Notícias

03
Abr/13

Ataliba Campos; conheça esse artista barreirense de grande talento


Ataliba, em frente de sua casa e obra de arte: “O artista da vida e poeta do mundo”


As obras de Ataliba enchem a sua residência



“O artista da vida e poeta do mundo”, como ele se considera, esse é Ataliba Campos Lima, de 71 anos, que abriu as portas de sua residência, na rua Porto Alegre, no bairro de Barreirinhas, para o Blog do Sigi Vilares.

Ataliba, que é natural de Barreiras, disse que anteriormente era um poeta para o mundo, e que gostava de ficar em roda de amigos, ou seja, onde estivesse, recitando suas poesias publicamente, mas que no ano de 1994, “despertou em mim o amor para ser pintor artístico. Através dessa inspiração, comecei a criar pinturas próprias e exclusivas”, revelou Ataliba.

Sem influência de mestres e escolas, sua arte brotou da experiência da carne, do olho e do exercício da mão.

A pena é seu instrumento de trabalho e a vida o tema de sua obra, Ataliba vem dia após dia, aperfeiçoando seu trabalho e diversificando os temas que são utilizados nas suas pinturas.  Através de suas linhas, produz formas alusivas surreais. Sem a preocupação de representar a natureza em suas formas acabadas, alcança um resultado pictórico.


O colorido explode nas suas telas. Fotos: Jadiel/Blog do Sigi Vilares



As cores, quase acidentais na poética própria deste artista, dão lugar às matrizes lineares e geométricas. O colorido, quando explode nas suas telas, bem delimitado por linhas e contornos, tonaliza o movimento e compõem a harmonia da sua criação.

A primeira pintura que ele divulgou foi em um museu itinerante na Casa da Cultura em Barreiras, com modelos de pinturas diferenciadas e próprias, onde acabou sendo convidado a partir daí, para ir a escolas particulares ou públicas para divulgar provérbios nas suas pinturas de campanha contra as drogas, seja bebida alcoólica, cigarro, crack, entre outros, onde o público alvo principal do artista são os jovens.

Ataliba disse que faz este trabalho por amor, pois financeiramente, ele não tem o retorno desejável, pois a cultura de artistas, segundo ele, ainda é pouco valorizada, tanto pelas pessoas, como principalmente por políticos.

Mesmo assim, Ataliba já teve seu trabalho divulgado até em Londres, na Inglaterra.


Muro da residência do artista que aproveita a arte para combater as drogas


Outro ponto apontado pelo artista é a falta de apoio, já que ele tentou apoio em gestões passadas e não conseguiu. O que ele conseguiu foi apenas uma pequena ajuda de custo na doação de tintas nesta gestão atual.

Ataliba questiona ainda que empresas poderiam ajudar e incentivar mais o artista de forma que ele não venha pintar somente quadros, mas também paredes e até tapumes que são colocados em construções; onde já teve um caso deste numa empresa de combustível na cidade.

Diante de todas as dificuldades, Ataliba se diz satisfeito e que não consegue largar este amor que tem de ser este pintor artístico  onde alimenta seu ego de forma inexplicável.

Ele conclama que as pessoas, empresários, políticos e outras classes sociais venham dar mais valor ao artista, para que o trabalho possa ainda mais ser aperfeiçoado.

Por fim, conforme as imagens, Ataliba tem pintado sua residência com suas artes e provérbios diversificados. Tudo focado no combate as drogas de uma forma geral, onde ele muda o tema e pintura de tempos em tempos, no intuito de conscientizar do mal que isto traz na sociedade.



"Eu sou como a história do beija-flor na floresta que estava incendiada, onde ao ser indagado pelos outros animais o porquê com seu pequeno bico e pouquíssima água estava jogando no fogo para apagar, onde o beija-flor responde que estava fazendo a parte dele e que com um pouquinho de cada um, teremos um futuro melhor", disse Ataliba.

Fica aí um exemplo de cultura onde qualquer pessoa que tiver interesse de pintar sua casa ou empresa, adquirir seus quadros, entre outros, possa buscar este diferencial neste artista barreirense.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades