Notícias

26
Fev/17

Embasa esclarece vídeo. "Pane temporária em estação provocou extravasamento de esgoto no Rio Grande"



A Embasa informa que, no dia 16 de fevereiro, uma pane elétrica interrompeu temporariamente os equipamentos de uma estação elevatória (conjunto motor-bomba) do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, impossibilitando o bombeamento dos efluentes coletados na cidade para a estação de tratamento final, localizada na BR-135, na saída para o Piauí.

Para executar o reparo no equipamento, foi necessário utilizar emergencialmente uma estrutura chamada de extravasor para escoamento dos efluentes, utilizada somente em casos excepcionais para evitar que o esgoto obstrua a rede e extravase em via pública. A utilização do extravasor é prevista na norma técnica de estações elevatórias (NBR-12208/1992) como dispositivo de segurança para a operação destas estruturas. 



Além disso, antes de ser escoado pelo equipamento, o efluente doméstico (composto por 99,9% de água e 0,1% de carga orgânica e patogênicos) passa pelo processo de gradeamento com a retirada de resíduos sólidos e lodo. Reforçamos que o evento ocorreu de maneira temporária e dessa forma a carga orgânica é digerida pela fauna e flora aquática sem risco de degradação ambiental. A Embasa investiu R$ 113,3 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, ampliando a cobertura do serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos de 8% para 60% nos últimos três anos.
 
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Resposta
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades