Notícias

15
Dez/17

Partor Adejarlan Ramos: Trump e as profecias sobre Jerusalém no tempo do fim

No ultimo dia 06 de Dezembro, Trump anunciou que o seu país reconhece Jerusalém como a capital de Israel e anunciou planos de levar a embaixada norte americana, atualmente em Tel- Aviv. Essa atitude tinha sido uma promessa de campanha de Trump.

A imensa maioria dos países do mundo reconhece a existência de Israel como Estado, mas nenhum deles, à exceção de Israel, assente com a caracterização de Jerusalém como sua capital. Isso porque a resolução da Partilha da Palestina, aprovada pelas Nações Unidas em 1947, determina que, além da criação de um Estado judeu e outro árabe, Jerusalém fique sob um regime especial internacional.

Tudo isso abre questionamentos: Este ato tem implicações proféticas bíblicas? Qual o papel de Jerusalém no plano de Deus? Sem dúvida Jerusalém ocupa um lugar especial no plano de Deus para as eras. No Salmo 87.2 está escrito: “O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó”. Jerusalem é citada na Biblia mais do que qualquer outra cidade. São mais de  800 citações a Jerusalém na Bíblia. No AT temos 660 versículos e no NT 142!

Jerusalém aparece em dois terços dos livros do AT e em quase metade dos livros do NT. Jerusalem recebe outros nomes na Biblia: “Sião”, “Salem”e “Ariel”. Há ainda nomes que lembram cativeiro: na época dos romanos ela foi chamada de Aelia Capitolina (Cidade do sol) e os árabes a chamaram de El-Kuds (santa) e Beitel-Makdos (Casa de Santidade).



Apesar de tão varias nomenclaturas, a cidade do Grande Rei jamais deixou de ser lembrada pelo vocativo tão doce: Jerusalem!

Foi em Jerusalém que Jesus exibiu inúmeros sinais de seu messiado, suportou provações e a crucificação. La Ele ressuscitou e subiu aos céus. La começou a Igreja, os apóstolos realizaram milagres e o primeiro Concilio.

Durante a época do primeiro Templo. Jerusalém tornou-se o ponto focal das profecias, na medida que invasores estrangeiros procuravam capturar a cidade santa. Podemos então dizer que Jerusalem está no cerne da profecia messiânica e da historia da redenção.

Mas qual o futuro de Jerusalém? Os eventos sobre Jerusalém marcam determinam o início e fim das setentas semanas e afetam o interregno entre a sexagésima nona e a septuagésima semana.

Segundos as profecias bíblicas haverá um período de sofrimento para Jerusalém. O profeta Zacarias detalha isto em seu livro no capitulo 12.2, e 3  e 14.2. As nações vão se unir contra Jerusalem e no clímax da batalha do Armagedom terá lugar o ataque final a Jerusalém (Zc. 12-14).



Deus vai levar Israel ao arrependimento (Zc. 12.8; 13.2), quando Cristo derrotará os exércitos invasores do Anticristo (Zc. 14.3) e salvara o remanescente judeu por meio de um terremoto ( Zc. 14.3,4) e la fundará o seu reino milenial (Zc. 14.9). Jesus transformará a topografia da cidade (Zc. 14.8,10), reerguerá o templo (Zc. 6.12-15), purificará e glorificará a cidade (Zc. 8.3.14.11-20,21; Is. 4.5,6) e conclamará as nações a adora-lo (Zc. 14.16-19).

O ataque final a Jerusalém ocorrerá ao fim do reino milenial de Cristo, quando Satanás, solto de sua prisão, engana as nações e reúne um exercito para marchar contra o Messias entronizado em Jerusalem ( Ap. 20.7-9). O Senhor defenderá a cidade e destrói os seus últimos adversários.

Não podemos afirmar diretamente que o ato de Trump está profetizado nas Escrituras, no entanto, no aspecto geral esta atitude de Trump contribui para aumentar o ódio contra israel e consequentemente contribuir para o cumprimento das profecias bíblicas sobre a cidade.

Então, esperemos Jesus, Ele está voltando! Enquanto isto demos ouvido à orientação do salmista: “ Orai pela paz de Jerusalem! Prosperarão aqueles que te amam!” Sl. 122.6

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus em Barreiras
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades