Notícias

23
Ago/17

Vozes do Sertão da Seca



Dia 29 de Agosto vai ecoar um grito de protesto, de lamento, de socorro. Mansidão, na Bahia, o Município mais pobre do Brasil, segundo o IBGE, o menor PIB do Brasil, juntamente com Santa Rita de Cassia (BA), Buritirama (BA), arriaram a canga e decidiram falar: BASTA de promessas, chega de isolamento, chega de ostracismo, NÃO SUPORTAMOS MAIS, precisamos de ajuda, temos o direito de ir e vir, o direito a liberdade de locomoção.

Nossas crianças, nossos velhos, nossos doentes quando adoecem: MORREM A MINGUA.

Quando por fruto do nosso trabalho, produzimos: não há onde vender, não há estradas para escoar nossa produção. Quando queremos comprar, construir ou melhorar nossas vidas não tem onde comprar, pois os comerciantes não querem trazer suas mercadorias aqui, pois os caminhões de entrega quebram todos.Estamos largados a própria sorte.

Quando seguimos a ordem natural das reivindicações, a resposta é sempre igual: Estamos em crise, não há recursos, precisamos levantar verbas para tal investimento. Enquanto isso, vemos no nosso Estado, a Bahia, orçamentos na área de infraestrutura anuais na ordem de 42,6 bilhões de reais só em 2016 (Bahia é o segundo orçamento nacional em investimentos na área de infraestrutura). Vemos, ainda, lançamento de obra vultosa de uma ponte entre Salvador e Ilha de Itaparica no valor de 7 bilhões. Meu Deus, quando é que vai se acabar ¿ Quando vão olhar para nós.

Nossa estrada, são 136 km, é a BA351 que liga Buritirama até Santa Rita, passando por Mansidão, já nos falaram de tudo: promessas, contos, fados, veio aqui até General dizer que pronto, estava tudo resolvido, a NOSSA estrada seria parte da BR020, sonhamos, vibramos, pulamos de alegria, votamos. O sonho acabou. Não veio BR020, não veio BA351, não veio nada. Ficamos novamente no nada. Na solidão, no isolamento.

Recentemente foi pavimentado trecho da BA351 entre Barra (BA) e Buritirama (BA) com 42,6 km, no valor de 38 milhões, inaugurada em 2016. Ora, então é fácil concluir que NOSSA estrada custaria o valor de 84 milhões sem correção, corrigindo daria 109 milhões. Valor que para um orçamento de 42,6 bilhões é um trocado.

Se considerarmos que a ligação definitiva desse asfalto, viabiliza o término do sonho de Juscelino de pavimentação da BR020, ligando Brasília a Fortaleza (CE), pois já há em trâmite uma proposta de transposição de trecho do antigo projeto da BR020 para a então BA351, trecho esse entre Santa Rita (BA) e Buritirama (BA), vindo então a novamente retomar o antigo traçado da BR020 e ligar Buritirama (BA) a Campo Alegre de Lurdes (BA), e posteriormente a São Raimundo Nonato (PI) a partir donde a BR020 já está toda asfaltada até Fortaleza (CE). Torna-se a conclusão de tal obra, um fator estratégico e fundamental para o Brasil sertanejo, o Brasil do INTERIOR.

Se tivermos um pouquinho de paciência e nos debruçarmos sobre o mapa dessa região, poderemos verificar que diversos municípios estariam beneficiados com a conclusão de tal estrada, dentre eles: Santa Rita, Mansidão, Buritirama, Campo Alegre de Lurdes, Barra, Xique Xique, Irecê, Lapão, Gentio do Ouro todos na Bahia, Júlio Borges, Avelino Lopes no Piaui. São cerca de 500.000 pessoas, a um custo de 109 milhões, seriam 200 reais por pessoa, muito pouco.

A nossa promessa: produção, trabalho e retorno em desenvolvimento. O Estado vai arrecadar mais impostos, vamos pagar com juros.
Ajude-nos, por favor.

Autor desconhecido.

Enviado por Lucas ferreira filho da cidade de Santa Rita de Cássia

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta: 9-9810-9920 (ZAP)
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades