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06
Jul/17

Como posicionar melhor seu perfil do LinkedIn

Essa é a Dica Microlins de hoje



Mercado de Trabalho - Para entrar ou voltar à ativa no mercado de trabalho, você pode contar com algumas ferramentas on-line, como o LinkedIn, que conecta candidatos e recrutadores por meio do uso de perfis que funcionam como currículos na rede. A Microlins já trouxe algumas dicas de como arranjar um novo emprego pela rede social e agora vai ajudar você a melhorar seu perfil para deixá-lo em posição de destaque, contribuindo para a conquista de um novo emprego.

Permita-se ser encontrado



Primeiramente, pense em quem irá procurar por você. Quando você cria sua conta, o LinkedIn gera uma combinação aleatória de letras e números para a sua URL, e isso não acrescenta nada na divulgação do seu conteúdo lá, já que ferramentas de busca como o Google poderiam encontrar seu perfil mais facilmente se nesse link constasse seu nome.

Como fazer: visualize seu perfil e, na barra do lado direito, clique na opção “Editar seu perfil público”. Uma nova janela será aberta e nela você deve encontrar o lápis de edição em “Editar URL do seu perfil público”. Substitua o texto dele de forma que o novo conteúdo tenha de 5 a 30 letras ou números. Caracteres especiais, símbolos ou espaços não são permitidos.

Você contrataria alguém com essa foto de perfil?



Coloque-se na posição de recrutador e faça a você mesmo essa pergunta. Isso pode ajudar na hora de definir que foto usar. Se a sua área de atuação for mais descontraída, você não precisa se preocupar em utilizar uma foto em que veste terno e gravata. Entretanto, uma tirada na praia ou em uma festa também não mostra comprometimento profissional. A dica é ter bom senso. Não é necessário fazer uma sessão fotográfica profissional para isso, mas mesmo estando em casa, é possível utilizar alguns truques.

Como fazer: o primeiro passo é escolher um lugar com boa iluminação. Prefira fundos neutros, como uma parede branca. Seu ombro também aparecerá na foto, então tome cuidado com roupas muito abertas ou chamativas. O foco deve estar em seu rosto, por isso também evite maquiagem pesada. Por último, mas não menos importante, não faça caretas: apesar de ser uma rede social, o LinkedIn tem foco profissional, então sorria naturalmente.

Quem é você e o que você busca?



Embora pareça uma questão simples de se responder, muitas vezes o “Título” do seu perfil no LinkedIn mostra que não é uma tarefa tão fácil assim. A ideia desse campo de apresentação é atrair a atenção do recrutador para continuar lendo mais sobre você. Entenda: você não é seu cargo.

Como fazer: seja criativo ao contar sobre você e sua experiência. Por isso, use palavras-chaves que podem facilitar a busca por profissionais com suas qualificações. Atente-se ao fato de o espaço ser restrito, já que são apenas 120 caracteres. Evite informação repetida como seu nome e cidade, por exemplo (eles estão no primeiro bloco de conteúdo e não precisam aparecer novamente). Imagine o que você diria se estivesse se apresentando em um processo seletivo presencial e escreva o que diria para o seu recrutador.

Prepare seu perfil para o mundo



Se você fala outros idiomas, por que não disponibilizar seu perfil para recrutadores de outros países que buscam profissionais no Brasil? Você pode ser o futuro funcionário que uma empresa multinacional procura, por exemplo. Essa é uma forma de aumentar o seu alcance na rede.

Como fazer: ao entrar no seu perfil, encontre a opção “Adicionar perfil em outro idioma” no menu do lado direito. Lá você define o idioma que preferir e atualiza suas informações para ele. Mas atenção! O LinkedIn não faz a tradução, essa é uma responsabilidade sua, então tome cuidado para não cometer erros que possam, em vez de atrair, espantar recrutadores internacionais.

Um resumo tem que ser bem feito



Seja sobre um conteúdo acadêmico, um filme ou um assunto que precisa se inteirar, o resumo é sempre um auxílio bem-vindo. Afinal, ele facilita a compreensão e nos instiga a saber mais sobre aquilo. Invista no seu resumo e fique em evidência.

Como fazer: um espaço para 2 mil caracteres pode parecer muita coisa, mas só se você escrever um texto contínuo, o que não é o ideal na rede social. Mostre quem você é, suas experiências, personalidade e ambições em um texto dinâmico, com tópicos e frases curtas. Escrever em primeira ou terceira pessoa é uma opção sua, o que não é possível é alternar entre elas. Defina seu estilo de escrita e mostre porque você é o melhor naquilo que faz.

Mostrar é tão bom quanto falar



Embora essa seja uma rede social que viabiliza um conteúdo maior em textos, isso não impede que você também mostre seu trabalho de outras formas, como em um portfólio, por exemplo. Comprovar uma competência com um trabalho já realizado contará mais pontos para o seu perfil.

Como fazer: você possui algum vídeo, apresentação, foto ou arquivo PDF que poderia interessar um recrutador que visitasse sua página? Então, adicione-o clicando no seu perfil, encontrando o lápis de edição de conteúdo próximo à sua foto e carregando o arquivo ou inserindo o link, se for um vídeo, por exemplo.

Atualize-se sempre



Embora essa pareça ser uma dica mais pessoal, ela está diretamente ligada ao posicionamento do seu perfil do LinkedIn. Os recrutadores buscam sempre por profissionais capacitados e bem preparados para o mercado de trabalho. Por isso, é importante sempre aprimorar seus conhecimentos e aumentar suas possibilidades de atuação. Os campos de competências e formação acadêmica são essenciais para a avaliação do seu currículo para uma vaga de emprego. 

Como fazer: tanto se você já atua em determinada área e deseja aperfeiçoar seus conhecimentos, quanto se ainda não tem experiência, mas gostaria de trabalhar com algo que se identifica, uma qualificação pode ser a solução ideal para te destacar no LinkedIn. Sempre que concluir uma nova qualificação, adicione-a em suas formações e competências. Isso ajudará o recrutador a encontrar o seu perfil por lá.

Coloque todas essas dicas em prática agora mesmo para deixar seu perfil ainda mais atrativo e conquistar aquela vaga que você tanto deseja.

Capacite-se na Microlins! - Estar profissionalmente capacitado é essencial para ganhar destaque no mercado de trabalho. Conheça todas as opções de cursos que a Microlins tem a oferecer e que vão contribuir com o seu sucesso.

Fonte:Informe Publicitário
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