Notícias

14
Jun/17

Apenas 16% dos eleitores fizeram o recadastramento biométrico em Barreiras


Cartório eleitoral de Barreiras

A equipe do Blog do Sigi Vigilares esteve na tarde desta quarta-feira, 14, no Cartório Eleitoral de Barreiras, na rua S, s/n, no bairro Aratu, para verificar a situação da biometria dos eleitores, que está sendo obrigado em todo o país.

O chefe do cartório eleitoral de Barreiras, André Luiz Bastos, informou que aproximadamente 16% dos 95 mil eleitores em Barreiras fizeram o recadastramento por biometria, renovando o título eleitoral que é obrigatório. Assim sendo, 84% ainda dos barreirenses, precisam recadastrar o título eleitoral que passará a ser biométrico, sendo obrigado para todos acima de 16 anos e também acima de 70 anos.


Sala do recadastramento do Cartório eleitoral de Barreiras

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado, disse André Luiz.


Eleitor de recadastrando, rápido e fácil

A convocação do recadastramento biométrico em Barreiras teve início no dia 01 de fevereiro deste ano, e vai encerrar no dia 31 de janeiro de 2018. O cartório eleitoral está atendendo todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h até as 18h, sem intervalo para almoço. Para o recadastramento é necessário: um documento pessoal com foto e comprovante de residência e se tiver, o título eleitoral. Deve comparecer no cartório eleitoral, que fica no endereço supracitado, próximo a delegacia de polícia no bairro Aratu ou então, através de agendamento no SAC de Barreiras, que fica Centro Empresarial de Barreiras, antigo Shopping Rio de Ondas. “Quanto antes fizer, melhor, porque se deixar pra última hora, as filas poderão ser grandes nas últimas semanas do prazo”, alertou André Luiz.


Chefe do Cartório eleitoral de Barreiras

Sem o título eleitoral recadastrado após o prazo, o eleitor não poderá tirar passaporte, regularizar CPF, assumir cargo público em concurso, além de perder benefícios sociais, como bolsa família e outros. Não vai poder dar entrada em aposentadoria, por isto é de suma importância de toda a população na faixa etária, recadastrarem o título eleitoral, que é gratuito e rápido pra fazer, em poucos minutos, o eleitor já recebe o novo título eleitoral.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades