Notícias

18
Mai/16

Projeto no HO auxilia acompanhantes no cuidado com o paciente

A orientação como caminho para a melhoria do cuidado com o paciente. Imbuídos dessa mensagem, um grupo formado por profissionais e estudantes da área de Enfermagem que estagiam no Hospital do Oeste (HO) vem desenvolvendo na unidade um trabalho especial voltado aos acompanhantes dos pacientes. A partir da distribuição de panfletos, da fixação de banners informativos e muito diálogo, a equipe vem difundindo conhecimento e esclarecendo dúvidas sobre como melhor cuidar de quem está em processo de recuperação.

Entre os objetivos da campanha, está a diminuição da incidência de úlceras por pressão, lesão causada pela excessiva e contínua pressão da pele em contato com o colchão, situação que atinge pacientes que, por conta de alguma limitação nos movimentos, acabam passando boa parte do tempo acamados. “Muitas vezes o acompanhante precisa apenas de uma orientação sobre a melhor forma de cuidar do seu paciente”, comentou Erick Magalhães, estudante de Enfermagem.
 
Aliado ao trabalho informativo, o HO, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce, já utiliza métodos para amenizar o surgimento desse problema, como o uso de colchões especiais, placas adesivas de proteção, além de todos os cuidados já ministrados com a higiene e hidratação dos pacientes. “Já é possível perceber uma diminuição nos casos de desenvolvimento de úlceras, graças ao empenho da equipe de enfermagem e a própria atuação dos acompanhantes. Por exemplo, a simples mudança de posição do paciente no leito já ajuda muito”, ressalta a enfermeira da Emergência, Dulce Rodrigues.

Fonte:Thianne Lira/HO
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades