Notícias

04
Jan/18

Chefe do cartório 75ª Zona Eleitoral fala sobre recadastramento biometrico em Barreiras


Cartório Eleitoral de Barreiras

A equipe do Blog do Sigi Vilares esteve na manhã desta quinta-feira, dia 04, no Cartório Eleitoral de Barreiras, localizado no bairro Aratu para saber sobre cadastro da biometria, obrigatório em vários municípios do Brasil.

Na ocasião, o chefe do cartório, 75ª Zona Eleitoral, André Luís Bastos Cordeiro, informou que até a data de hoje, 66,68% dos eleitores de Barreiras fizeram o cadastro da biometria, faltando 33,32%, cerca de um terço do eleitor, para fazer o cadastro até o dia 31 de janeiro, quando termina o prazo.


Por conta dessa situação tem se formado longas filas

Por conta dos eleitores deixarem para fazer o recadastramento de última hora a demanda de pessoas está grande, afirmou André Luís. Por conta dessa situação tem se formado longas filas, diferente da realidade do ano passado, onde o eleitor já chegava e fazia rapidamente o procedimento.

O recadastramento biométrico começou em Barreiras desde o mês de setembro de 2015, onde ainda era opcional. Passou a ser obrigatório a partir do dia 1º de fevereiro de 2017, tendo um prazo longo para os eleitores regularizarem a situação.




O chefe do cartório André Luís Bastos Cordeiro

Os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência. A emissão é gratuita e já sai com o título eleitoral pronto. Para quem é casado deve levar a certidão de casamento ou modelo de declaração titular da residência com reconhecimento de firma.

Quem não fizer a biometria, poderá ser excluído e não obter os benefícios sociais do governo federal, tirar passaportes, fazer concursos, empréstimos em instituições financeiras, dentre outros.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades