Notícias

18
Dez/17

Irecê: Luizinho Sobral tem direitos políticos cassados por 8 anos no “Caso das Camisas Azuis”

O ex-prefeito de Irecê teve os direitos políticos suspensos abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições 2012



A captação ilícita de votos teria ocorrido pela distribuição de camisas azuis na véspera e no dia da eleição daquele ano. Conforme o juiz José Onofre, ficou comprovado, através de farta prova documental em fotografias, que centenas de pessoas foram flagradas usando camisas azuis padronizadas. Testemunhas disseram ainda que a distribuição ilegal de camisas do mesmo modelo teria ocorrido no Posto Petrometal e no Povoado do Mocozeiro.

Sobral ainda terá de pagar multa de R$ 30 mil.


Pequena margem de votos - No pleito de 2012, Luizinho Sobral ganhou a eleição com uma pequena diferença de votos, apenas 763. Ele obteve 16.738 (51,17%) e Zé das Virgens 15.975 votos (48,83%). “Acredito que se não houvesse estas ‘artimanhas’ de Sobral, Zé seria reeleito prefeito de Irecê. A justiça recebeu a tempo de não diplomá-lo prefeito, ou até cassá-lo, todas as provas que foram julgadas apenas agora. A justiça dormiu por longos sete anos”, afirma Sylvio Lyra, publicitário responsável pela campanha de Zé das Virgens. “E este não foi o único processo robusto aberto contra Sobral. Ele foi afastado da prefeitura, e depois retornou, por abuso em sua comunicação de rádio. Ele e a Líder FM”, conclui Lyra.


O afastamento de Luizinho foi destaque na capa do Jornal Dois Pontos

Outro crime em 2012

Compreendendo que o prefeito e a vice cometeram crime eleitoral por uso irregular de um sistema de comunicação em 03 de outubro, além de cassar os diplomas do prefeito Luizinho Sobral (PTN) e sua vice Hisidora Alves (PMDB), o juiz da 95ª zona eleitoral, Dr. Alexandre Lopes, os declarou inelegíveis por oito anos, a contar das eleições de 2012.

O processo de investigação contra Luizinho Sobral foi solicitado pela coligação “Pra Seguir em Frente”, que disputou as eleições no município, em 2012. Um acontecimento que ocorreu ainda em épocas de campanha, que aponta para a sentença que ora tomou o juiz Alexandre Lopes, foi a investigação do Ministério Público (MP) em relação ao material de censura da Rádio Irecê Líder FM.

A análise do MP constatou a supressão de parte da propaganda eleitoral da coligação “Pra Seguir em Frente”. Naquele período foi constatado que houve favorecimento à coligação “Aliança, Liderança e Trabalho” e ordenado que a emissora ficasse fora do ar por 24 horas, informando que a interrupção do serviço teria ocorrido como pena à desobediência da lei eleitoral.

Além disto, conforme decisão judicial, houveram abusos quando o portal jornalístico na internet e integrante do denominado “Sistema Líder de Comunicação”, publicou um total de 89 matérias referente a campanha dos dois primeiros Investigados (Luizinho e Hisidora), ao passo em que postou apenas 28 matérias referente a campanha do candidato a prefeito pela coligação Investigante (José das Virgens). Conclui-se que o terceiro Investigado (José Sidney), priorizando as matérias partidárias de interesse dos dois primeiros Investigados, divulgou no site www.lidernoticias.com um total de 317,85% de matérias a mais que as da Coligação Investigante (“Pra Seguir em Frente”).


Luizinho comemorou na época com o povo a sua volta

Justiça reverte decisão

Para comemorar a volta de Luizinho Sobral à Prefeitura, seus correligionários prepararam, na noite do dia 08 de outubro de 2013, uma calorosa recepção em frente à Rodoviária da cidade. Na ocasião, o gestor percorreu as principais ruas da cidade comemorando, acompanhado por deputados estaduais, além de vereadores, lideranças políticas e amigos. Ao site Bahia Notícias, Luizinho celebrou dizendo que “a justiça foi feita. As pessoas acham logo que a gente é cassado porque roubou. Estou aliviado”.

Fonte:Jornal Dois Pontos
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades