Notícias

14
Jul/17

5 práticas infalíveis para você se destacar em uma dinâmica em grupo

Essa é a Dica Microlins de hoje



Imagine esta situação: abriu uma vaga para o emprego dos seus sonhos. Seu currículo está impecável e preenche todos os requisitos do cargo. Você envia seu currículo para a empresa e uma entrevista é agendada. Depois de uma entrevista de sucesso, você está entre os candidatos escolhidos e passa para a próxima etapa: a dinâmica em grupo. E agora, como ela funciona? Como você deve agir se nunca participou de uma?

Para você não perder a chance de começar sua carreira profissional da melhor maneira possível, a Microlins explica o que é esta importante parte do processo seletivo e dá algumas dicas para você se destacar dos outros candidatos. Confira:
O que é a dinâmica em grupo?

Você pode ter um currículo muito bom e ser ótimo trabalhando sozinho, mas saiba que uma das qualidades mais exigidas pelas empresas é a habilidade de saber trabalhar em equipe e influenciar positivamente um grupo para que consigam buscar um resultado eficaz. A dinâmica de grupo é um teste realizado em seleções de emprego para identificar as pessoas que mais se sobressaem nesses quesitos.

Antigamente, esses testes eram feitos por profissionais de recursos humanos e apresentavam situações fora da realidade como, por exemplo, como o grupo faria para salvar uma pessoa presa em uma ilha deserta. No entanto, as empresas vêm utilizando situações reais nestas dinâmicas, a fim de se aproximar cada vez mais das rotinas do cargo. Desse modo, fica mais fácil conseguir analisar como o candidato se sairia em problemas concretos que podem acontecer no setor.

Com se destacar em uma dinâmica em grupo - Não basta apenas conseguir concluir a tarefa que foi solicitada. Para conseguir chamar a atenção dos recrutadores, é preciso fazer mais. Veja só as dicas da Microlins:

Conheça o cargo e a empresa - Algumas pessoas participam de tantos processos seletivos para diversas empresas ao mesmo tempo que acabam se perdendo entre elas. Então, é bem comum encontrarmos candidatos que comparecem à dinâmica sem nem mesmo se lembrar o nome da empresa ou o cargo a que estão concorrendo. Não seja esse tipo de pessoa!

Sempre faça uma pesquisa prévia sobre as qualidades profissionais que o cargo exige (se busca pessoas mais proativas ou mais analíticas), com o que a empresa trabalha (para ter uma ideia do que a dinâmica pode estar relacionada), em quais valores ela se baseia e como os seus conhecimentos serão necessários para a vaga. Tendo em mente tudo isso, você pode prever como será a atividade e no que os recrutadores vão prestar atenção nas pessoas.

Participe da dinâmica - Pode soar meio óbvio, mas muitas pessoas são descartadas por simplesmente não participarem da dinâmica, e isso acontece com mais frequência que você imagina. Este tipo de atitude tem duas vias: o candidato pode ser visto como arrogante ou tímido demais. De qualquer jeito, esses dois comportamentos não são valorizados pelos recrutadores.

Por mais simples que a dinâmica seja, menosprezar seus concorrentes ou as técnicas que a empresa utiliza para escolher os funcionários nunca será uma boa ideia. Mas se você é um pouco introvertido, também não pode deixar a oportunidade passar só por isso. Se quiser saber como agir nesse caso, confira o post sobre como minimizar a timidez em entrevistas de emprego.

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades