Notícias

31
Ago/17

SESI realiza palestra para explicar o e-social em Barreiras

 







O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão da Bahia (ABAPA), realizou uma palestra ontem, quarta-feira, 30, com o seguinte tema: "O que muda para a gestão de SST", com Aledson Costa, engenheiro civil, especialista em em engenharia da segurança do trabalho e consultor da CNI, na área do eSocial.

A palestra contou com 100 participantes de 50 empresas diferentes, na sede do SESI, no bairro Parque da Cidade, em Barreiras.

A palestra tratou do e-social, na gestão da saúde e gestão do trabalho.

Mas o que é e-social?- De acordo com o gerente do SESI, Henrique Almeida, que concedeu uma entrevista ao Blog do Sigi Vilares, o e-social é um sistema digital de escriturações das informações que as empresas mandam para o governo. O governo criou este projeto unificando as bases de dados da Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, além do INSS.

Henrique Almeida relatou ainda, que antes, as informações eram enviadas de forma desconexa para cada um destes órgãos, agora o governo criou o sistema e-social, e vai receber as informações destas empresas, sendo integrado na base destas instituições

Na área de segurança do trabalho, são 36 Normas Regulamentadoras (NRs), que as empresas precisam cumprir para ter um ambiente de trabalho saudável e seguro para o trabalhador. Como as informações ainda são manuais, a fiscalização destes órgãos não consegue atingir todas empresas. Com a implantação deste sistema, as empresas serão obrigadas a preencher as informações de forma digital, disse o gerente do SESI a nossa reportagem.

As empresas no Brasil todo que tem faturamento acima de 78 milhões de reais, terão que obrigatoriamente usar o sistema e-social, a partir de 01 de janeiro de 2018, já as empresas que têm um faturamento menor do que este valor, serão obrigados a partir do dia 01 de julho de 2018.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades