Notícias

26
Jul/17

Ações da Ronda Maria da Penha são apresentadas em Barreiras















O curso de nivelamento das ações Maria da Penha está sendo realizado no auditório da UFOB, em Barreiras e tem como ministrante a capitã Paula Queirós, subcomandante da Ronda Maria da Penha de Salvador.

O evento conta com a presença da equipe de segurança, equipe de apoio, a rede de acolhimento a mulher vítima da violência doméstica famíliar, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos da Justiça, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal de Barreiras, Departamento de Polícia Técnica, CAM, do CRAS, secretarias de saúde e educação, além de membros das universidades, institutos de pesquisa da região.

A equipe do Blog do Sigi Vilares, entrevistou a capitã Paula Queirós, que falou sobre o assunto. “A Ronda Maria da Penha não é um trabalho que ocorre de maneira isolada, para que ele tenha uma efetividade na atuação, precisa trabalhar junto com os órgãos que já existem, quer seja o poder público constituído, a Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, além da secretaria de segurança pública, além da rede do município, CAM, CRAS, Secretaria de saúde, gestão da educação, onde na união esforços na defesa da mulher, bem como as polícias civis e militares, bem como a guarda municipal”, destacou.

Ainda segundo a capitã Paula Queirós falta algumas etapas para implantação. “Somente após os processos necessários é que a Ronda Maria da Penha terá uma previsão e poderá ser lançada em Barreiras”, disse.

A Ronda Maria da Penha na Bahia, funciona em Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e futuramente será em Barreiras.

Alguns temas abordados são relacionados ao combate da violência doméstica, atuação da ronda, acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, tentando romper o ciclo da violência, além de agir na medida protetiva.

Neste monitoramento da ronda Maria da Penha, se o acusado tiver descumprindo o teor da medida protetiva, será solicitado à prisão do mesmo, conforme a lei prevê.

O curso ocorreu nesta última segunda-feira, ontem e hoje, 25, e termina amanhã, quarta-feira, 26, no auditório da UFOB em Barreiras.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades