Notícias

15
Jul/16

Viação Cidade de Barreiras presta esclarecimentos à população barreirense


Rogério Latalisa

A equipe de reportagem do Blog Sigi Vilares esteve na empresa Viação Cidade de Barreiras com o objetivo de esclarecer a situação dos ônibus coletivos na cidade e tirar dúvidas da população com relação às informações que são veiculadas nas redes sociais, manifestações e paralisações dos profissionais que trabalham na cidade de Barreiras.

Em entrevista realizada com o gerente da empresa, Rogério Latalisa ele confirmou que a viação foi obrigada a fazer a redução de alguns horários ou de linhas no trajeto da cidade para distritos para evitar mais paralisações do sistema. A empresa comunicou antecipadamente para Prefeitura Municipal para alertar sobre essas mudanças, afim de evitar tumultos ou prejuízos para a população. Segundo Latalisa ainda está pendente a definição do valor da tarifa pela gestão pública. Os valores não sofrem reajustes desde novembro de 2014, ou seja, o valor da tarifa é o mesmo cobrado até hoje, no valor de R$ 2,30.

Conforme o representante da Viação Cidade de Barreiras, está inviável operar neste valor de tarifa, pois já deveria ter ocorrido reajustes da tarifa. Os custos para manter as operações aumentaram consideravelmente tendo em vista os aumentos constantes de combustíveis e outras áreas. Na avaliação da empresa o valor mínimo real para haver melhorias no transporte coletivo, deveria ser no mínimo R$ 2,80, preço praticado provisoriamente que foi derrubado após populares e até autoridades políticas entraram na Justiça e conseguiram reduzir a tarifa por intermédio de uma liminar.
Durante a entrevista foi apresentado relatórios de custos da empresa e aumentos, citando também como exemplo tirando por base o mês de junho deste ano.

* 10,26% sobre o total de passageiro transportado mês, se refere a gratuidade 100% com (Idosos, Deficientes físicos, Deficientes com acompanhante, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Policia Militar, Correios, Agentes de saúde, entre tantos outros...);

* 19,28% também sobre o total de passageiro transportado mês, refere se a meia passagem 50% com estudantes, sem nenhum tipo de custeio ou subsidio;

Uma observação feita pela empresa é que nenhum dos benefícios acima citados, que são os maiores responsáveis (vilões) pela alta do reajuste, tem remuneração, ou contrapartida. Na verdade quem arca com estas gratuidades e meias passagens, é o usuário comum, o que paga a tarifa cheia. Ou seja, quanto mais gratuidade ou desconto, maior a tarifa.

Os indicadores de inflação da planilha de custos do serviço de transporte são diferentes da cesta de inflação do governo, sendo composta principalmente por: combustível/lubrificantes, pneus/rodagens, folha de pagamento, benefícios, encargos trabalhistas.

O quadro de colaboradores atual da empresa é de próximo de 330 funcionários ativos, sendo uma das maiores carteiras de funcionários das empresas em Barreiras e isto contribui para diminuir os índices de desemprego no município. A possibilidade de paralisação por parte dos colaboradores foi por falta de aumento de salários. Vale lembrar que já houve uma paralisação na semana passada.

Muitos usuários de coletivos têm reclamado da empresa, nas redes sociais e na mídia sobre a falta de pontos de ônibus, acessibilidade, falta de infraestrutura, mas a empresa deixou claro a nossa reportagem que isto não é responsabilidade da Viação Cidade de Barreiras e sim de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Transporte, planejar e executar tais obras e melhorias.

A empresa apresentou a lista das quatro linhas que haviam sido desativadas e que não passavam mais ônibus coletivos. O motivo alegado foi evitar maiores transtornos e com o objetivo de reduzir custos, uma vez que estão operando com a tarifa defasada o que torna inviável para a empresa continuar prestando serviços que nestas e outras linhas estava havendo na realidade prejuízos.

A linha 04 que vai do bairro Vila Nova até o povoado do Tatu, a linha 15 que vai do bairro Vila Nova até a UFOB ou Prainha, a linha 18, que vai do bairro Vila Nova até a FASB e a RAD-05, que vai do Distrital de Barreiras/Placas - Via estrada do Café Km30.

Uma pequena mudança ocorreu ontem, quinta-feira, dia 14, atendendo ao pedido da Prefeitura Municipal de Barreiras e não prejudicar totalmente, a linha 15 (Vila Nova/UFOB) retornou o atendimento no dia 12/07 (terça feira), as demais linhas também já retornaram o atendimento a partir de hoje 14/07, até que aconteça o julgamento do aumento da tarifa no dia 19 deste mês. Se isso não acontecer, poderá haver enxugamento novamente das linhas para suprir as despesas da empresa, conforme reza o edital de licitação que dá direito aos aumentos conforme o aumento dos custos.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades