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Nov/17 |
Pesquisadores da UFPR/ITTI exploram caverna em São Desidério para estudar impactos ambientais |
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná que atuam no Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI) realizou uma expedição inédita a caverna Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, localizada no município de São Desidério/BA, para observar os impactos provocados pela passagem de veículos sobre as cavidades da região interceptada pela BR-135 BA/MG.
O grupo formado por biólogos, engenheiros e estudantes adentrou a mais de 2,8 mil metros pelo interior da principal caverna da região, para instalar dois sismógrafos (aparelho que mede ondas de vibrações e terremotos) exatamente onde a caverna é interceptada pela rodovia federal.
Outros quatro sismógrafos também foram instalados na superfície, sobre a caverna, em diferentes distâncias da rodovia ainda sem pavimentação BR-135/BA, para que os pesquisadores pudessem comparar os registros das vibrações ocasionadas pela passagem de veículos e sua influência nas paredes da cavidade. As medições foram realizadas durante 72 horas ininterruptas.
A expedição foi acompanhada por um guia local devido à dificuldade de deslocamento dentro da caverna, onde não há visibilidade alguma. “O ambiente quente, úmido, com pouca visibilidade e luminosidade dificultou o trabalho de transporte e colocação dos equipamentos, mas conseguimos fazer as medições com sucesso”, explicou o biólogo da UFPR/ITTI, Durval Nascimento Neto.
O pesquisador ressalta que o trabalho atendeu às normas e diretrizes estabelecidas nas recomendações do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas (Cecav) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quanto às orientações básicas para a realização de estudos ambientais denominado: Sismografia Aplicada à Proteção do Patrimônio Espeleológico – Contribuição Técnica à Análise de Estudos Ambientais e Orientações Básicas à Realização de Estudos Ambientais.
Resultados
De acordo com Neto, os resultados das medições no contexto geológico demostraram que as vibrações foram registradas apenas a poucos metros da estrada sem pavimentação e que foram diminuindo até serem completamente anuladas pelas camadas de solo e rocha (arenito e calcário) que absorvem toda a vibração, protegendo estruturalmente o patrimônio espeleológico.
“A medição comprovou a tese de que não há nenhum impacto negativo ocasionado pela passagem e vibração provocada pelos veículos de transporte de cargas e passageiros sobre esta cavidade. As vibrações tendem a ser reduzidas nas camadas superficiais com a pavimentação da estrada”, afirma o biólogo. Os resultados serão encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Pesquisa
A pesquisa na região de São Desidério integra a elaboração dos estudos ambientais realizados pela UFPR/ITTI e que são necessários para o licenciamento das obras de pavimentação da BR-135/BA. O trabalho é feito em cooperação com o Dnit.
O trabalho inédito também faz parte dos estudos realizados pelo biólogo em sua tese de doutorado em Geologia pela UFPR, sendo seu objeto de estudo a determinação da real área de proteção estrutural das cavidades em áreas cársticas.