporal, 02 furtos simples, 06 furtos de celular e 01 caso de via de fato com lesão leve
Já o Juizado da Vara da Infância e Juventude que trabalha em conjunto com o Conselho Tutelar, registrou apenas três casos de crianças que se perderam de seus respectivos responsáveis e um caso de situação de risco. Ambas situações, foram resolvidas rapidamente com emprenho das equipes dos dois órgãos

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), realizou 100 atendimentos nos cinco postos montados, nos três circuitos do carnaval, destes, apenas dez pessoas precisaram serem encaminhadas para outras unidades de saúde

Fonte:Redação Sigi Vilares com informações da DICOM/Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades