Notícias

16
Set/16

Sara Brandão: Acne na Adolescência



A adolescência é um período de muitas mudanças no organismo, tanto do ponto de vista físico como psíquico. É também uma das fases da vida em que a aparência é muito importante, ou seja, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

As principais modificações que ocorrem na pele e nos cabelos estão relacionadas à atividade hormonal que se inicia nessa fase. São os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos, cicatrizes).

Acomete com maior frequência a face, mas também pode ocorrer nas costas, ombros e peito. Esses hormônios são chamados andrógenos e estrógenos e são produzidos tanto pelos ovários (mulher) e testículos (homem) como pelas glândulas suprarrenais (duas pequenas glândulas situadas sobre os rins) em ambos os sexos.

A acne é uma doença universal entre os adolescentes e adultos jovens, chegando a uma incidência de 80% a 90%. O termo é derivado da palavra grega acne, que significa primavera da vida. A importância da acne na adolescência está no comprometimento da parte mais visível do corpo, a epiderme, às vezes deixando cicatrizes.

Não prevalece uma determinada etnia, mas tende a ser mais grave no sexo masculino do que no feminino durante a adolescência, e seu aparecimento depende de diversos fatores desencadeantes: genética, estresse, sudorese excessiva, trauma mecânico e etc.

A acne é uma doença de pele bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles. É bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres.

ETIOLOGIA/FISIOPATOGENIA - O processo inflamatório se inicia nas unidades pilos sebáceos, que consistem em glândulas sebáceas, ductos e folículos pilosos rudimentares, encontrados na face, no tórax superior e na região superior das costas. Os folículos da epiderme, nos pacientes com acne, ficam esticados por causa da queratinizarão anômala, sob a influência de andrógenos. Isso faz com que o folículo se torne mais suscetível a formar um rolhão. Sob estimulação androgênica, glândulas sebáceas excretam grande quantidade de sebo no folículo, que se torna colonizado por bactérias da flora normal da pele, entre elas o Propionibacterium acnes, que é um anaeróbio gram-positivo.

Essas bactérias contêm lipases que degradam as triglicérides do sebo, liberando ácidos graxos e glicerol, o que desencadeia uma intensa resposta inflamatória, associada com a produzida pelas próprias toxinas bacterianas locais.

Tratamentos: Hoje existem vários tipos de tratamentos eficazes contra acne.

SARA BRANDÃO CENTRO AVANÇADO DE ESTÉTICA E ACUPUNTURA
DEBORAH ASSIS
(TERAPEUTA ACUPUNTURISTA E PSICANALISTA CLÍNICA, DERMATICISTA)
CRTH -BR 1120, ONP: 1127716 BA
Resistro psicanálise 318/2014
FORMADA EM MEDICINA ORIENTAL CHINESA
ESPECIALIZAÇÃO EM TRATAMENTO FACIAL.

Site: www.sarabrandao.com.br

Para maiores informações: Ligue : 36281215/99073076/99074976 Rua Castro Alves qd 69 lt 08 1249 centro – Luís Eduardo Magalhães(na rua da lotérica , ao lado do prédio Magazan).
FACE: SARA BRANDAO 7393

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades