Notícias

31
Ago/17

5 técnicas para memorizar o conteúdo de concursos públicos

Essa é a Dica Microlins de hoje



Se você viu nosso conteúdo com os principais concursos públicos previstos para 2017 e já começou a se preparar, a Microlins vem mais uma vez ajudar você a conquistar uma nota excelente e realizar seu sonho de conquistar uma vaga no serviço público. Por oferecer altos salários e estabilidade, a concorrência para os concursos públicos é grande.

As provas de concurso são diferentes em diversos quesitos de acordo com a banca organizadora, mas você vai precisar trabalhar uma habilidade em comum para todas: a memorização. Conseguir guardar todo o conteúdo estudado na memória para lembrar na hora do exame pode abrir vantagem entre você e os outros candidatos. Quer aprender 5 técnicas infalíveis de memorização com a Microlins? Confira:

Utilize técnicas mnemônicas - O nome é um pouco complicado, mas é bem mais simples do que parece: esta é uma técnica muito ensinada em escolas, principalmente no ensino médio. O método nada mais é do que utilizar formas de guardar uma informação mais facilmente, formando uma palavra de fácil memorização.

Por exemplo, um mnemônico muito usado em concursos da área administrativa é o “LIMPE”. Na verdade, ele expressa a resposta de uma questão muito cobrada nas provas: o artigo 37 da Constituição Federal, sobre os princípios administrativos. A resposta correta são os princípios da “Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência” que juntos, formam a palavra “LIMPE”.

Para formar seu próprio mnemônico, você deve analisar como a expressão ficará mais fácil de formar uma palavra. Separe as primeiras letras das palavras, as últimas ou una suas sílabas. O importante é que você consiga associar a informação que deve ser memorizada na hora da prova.

Dê aulas - Você deve ter exercido mais o papel de aluno em sua vida escolar, mas para memorizar o conteúdo com facilidade, vale até virar professor. Para que você consiga absorver todo o conteúdo estudado, uma das técnicas é falar tudo o que estudou sobre um determinado assunto em voz alta, como se estivesse explicando para alguém.

Não importa se você realmente fala para alguém ou só para você mesmo, o indispensável aqui é gravar tudo o que você falou para conseguir analisar depois como se saiu. Veja se consegue explicar toda a matéria, se identificou algum ponto que ficou sem muitas informações e o que você ainda precisa estudar mais.

Faça mapas mentais - O mapa mental é uma maneira de organizar pensamentos, ideias e qualquer tipo de informação de maneira a torná-la mais fácil de ser entendida e memorizada. Ele é uma forma mais visual de memorização, em que você começa partindo de um ponto central e os assuntos relativos irradiam a partir desse ponto.

Ele funciona como um resumo em forma de palavras-chave ou desenhos, bem mais rápido e eficiente que somente escrever longos textos. Ao fazer mapas mentais, você sai da passividade dos estudos, como apenas ler e assistir aulas. Essa ativação é importante para tornar a rotina mais agradável e os objetivos mais próximos. Se quer saber mais sobre essa técnica, confira aqui como fazer um mapa mental e estudar com mais eficiência.

Construa uma história - Você pode usar as palavras de uma informação ou até as primeiras letras delas para formar uma história, com início meio e fim da informação. Pode ser uma história real, imaginária ou até absurda. Você só precisa traçar um caminho do que acontece em cada momento e depois “refazer os passos” do que aconteceu.

Também é válido montar uma situação irreal com uma informação que precisa ser memorizada. Por exemplo, um dos conteúdos de direito penal é sobre as finalidades da pena do condenado. Uma frase muito usada é que “a pena transforma o condenado em um Saci PeReRê”. Por mais absurdo que seja, “Pererê” traz as letras iniciais das finalidades da pena: prevenir novas condutas delituosas; retribuir ao mal do crime o mal da pena e reintegrar o condenado à convivência social.

Faça muitos exercícios - A última técnica é talvez a mais utilizada entre os concurseiros. Fazer simulados, exercícios e resolver provas anteriores são extremamente eficazes para que você consiga identificar em quais assuntos você está falhando. Alguns assuntos são recorrentes tanto em bancas quanto nas provas anteriores, então é muito importante que você tenha em mente o que pode cair e já saber as respostas corretas.

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades